Categorias
Política

TJ reforça que greve no Detran é ilegal

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN, em decisão de relatoria do juiz convocado Luiz Alberto Dantas, não deu provimento aos Embargos de Declaração, movidos pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI), o qual alegou uma suposta omissão no julgamento que reconheceu a ilegalidade do movimento grevista.

Os embargos, que servem para corrigir supostas omissões ou obscuridades em sentenças anteriores, não foram acolhidos, já que, para o colegiado, a questão foi devidamente analisada, com expressa menção à norma jurídica aplicável e que todas as matérias capazes de influenciar na conclusão foram enfrentadas.

“O magistrado não está obrigado a responder a todos os argumentos das partes, desde que já tenha encontrado fundamentos suficientes para decidir”, enfatiza o relator, ao destacar que, para os embargos de declaração sejam acolhidos, é necessário que a decisão questionada apresente alguns dos vícios previstos no ordenamento jurídico, quais sejam: obscuridade, contradição, omissão ou erro material. O que não ocorre na decisão alvo do recurso. “Verifica-se, na verdade, que a parte embargante busca apenas rediscutir o mérito da decisão, sob a alegação de contradição, omissão ou obscuridade”, completa o juiz convocado.

Os servidores do Detran decretaram greve, por tempo indeterminado, na terça-feira passada (22), a começar da segunda-feira, dia 28. A cria reivindica a atualização do auxílio-alimentação e outras demandas que não foram atendidas pelo Governo do RN.

A decisão do TJ põe fim ao movimento paredista.

Questão inicial

O julgamento anterior, apontado como alvo de omissões pela entidade, enfatizou que a Constituição de 1988 consolidou o direito à greve, posteriormente regulamentado pela Lei 7.783/89, cuja aplicabilidade, de acordo com a jurisprudência pacífica do STF (MIs 670 e 708), deve ser estendida à Administração Pública, tendo em vista a omissão legislativa em relação a greve a ser exercida pelos servidores públicos. Ocorre que a greve de servidores públicos, de essencialidade à população, a princípio, não se encontra em tal regra.

“Ou seja, o exercício de iniciativa paredista deve guardar compatibilidade com os direitos sociais encartados na Lei Maior, dentre eles, a educação, saúde e segurança (artigo 6º)”, esclarece a decisão.

Conforme já proclamado pelo Supremo Tribunal Federal, os servidores públicos são, seguramente, titulares do direito de greve, mas, entre os serviços públicos há alguns que a coesão social impõe que sejam prestados em sua totalidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Centro Feminista apresenta resultados de ‘Quintais das Margaridas’ e lança novas ações

Implementado pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Projeto Quintais das Margaridas celebra, nesta sexta-feira (25), os resultados obtidos com as ações que fortaleceram os quintais produtivos beneficiados.

No encontro, também será anunciado o início de dois projetos que seguirão na mesma linha de fortalecimento dos quintais produtivos e da organização produtiva das mulheres.

As ações destacadas neste encontro potencializam as atividades produtivas de quase 800 mulheres, impactando e transformando a realidade no semiárido nordestino por meio do protagonismo das mulheres e da agroecologia.

O evento contará com a presença da subsecretária de Mulheres Rurais do MDA, Viviana Mesquita, da coordenação nacional da ASA, Glória Batista, da coordenadora de mulheres da FETARN, Jocélia Silva, da coordenação da FETRAF/RN, Cícera Franco, da presidenta da Unicafes RN, Neneide Lima, da presidenta da Unicafes Nacional, Fátima Torres, do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar no RN, Alexandre Lima, e da deputada estadual Isolda Dantas, além de representações de sindicatos parceiros.

Quintais das Margaridas

Pela manhã, haverá uma visita a quintais de agricultoras beneficiadas pelo projeto, no Assentamento Monte Alegre, zona rural de Upanema.

A partir das 14h30, no Hotel VillaOeste, em Mossoró (RN), será realizado um ato de apresentação de resultados, com entrega de termos de recebimento, exposição de produtos das mulheres, feira de artesanato, depoimentos das participantes e apresentação artística.

Foram beneficiadas 80 mulheres agricultoras dos municípios de Upanema, Santa Cruz e Bom Jesus, em ações voltadas à produção de alimentos, criação de pequenos animais e formação em temas como agroecologia, economia feminista e acesso a políticas públicas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

MP quer anular licitação em Apodi após apontar irregularidades

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Apodi anule um pregão eletrônico que apontou vícios que comprometem sua legalidade e isonomia. A licitação tinha como objetivo a contratação de uma empresa para realizar o serviço de transporte intermunicipal de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus acompanhantes, atendendo a uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi.

A recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi busca invalidar todo o processo devido à identificação de cláusulas consideradas irregulares e restritivas à competição.

A motivação para a ação do MPRN surgiu da análise do edital, que continha exigências de qualificação técnica consideradas ilegais. Em especial, a cláusula 6.3.3 obrigava as empresas a comprovarem, já na fase de habilitação, que seus motoristas possuíam experiência em transporte de pacientes, uma condição que, segundo o MPRN, restringe a participação e pode direcionar o resultado.

Durante a apuração, constatou-se que as exigências aplicadas no certame foram ainda mais rígidas do que as previstas no edital. Das 13 empresas que disputavam o contrato, 12 foram inabilitadas sob a justificativa de não terem apresentado certificados de cursos de direção defensiva e primeiros socorros para os motoristas, um requisito que não estava expressamente descrito na cláusula de qualificação técnica do edital.

Sobre a empresa habilitada e declarada vencedora, o MPRN apontou fortes indícios de privilégio, uma vez que a empresa apresentou os documentos que levaram à desclassificação das demais concorrentes. Além disso, a investigação verificou que as atividades econômicas da empresa, como construção civil e obras de engenharia, são incompatíveis com o serviço de transporte de pacientes a ser contratado.

A atuação do MPRN visa proteger o interesse público e garantir a correta aplicação dos recursos da saúde. Ao impedir uma contratação com indícios de direcionamento e com uma empresa cuja qualificação técnica para o serviço é questionável, a medida busca assegurar que o transporte de pacientes em Apodi seja realizado de forma segura, eficiente e com o melhor custo para a administração pública.

A Prefeitura tem o prazo de cinco dias úteis para comprovar a anulação do pregão. O MPRN também orientou que um novo processo licitatório seja realizado sem as cláusulas restritivas e que a Prefeitura se abstenha de incluir exigências semelhantes em futuras licitações. O não cumprimento da medida poderá resultar na adoção de ações judiciais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governadora sanciona lei que reestrutura carreira de policiais e bombeiros militares

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta terça-feira (22) a lei que reestrutura a carreira dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. A nova lei vai permitir que cerca de 12 mil promoções sejam concedidas até 2030.

Segundo a governadora, a nova legislação corrige distorções históricas e garante a progressão de carreira para todos os praças militares. Desde o início da atual gestão, em 2019, mais de 18 mil promoções já foram autorizadas.

O texto da lei foi enviado para análise da Assembleia Legislativa do Estado em 7 de julho. Após isso, os deputados aprovaram a reestruturação da carreira militar, por unanimidade, em 10 de julho.

O documento, pontuou Fátima Bezerra, foi construído após amplo diálogo com as associações representativas das categorias militares. A nova lei foi formulada após o Tribunal de Justiça do Estado, em junho passado, declarar inconstitucionalidade da Lei Complementar nº 515/2014, que até então regulamentava o regime de promoções militares.

De acordo com o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, a lei divide a carreira em dois cargos: Soldado (praça) e Graduado (que engloba as patentes de Cabo até Subtenente). Com isso, todos os militares poderão evoluir até a graduação de Subtenente, desde que cumpram 24 anos de efetivo exercício. A estimativa é
de que cerca de 12 mil promoções sejam pelos próximos cinco anos.

Ele ressaltou também que a nova lei prevê a atualização de promoções não realizadas antes de 2014.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, detalhou que, até 2030, militares serão promovidos pelos critérios de antiguidade ou merecimento. “É uma lei que reestrutura e dá uma nova visão para cargos e classes. Ninguém poderá dizer que não foi beneficiado ou que alguém foi beneficiado mais que o outro. O que se está assinando aqui é um fato histórico”, disse ele.

Para evitar o esvaziamento das graduações mais baixas, a lei estabelece que, sempre que o número de soldados cair para 30% do efetivo total, os comandantes-gerais poderão solicitar concurso público ao governo estadual.

Associações representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar comemoraram a sanção da lei que reestrutura a carreira das duas categorias. Diversas entidades estiveram presentes na solenidade de assinatura, que aconteceu na Governadoria.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Feira de vinil e tributo a Cazuza agitam o Cafezal no próximo sábado

A tradicional Feira de Vinil e afins de Mossoró, que reúne colecionadores e vendedores de discos de vinil e antiguidades em geral, chega a mais uma edição no próximo sábado (26). O encontro, que terá início às 18h, marca oficialmente a migração da Feira para o Cafezal Café e Bistrô (Avenida Rio Branco, Centro), que passa a ser oficialmente parceiro da iniciativa.

Durante a feira deste sábado será realizado um tributo musical a Cazuza. A homenagem ao cantor e compositor carioca relembra os 35 anos de sua partida, em 1990, e será conduzida pela cantora mossoroense Val Montenegro. A entrada na feira e na apresentação musical é gratuita.

A Feira de Vinil de Mossoró é organizada pelo Clube do 5, coletivo de colecionadores e vendedores de discos de vinil de Mossoró. Além da parceria com o Cafezal Café e Bistrô,  a Feira também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, que tem dado suporte logístico à iniciativa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide é homenageada com a Comenda Vila do Príncipe em Caicó

A Senadora Zenaide Maia (PSD-RN) foi uma das 70 personalidades agraciadas com o Título de Cidadão Caicoense (Cidadão Honorário) e a Comenda Vila do Príncipe, em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Caicó na última sexta-feira, dia 18 de julho. A cerimônia, que reconheceu indivíduos que contribuem significativamente para o desenvolvimento da cidade, aconteceu na Associação dos Subtenentes e Sargentos de Caicó (Clube ASSEC) e reuniu autoridades, homenageados, familiares e amigos.

A honraria concedida à Senadora Zenaide Maia foi proposta pelo vereador Andinho Duarte (PV), destacando o reconhecimento do trabalho da parlamentar em prol do município.

Durante o evento, o presidente da Câmara Legislativa, vereador Ivanildo do Hospital (PSDB), ressaltou a importância da solenidade: “A entrega desses títulos é uma das formas mais simbólicas que o Poder Legislativo tem de expressar gratidão. Cada homenageado aqui representa uma história de dedicação, amor e compromisso com a cidade de Caicó. É uma honra para esta Casa reconhecer pessoas que, com ações concretas, ajudam a construir um município mais justo, humano e desenvolvido.”

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), também parabenizou os homenageados, afirmando: “Parabenizo a Câmara Municipal de Caicó por este evento e também parabenizo todos os homenageados e homenageadas. Sintam-se acolhidos pelo povo de Caicó”.

Emocionada, a Senadora Zenaide Maia agradeceu a honraria: “Agradeço profundamente a essa Casa Legislativa, que me dá não apenas uma Comenda, mas um presente de vida”, declarou a parlamentar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Servidores do Detran aprovam greve por tempo indeterminado

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) aprovaram, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (22), a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 28 de julho (segunda-feira).

A decisão foi formalizada por meio de ofício encaminhado ao diretor-geral do órgão, Jonielson Pereira de Oliveira.

A paralisação ocorre diante da falta de avanços nas negociações com o Governo do Estado e com a Direção do Detran-RN.

Entre os principais pontos de insatisfação da categoria estão a ausência de resposta sobre a recomposição do Auxílio Alimentação (cuja discussão estava prevista para janeiro de 2025, conforme acordo firmado em 2024) e a falta de diálogo sobre os demais itens da pauta de reivindicações deste ano.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com