Categorias
Utilidade Pública

Justiça determina que Estado resolva desabastecimento em hospitais

A Justiça Estadual acatou um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e determinou que o Governo do RN apresente, em 15 dias, um plano para solucionar o desabastecimento da rede hospitalar do estado. A decisão, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, impõe a suspensão de pagamentos de despesas não essenciais e multa pessoal a autoridades estaduais caso o prazo não seja cumprido.

O cumprimento de sentença é resultado de uma ação civil pública de 2012, que condenou o Estado a garantir o abastecimento contínuo de medicamentos e insumos essenciais. Segundo o MPRN, a situação se agravou nos últimos anos, com dados que apontam reduções orçamentárias e falta de itens básicos.

Entre os dados apresentados pelo MPRN, estão a redução de 26,63% nos empenhos, o que representa um déficit de R$ 395.469.361,77, e de 67,90% nas despesas liquidadas, com um déficit de R$ 943.616.744,66. Neste cenário, o Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição nacional em gastos próprios com a saúde.

Medidas que devem ser apresentadas

A decisão judicial lista uma série de informações que o Estado deve apresentar, como um organograma de decisões para as questões emergenciais de abastecimento, um relatório detalhado do cumprimento de medidas judiciais anteriores e um cronograma para a regularização dos problemas. O Estado também deverá informar o percentual de abastecimento de cada hospital, a relação de medicamentos e insumos em falta, o valor necessário para regularização imediata dos estoques e as medidas concretas que serão implementadas nos próximos 90 dias.

A magistrada ressaltou que o Estado se manteve omisso, não apresentando informações sobre as providências adotadas para cumprir as ordens judiciais. A juíza também destacou que uma audiência de conciliação somente será marcada se as informações forem apresentadas integralmente e houver interesse efetivo do Poder Público Estadual em resolver a situação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Petras recebe Prêmio Nacional por trabalho pela inclusão em Mossoró

O vereador mossoroense Petras Vinícius (PSD) recebeu nesta quinta-feira (28), em Brasília, a “Medalha Top Legislativo”, a maior premiação nacional concedida pela União dos Vereadores do Brasil (UBV), entidade de representação política do país. O parlamentar foi reconhecido pelo seu trabalho voltado às Pessoas com Deficiência (PcD), com destaque para a Lei nº 4.200, de 27 de junho de 2025, instituiu em Mossoró o “Espaço da Inclusão”.

“Receber este prêmio enche o nosso coração de alegria, porque muito mais do que um reconhecimento nacional, é a prova de que o trabalho pela inclusão das Pessoas com Deficiência sempre vai valer a pena. Essa não é uma luta individual, e a conquista da medalha também não: ela é de todos que diariamente se dedicam para garantir uma sociedade com mais acessibilidade, com mais direitos, mais respeito”, pontuou o vereador, que cumpre agenda em Brasília desde o início da semana, participando do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais.

O projeto premiado, “Espaço da Inclusão”, é uma iniciativa de Petras que garante um ambiente seguro, acessível e confortável para as Pessoas com Deficiência prestigiarem eventos festivos realizados em Mossoró. Em 2025, mais de 1 mil pessoas já foram beneficiadas, em eventos como o “Mossoró Cidade Junina”, “Mossoró Sal e Luz” e “Festa do Bode”.

Sobre o prêmio

A “Medalha Top Legislativo” é destinada a agraciar vereadores e vereadoras, assessores, diretores, procuradores, servidores de Câmaras Municipais, entidades legislativas, assessorias, pessoas jurídicas e físicas que se destacam com condutas positivas na defesa e na valorização do Poder Legislativo Municipal e do municipalismo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Senadora Zenaide e prefeito Allyson entregam nova UBS em Mossoró

Na tarde desta quinta-feira (28), a senadora Zenaide Maia (PSD), ao lado do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Zoraide Maria Bezerra, no conjunto Nova Mossoró.

A obra é fruto de uma parceria entre o mandato da senadora e a Prefeitura de Mossoró.

“Agora entendo por que existe o projeto Realiza Mossoró. Esta é a quarta Unidade Básica de Saúde viabilizada com recursos do nosso mandato, além de três CAPS. Temos uma parceria sólida com esse jovem prefeito, que tem mostrado compromisso com a cidade. O bairro Nova Mossoró não tinha calçamento, não tinha creche, não tinha iluminação pública e não tinha UBS. Agora tem, e mais: com atendimento estendido até às 19h”, destacou Zenaide.

“Estou aqui hoje para dizer a ela que eu sou muito grato, e estou muito feliz de estar aqui hoje, em mais uma entrega, em mais uma inauguração”, disse o prefeito Allyson.

Com a nova unidade, a população de Nova Mossoró passa a contar com atendimento mais eficiente, humanizado e próximo de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para consultas e procedimentos básicos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ufersa recebe ministro em Assembleia Universitária

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido celebra neste ano duas décadas desde a sua transformação da saudosa Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, por meio da Lei 11.155, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2005.

Para marcar a data, uma extensa programação vem sendo desenvolvida ao longo do ano culminando com o momento especial da Assembleia Universitária, nesta sexta, dia 29, a partir das 19h, no Requinte Buffet.

A solenidade será presidida pelo reitor Rodrigo Codes, ladeado do ministro da Educação Camilo Santana, que fará sua primeira agenda oficial na cidade de Mossoró, e da governadora Fátima Bezerra (PT).

A solenidade marca a entrega das honrarias outorgadas pelo Conselho Universitário, instância máxima da Ufersa, que concede Título de Doutora Honoris Causa à senhora Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Outros servidores

Outros servidores da casa também serão agraciados na ocasião. O título de “Professor Emérito” será entregue ao professor aposentado José Espínola Sobrinho e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” à professora Isaura Amélia Rosado de Souza.

Já para receber o Diploma de Mérito Administrativo, serão agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa, último diretor da ESAM e primeiro reitor da Ufersa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró informa novos pontos de vacinação contra raiva

A Prefeitura de Mossoró informa a programação atualizada da campanha de vacinação antirrábica no município. Para este final de semana, o serviço funcionará em dois dias, com pontos extras de imunização no sábado (30) e no domingo (31).

A estratégia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é a cada semana colocar em funcionamento pontos de vacinação em locais estratégicos, de modo a atender todas as regiões.

Além desses locais, a sede da UVZ no bairro Nova Betânia, funciona como ponto fixo de vacinação.

Sábado (30), das 8h às 12h:

▶️ Bela Vista

– Em frente ao Supermercado Super Dino

▶️ Cidade Oeste

– Ao lado da Igreja Cristã Evangélica

▶️ Centro

– Parque Municipal

▶️ Alto do Sumaré

– Restaurante Mont’s

Domingo (31), das 16h às 21h:

▶️ Partage Shopping (Ao lado da loja Lupo)

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

População do RN cresce 1,6% e chega a 3,4 milhões; veja por município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (28) a Estimativa da População de todos os municípios e estados brasileiros para o ano de 2025.

O estudo mostra que Natal teve a segunda maior queda populacional
entre as capitais do Brasil, -0,14%, atrás apenas de Salvador (-0,18%). A
população estimada para a capital potiguar foi de 784.249 pessoas, 1.119 residentes a menos que no ano passado. Em todo o país, 2.079 municípios apresentaram taxas negativas de crescimento.

A redução populacional em capitais é uma novidade das Estimativas de 2025, fato não observado na década passada. Salvador (-0,18%), Belo Horizonte ( 0,02%), Belém (-0,09%), Porto Alegre (-0,04%) e Natal (-0,14%) são as capitais que apresentaram diminuição da população em relação à Estimativa publicada em 2024.O decréscimo reflete a tendência observada no Censo Demográfico 2022.

Por outro lado, a população do estado do Rio Grande do Norte apresentou crescimento de 1,6%, alcançando 3.455.236 pessoas neste ano. O segundo município mais populoso do estado segue sendo Mossoró, com 278.587 residentes.

Os dados da pesquisa são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico. A pesquisa considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o último Censo.

Os dados têm como data de referência o dia 1º
de julho de 2025. Além de apresentar o contingente populacional e a taxa de crescimento de todos os municípios e unidades da federação do país, o estudo traz a quantidade de habitantes por regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento.

A Região Metropolitana de Natal apresentou um crescimento de 0,40%, com uma população de 1.613.858 pessoas em 2025.

Além de Natal e Mossoró, os outros cinco municípios mais populosos do estado estão localizados na Região Metropolitana, e todos tiveram aumento populacional, sendo eles Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceara-Mirim e Extremoz.

Lista dos dez municípios mais populosos do Rio Grande do Norte – 2025

1. Natal: 784.249
2.Mossoró: 278.587
3. Parnamirim: 271.713
4. São Gonçalo do Amarante: 124.495
5.Macaíba: 87.056
6. Ceará-Mirim: 83.543
7. Extremoz: 68.584
8. Caicó: 63.338
9. Açu: 59.099
10.São José de Mipibu: 50.053

Lista dos dez municípios menos populosos do Rio Grande do Norte – 2025
1. Viçosa: 1.900
2. João Dias: 2.073
3. Ipueira: 2.090
4. Galinhos: 2.159
5.Monte das Gameleiras: 2.345
6. Bodó: 2.360
7. Taboleiro Grande: 2.409
8. Timbaúba dos Batistas: 2.424
9. Jardim de Angicos: 2.488
10.Pedra Preta: 2.495

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Dívida milionária de consignados será quitada até dezembro, afirma governo

A Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (27) o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, convocado para prestar esclarecimentos sobre os atrasos nos repasses dos empréstimos consignados dos servidores.

Em sua exposição, Cadu Xavier informou que o Estado possui hoje cerca de 106 mil servidores ativos, dos quais 50 mil têm algum tipo de consignação em folha, como empréstimos, contribuições sindicais e descontos de associações. No total, são 259 mil operações que somam cerca de R$ 96 milhões por mês.

O Banco do Brasil concentra 82% desse valor, em torno de R$ 73,5 milhões, seguido por outros bancos com R$ 8,2 milhões e sindicatos e associações com R$ 7,5 milhões. Segundo ele, os repasses estão regulares para associações e demais instituições financeiras, mas seguem pendentes com o Banco do Brasil. O secretário disse que a expectativa é retomar o pagamento mensal a partir de setembro e quitar as pendências até dezembro, quando também deve ser restabelecida a oferta de novos empréstimos consignados.

Cadu Xavier destacou ainda que a folha de pagamento do Estado cresceu 83% entre 2019 e 2025, passando de R$ 488 milhões para R$ 893 milhões, enquanto as consignações representaram em média 8% a 10% do total. Ele atribuiu as dificuldades à queda de arrecadação em 2024 e à recomposição salarial, e afirmou que a prioridade do governo tem sido assegurar o pagamento em dia dos salários, mesmo que isso implique atrasar os repasses do consignado.

Reações

Após a apresentação, os deputados fizeram uma série de questionamentos. Luiz Eduardo chamou atenção para o impacto da medida, lembrando que os servidores dependem do consignado por oferecer juros menores, e alertou para o risco de, em caso de agravamento, o atraso atingir também a folha salarial. Gustavo Carvalho criticou acordo entre o governo e o Banco do Brasil, classificando a prática como apropriação de recursos que deveriam estar disponíveis aos servidores, e cobrou ainda explicações sobre a contratação de engenheiros e arquitetos.

O líder do governo, deputado Francisco do PT, questionou as razões que levaram ao acúmulo do problema e lembrou situações semelhantes passadas por Executivos municipais, por exemplo. Já Ubaldo Fernandes defendeu um novo pacto entre os Poderes para discutir a repartição de receitas e perguntou sobre medidas para reduzir a frustração de arrecadação mensal.

O secretário esclareceu ainda que não há negativação do servidor em razão dos atrasos, apenas a impossibilidade temporária de realizar novos empréstimos, e reiterou que o governo trabalha para regularizar a situação ao longo do segundo semestre.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Senado aprova ‘ECA Digital’; entenda o que muda com PL da Adultização

Fonte: Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta prevê obrigações para os fornecedores e controle de acesso por parte de pais e responsáveis e promete também combater a chamada adultização de crianças nas redes sociais.

O PL 2.628/2022  segue agora para sanção presidencial.

O projeto prevê, entre outros pontos, a remoção imediata de conteúdos relacionados a abuso ou exploração infantil com notificação às autoridades, além da adoção de ferramentas de controle parental e verificação de idade dos usuários.

O tema ganhou destaque nacional após o influenciador Felipe Bressanim, conhecido como Felca, publicar, no início do mês, um vídeo que denuncia a adultização e a exploração sexual de crianças e adolescentes para criação de conteúdo na internet.

Confira as regras:

Remoção de conteúdos

O texto obriga que fornecedores de produtos e serviços de tecnologia da informação adotem uma série de medidas para prevenir o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos prejudiciais, como pornografia, bullying, incentivo ao suicídio e jogos de azar. Entre elas está a remoção de conteúdo.

Caso sejam identificados conteúdos relacionados a abuso sexual, sequestro, aliciamento ou exploração, as empresas devem remover e notificar imediatamente as autoridades competentes, tanto nacionais quanto internacionais.

As empresas também deverão retirar o conteúdo que viola direitos de crianças e de adolescentes assim que forem comunicados do caráter ofensivo da publicação pela vítima, por seus representantes, pelo Ministério Público ou por entidades representativas de defesa  dos direitos de crianças e de adolescentes, independentemente de ordem judicial.

Denúncia

O usuário que publicou conteúdo considerado abusivo deve ser notificado com antecedência, recebendo a justificativa da decisão de retirada da postagem e a informação sobre se a análise foi feita por um sistema automatizado ou por uma pessoa. A plataforma também deve oferecer um mecanismo de recurso acessível e claro, permitindo que o usuário conteste a remoção.

Se uma denúncia for feita de forma abusiva, o autor poderá sofrer sanções, incluindo a suspensão temporária ou até a perda da conta em casos de denúncias falsas recorrentes.

Redes com mais de 1 milhão de crianças ou adolescentes devem publicar, a cada seis meses, um relatório com dados sobre denúncias de abuso, conteúdos moderados e ações de gestão de riscos à segurança e saúde das crianças e adolescentes.

Supervisão

Entre as obrigações dos provedores de redes sociais, está a de garantir que haja vinculação das redes sociais de crianças e adolescentes de até 16 anos a um responsável e a remoção de conteúdo considerado abusivo para este público.

O projeto proíbe que a verificação de idade seja feita por autodeclaração do usuário. Também exige que as empresas disponibilizem configurações e ferramentas acessíveis e fáceis de usar que apoiem a supervisão parental. A ideia é que os responsáveis tenham mais facilidade para acompanhar o conteúdo acessado pelas crianças e adolescentes, bem como limitar o tempo de uso.

Nível máximo

As ferramentas de supervisão parental deverão, por padrão, oferecer o nível máximo de proteção disponível. Isso inclui bloquear a comunicação entre crianças e adultos não autorizados, limitar recursos que incentivem o uso excessivo — como reprodução automática, notificações e recompensas —, controlar sistemas de recomendação e restringir o compartilhamento da geolocalização.

Pais e responsáveis também devem ter acesso a controles que permitam configurar e gerenciar a conta da criança, definir regras de privacidade, restringir compras e transações financeiras, além de identificar os perfis de adultos com quem seus filhos interagem.

Na ausência de conta vinculada aos responsáveis legais, os provedores deverão impedir qualquer alteração que reduza o nível das configurações de supervisão parental.

Penalidades

Quem descumprir a lei poderá ser penalizado com advertência, multa, suspensão ou até proibição de exercer atividades, sem prejuízo de outras sanções civis, criminais ou administrativas.

A advertência dará um prazo de até 30 dias para que o infrator adote medidas corretivas. Já a multa poderá chegar a até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil no último exercício.

Caso essa informação não esteja disponível, a penalidade será calculada entre R$ 10 e R$ 1 mil por usuário cadastrado no provedor, limitada a R$ 50 milhões por infração. Todos os valores serão atualizados anualmente com base no  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A aplicação das penalidades levará em conta fatores como a gravidade da infração, reincidência, capacidade econômica do infrator, finalidade social do provedor de internet e o impacto causado à coletividade.

Empresas estrangeiras serão solidariamente responsáveis pelo pagamento das multas aplicadas às suas filiais, sucursais, escritórios ou estabelecimentos no Brasil.

As penalidades mais severas — suspensão ou proibição de atividades — só poderão ser impostas pelo Poder Judiciário.

Recompensas

O relator retomou o texto do Senado sobre as chamadas caixas de recompensas (ou loot boxes) em jogos eletrônicos. O projeto original previa a proibição desse recurso, que oferece ao jogador itens virtuais relacionados ao enredo do jogo sem que ele saiba previamente o que irá receber — ou seja, vantagens aleatórias. No entanto, a Câmara flexibilizou a regra e permitiu o uso da funcionalidade, desde que sejam seguidas determinadas condições.

Ao retomar a proibição total das loot boxes para crianças e adolescentes, Arns apontou que especialistas alertam que esse tipo de mecânica pode incentivar comportamentos compulsivos e manter o jogador engajado por longos períodos, mesmo quando não há envolvimento de dinheiro, mas sim de pontuações acumuladas dentro do próprio jogo.

Fiscalização

O texto prevê que caberá à autoridade administrativa autônoma de proteção dos direitos de crianças e de adolescentes no ambiente digital fiscalizar o cumprimento da lei e editar normas complementares. Essa autoridade seguirá as regras da Lei das Agências Reguladoras, o que implica, por exemplo, a realização de consultas públicas antes da edição ou alteração de normas.

Uma lei própria regulamentará a criação dessa autoridade, que segundo o senador Alessandro Vieira poderá até mesmo ser incorporada pela Anatel, por exemplo.

Dados

Os fornecedores deverão “se abster” de realizar o tratamento dos dados pessoais de crianças e adolescentes de maneira que possa causar ou contribuir para violações à privacidade e a outros direitos protegidos desse público.

Conteúdo

De acordo com o texto, os fornecedores de produtos com conteúdo impróprio para menores de 18 anos deverão impedir o acesso por crianças e adolescentes.

Os provedores de aplicações de internet que disponibilizam conteúdo pornográfico deverão impedir a criação de contas ou de perfis por crianças e adolescentes.

Publicidade

Outra medida de proteção de crianças e adolescentes prevista no projeto de lei é a proibição de traçar perfis para direcionar publicidade a essa faixa etária. Será vedado ainda o uso de análise emocional, realidade aumentada, realidade estendida e realidade virtual para esse fim.

Liberdade de expressão

A regulamentação não poderá impor mecanismos de vigilância massiva, genérica ou indiscriminada; e serão vedadas práticas que comprometam os direitos fundamentais à liberdade de expressão, à privacidade, à proteção integral e ao tratamento diferenciado dos dados pessoais de crianças e adolescentes.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

ACJUS promoverá debate com Roberto Freire e Marcos Araújo

Blog Carlos Santos

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) promoverá na próxima sexta-feira (29), às 18h30, mais uma edição do Fórum de Debates Pensando Mossoró.

Ocorrerá no Teatro Alpha Lyra da Escola Mater Christi, à Rua Francisco Xavier, 365, bairro Santo Antônio.

Nessa noite, será promovida edição especial denominada “Pensando o Brasil”, com presença de dois debatedores de peso: o advogado, escritor, ex-ministro da Cultura, ex-deputado estadual, ex-senador e ex-deputado federal por Pernambuco, além de ex-deputado federal por São Paulo Roberto Freire, e o advogado, professor, escritor e acadêmico da ACJUS Marcos Araújo.

Tratarão de temas como a conjuntura política do Brasil, nova ordem global, conflitos internacionais, liberdade de expressão, democracia e interdependência dos poderes da República.

O acesso é franco e inscrições são feitas no próprio local do Fórum de Debates.

Mais informações: (84) 9 8868-4824.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Hospital Tarcísio Maia reabre quarta sala de centro cirúrgico e amplia atendimento

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) reabriu nesta semana mais uma sala em seu centro cirúrgico.

Com isso, a unidade passa a contar com quatro salas equipadas, o que representa uma ampliação na oferta de serviços cirúrgicos, especialmente as cirurgias ortopédicas.

Reforma

Segunda maior unidade hospitalar do RN, o HRTM está passando pela sua maior reforma, desde a inauguração, em 10 de maio de 1986.

O investimento total é de cerca de R$ 10 milhões.

Entre os serviços contemplados estão a reforma do setor de pediatria, necrotério, centro cirúrgico, central de materiais esterilizados e lavanderia. A obra também inclui a ampliação da unidade de nutrição e dietética e a revisão completa do sistema elétrico, com novos geradores e melhorias na alimentação de energia, garantindo mais segurança e autonomia para a unidade hospitalar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com