Categorias
Política

Em Caicó, Álvaro, Allyson e Styvenson são os mais citados para Governo do RN

Likely Barros (TCM Notícia)

A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta terça-feira (29), a intenção de votos para o Governo do Estado do RN em Caicó.

Na pesquisa estimulada, foram apresentados três cenários. No Cenário 1, Álvaro Dias surge com 35,0% da preferência do eleitorado de Caicó, Allyson Bezerra 27,6%. Não sabe ou não respondeu 21,5%. Branco/nulo 21,5%. Cadu Xavier 2,1%.

No Cenário 2, Allyson Bezerra aparece com 33,5%, não sabe ou não respondeu 28,0%, Rogério Marinho 21,9%, branco/nulo 13,7% e Cadu Xavier 2,9%.

No Cenário 3, Styvenson Valentim aparece com 32,4%, Allyson Bezerra 26,5%, não sabe ou não respondeu 24,0%, branco/nulo 14,3% e Cadu Xavier 2,9%.

Na pesquisa espontânea, 67,0% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Branco/nulo são 9,1%. Álvaro Dias aparece com 5,9%, Styvenson Valentim com 5,9%. Allyson Bezerra aparece com 5,1%, Rogério Marinho 4,0%, Outros 1,7 e Cadu Xavier 1,1%.

Rejeição

No quesito rejeição, não sabe ou não respondeu 32,4%, Cadu Xavier tem rejeição de 24,6% dos entrevistados de Caicó. Não votaria em nenhum 12,6%, Rogério Marinho 11,8%, votaria em qualquer um 10,9%, Allyson Bezerra 10,7%, Álvaro Dias 10,1% e Styvenson Valentim 4,6%.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 525 eleitores de Caicó, nos dias 26 e 27 de abril de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Dr. Tadeu tem 80% de aprovação, Lula tem 56,2% e Fátima é reprovada

Likely Barros (TCM Notícia)

A pesquisa TCM/TSDois trouxe nesta terça-feira o levantamento sobre a avaliação da gestão dos 100 dias do prefeito Dr. Tadeu (PSDB) à frente da Prefeitura de Caicó.

No quesito aprova ou desaprova, os que aprovam são 80,0%. Os que desaprovam são 17,1%. Não sabem/não responderam 2,9%.

Já a aprovação da gestão Fátima Bezerra (PT) é de 26,7%. Já os que desaprovam são 66,3%. Não sabem/não responderam 7,0%.

O governo Lula (PT) é aprovado por 56,2% dos caicoenses. Os que desaprovam são 38,5%. Não sabem/não responderam 5,3%.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 525 eleitores de Caicó, nos dias 26 e 27 de abril de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

MPF quer retirada de homenagens à ditadura militar de 80 espaços públicos no RN

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao governo do estado, à Assembleia Legislativa e às prefeituras e câmaras de 10 municípios do Rio Grande do Norte a retirada de homenagens feitas à ditadura militar e a colaboradores diretos do regime, que durou de 1964 a 1985. Pelo menos 80 ruas, praças e outros espaços públicos dessas cidades levam o nome de ex-ditadores ou fazem referência à data do golpe de 1964: 31 de março.

A iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) abrange, por enquanto, apenas parte das homenagens indevidas já identificadas em território potiguar. Segundo levantamento do MPF, há pelo menos 542 prédios, salas, auditórios, centros culturais, escolas, vias, bairros, monumentos e bens públicos que se enquadram nessa situação. As 11 recomendações dizem respeito somente a municípios cuja atuação cabe à PRDC na capital (confira a área de abrangência da procuradoria).

Prazos – Apesar do número já alto, a quantidade de homenagens pode ser ainda maior. As recomendações estipulam 90 dias para prefeituras, governo do estado, câmaras municipais e Assembleia Legislativa apresentarem um estudo com levantamento de todos os locais públicos, em suas áreas de atuação, cujos nomes contenham referências, elogios ou homenagens a colaboradores da ditadura militar.

O prazo para que esses locais tenham seus nomes modificados é de 120 dias e, em 180 dias, os entes públicos deverão apresentar ainda relatórios contendo o nome de todas as pessoas mortas, desaparecidas ou torturadas durante o período militar em seus municípios. Com essas informações, os casos envolvendo outras regiões do estado serão encaminhados aos procuradores da República responsáveis, para que estes avaliem a adoção das medidas cabíveis.

Caso as recomendações não sejam atendidas, o MPF poderá ingressar com ações judiciais contra os gestores.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Operação Sorriso chega a Mossoró com equipe médica composta só por mulheres

Entre 26 e 31 de maio deste ano, Mossoró irá receberá a 9ª edição da “Operação Sorriso”. A missão humanitária que realiza cirurgias para correção de fissuras labiopalatinas, contará em mais um ano com a Prefeitura de Mossoró como uma das instituições parceiras.

Para este ano, uma das novidades é a equipe médica voluntária composta 100% por mulheres. Uma iniciativa que vem acontecendo em todo o mundo, e no Brasil, Mossoró será a primeira cidade a receber essa nova proposta.

A parceria com o Município acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Prefeitura de Mossoró oferta exames para os pacientes, transporte para os voluntários, em todos os dias da missão, direcionando os profissionais ao hospital.

Além disso, a administração dá suporte de utensílios e materiais para acolhimento aos pacientes e seus acompanhamentes no Albem Mossoró. E ainda, cede colaboradores das secretarias municipais para servir como voluntários e coloca a disposição um transporte para urgência e emergência.

Neste ano, as cirurgias serão realizadas no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, entre 28 e 31 de maio. O processo de trigem dos pacientes acontece na mesma unidade hospitalar, no dia 26 de maio.

Atualmente há cerca de 62 pessoas cadastradas, entre crianças e adultos. São pacientes de cidades do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

As inscrições continuam e podem ser realizadas no site: https://www.operacaosorriso.org.br/ ou por meio do formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/1klHDtysvYGpvRW7Loni0ypXIViCoxO1t-rxDCitR7NQ/edit.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeita de Parnamirim é vítima de injúria racial e ameaça de morte

Blog Carlos Santos

Agressões verbais, injúria racial e ameaça de morte. Em síntese, é o isso que a prefeita de Parnamirim, Raimunda Nilda da Silva Cruz (Solidariedade), a “Professora Nilda”, enfrenta com postagens virulentas despejadas diretamente em seu endereço pessoal no aplicativo WhatsApp.

O assunto veio à tona nesta segunda-feira (28).

Como reação, a prefeita que está no início do seu primeiro mandato, passou a andar com escolta armada.

Paralelamente, foi formalizado Boletim de Ocorrência e os fatos comunicados à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESED).

Nas mensagens que foram se acumulando nas últimas semanas, ela é tratada como “macaca gorda e esquisita”, além de ser alertada que será assassinada “dentro de dez dias.”“Eu vou te matar e vou sair pela porta da frente como se nada tivesse acontecido. Não vou dizer o dia nem a hora, mas dentro de 10 dias você vai morrer, sua macaca gorda e esquisita!!!”, vomita uma das mensagens.

A Polícia Civil do RN informou, em nota, que investiga o caso. A governadora Fátima Bezerra (PT) se solidarizou com a prefeita “que tem sido alvo de ameças de morte e ofensas racistas, atos absolutamente inaceitáveis e que não serão tolerados em nosso estado”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Canal de acesso ao Porto de Natal passa por dragagem emergencial

O canal de acesso ao Porto de Natal passará por uma dragagem emergencial a partir desta terça-feira (29), com o objetivo de remover o banco de areia que provocou o encalhe de um navio no dia 10 de novembro de 2023. A intervenção é fundamental para garantir a segurança das operações portuárias.

Os trabalhos serão executados pela draga Ortelius, da empresa holandesa Jan de Nul, ao custo de R$ 6,4 milhões. A previsão é retirar aproximadamente 70.000 metros cúbicos de sedimentos do canal.

A dragagem emergencial foi anunciada em coletiva à imprensa pelos diretores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern): Paulo Henrique Macedo (Presidente), Paulo Sidney (Diretor Técnico e Comercial) e Ana Valda Galvão (Diretora Administrativa e Financeira).

Durante todo o processo, a Codern mantém um diálogo permanente e alinhado com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e com a Praticagem, garantindo que todas as ações sejam realizadas com máxima segurança e em conformidade com as normas de navegação.

Além da intervenção emergencial, a Codern informou que a dragagem de manutenção de todo o canal de acesso está programada para o segundo semestre de 2025, com a licitação prevista para o final de junho.

O Governo do Estado do RN atuou como parceiro da CODERN junto ao Governo Federal para garantir os recursos de melhorias no Porto de Natal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara vai acionar MP, OAB e conselho veterinário contra crueldade animal

A Câmara Municipal de Mossoró, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Mudança do Clima e Proteção Animal, decidiu nesta segunda-feira (28) acionar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RN), além da universidade privada e da clínica veterinária envolvidas em um caso de maus-tratos a um cachorro durante a realização de um minicurso com estudantes.

A Câmara reforça que o município de Mossoró possui legislação específica voltada à proteção animal. A Lei Municipal nº 4.067/2023, de autoria do vereador Genilson Alves, prevê a cassação da inscrição municipal de empresas que pratiquem e sejam coniventes com maus-tratos a animais. Já a Lei nº 3.768/2020, também de autoria do parlamentar, determina a aplicação de multas administrativas em casos de crueldade animal.

Durante a reunião da Comissão, os vereadores deliberaram uma série de ações para garantir o acompanhamento rigoroso das investigações e a responsabilização dos envolvidos. A Câmara vai formalizar pedidos de atuação do MPRN e da OAB na apuração do caso, além de acompanhar a investigação junto ao CRMV-RN.

A vereadora Marleide Cunha (PT), presidente da Comissão, enfatizou a necessidade de apuração rigorosa do fato. “Nosso compromisso é garantir que esse caso seja investigado com total rigor. A Comissão vai acompanhar cada etapa da apuração e cobrar a atuação firme dos órgãos competentes. Não podemos permitir que haja omissão ou negligência. A Comissão foi criada para dar respostas à sociedade e estamos mostrando que não seremos omissos. Vamos exigir que os responsáveis sejam punidos conforme a lei”, declarou.

Os parlamentares também vão cobrar esclarecimentos formais da universidade que sediou o minicurso. “Não aceitaremos qualquer forma de crueldade contra animais, sobretudo em espaços que deveriam promover conhecimento e respeito à vida”, declarou o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves.

A Comissão de Meio Ambiente, Mudança do Clima e Proteção Animal é formada pelos vereadores Marleide Cunha (PT), presidente; John Kenneth, vice-presidente; e Petras Vinícius, 1º secretário.

O FATO: No fim de semana, circulou nas redes sociais um vídeo gravado durante uma aula prática de um minicurso de Medicina Veterinária, realizado em uma universidade privada de Mossoró. Nas imagens, um professor provoca, de forma proposital, uma parada respiratória em um cachorro. O caso chamou a atenção dos parlamentares que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente, Mudança do Clima e Proteção Animal da Câmara Municipal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Confira os mais citados para Senado entre eleitores de Apodi

TCM Notícia (Likely Barros)

A pesquisa TCM/TSDois trouxe, nesta segunda-feira (28), a intenção de votos para o Senado Federal em Apodi, considerando as eleições de 2026.

Na pesquisa estimulada, considerando o primeiro voto, 45,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam, Styvenson Valentim aparece com 16,1%. Fátima Bezerra tem 13,7%, Branco/Nulo são 12,9%. Zenaide Maia 8,5%, Álvaro Dias 1,5%, Shirley Targino 1,1%, Coronel Hélio 0,2%. Godeiro Linhares e Babá Pereira ambos tem 0,0%.

Já a pesquisa estimulada, considerando o segundo voto do eleitorado de Apodi, 60,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam, Branco/Nulo são 18,8%. Zenaide Maia aparece com 6,6%, Styvenson Valentim aparece com 4,7%. Fátima Bezerra tem 2,8%, Coronel Hélio tem 2,7%, Álvaro Dias 2,3%. Babá Pereira, Shirley Targino e Godeiro Linhares tem 0,6%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, não souberam ou não responderam 72,1% dos entrevistados. Branco/Nulo são 9,9%. A governadora Fátima Bezerra aparece com 6,8%, o senador Styvenson Valentim aparece com 5,3% e a senadora Zenaide Maia surge com 3,8%. Outros com 1,9%. Shirley Targino com 0,2. Álvaro Dias, Babá Pereira, Coronel Hélio, Godeiro Linhares também são citados.

Rejeição

No quesito rejeição, Fátima Bezerra aparece com 31,7% de rejeição do eleitorado de Apodi. Não souberam ou não responderam 21,4%. Não votaria em nenhum 16,9%. Votaria em qualquer um 11,8%. Styvenson Valentim tem 9,7% de rejeição. Álvaro Dias 4,2%, Zenaide Maia 3,4%, Coronel Hélio 2,8%, Babá Pereira 1,9%, Godeiro Linhares 1,7% e Shirley Targino 1,3% de rejeição.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 527 eleitores de Apodi, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Allyson lidera disputa para governo entre eleitores de Apodi

TCM Notícia (Yuri Rodrigues)

A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta segunda-feira (28), a intenção de votos para o Governo do Estado do RN em Apodi.

Na pesquisa estimulada, foram apresentados três cenários. No Cenário 1, Allyson Bezerra surge com 58,3% da preferência do eleitorado de Apodi, Branco/Nulo são 16,1%. Não sabe ou não respondeu 15,7%. Álvaro Dias tem 7,0% e Cadu Xavier 2,8%.

No Cenário 2, Allyson Bezerra aparece com 58,3%, branco/nulo são 16,1%, não sabe ou não respondeu 12,9%. Rogério Marinho aparece com 9,9% e Cadu Xavier 2,8%.

No Cenário 3, Allyson Bezerra aparece com 56,9%, Branco/nulo 16,1%. Não sabem ou não responderam 12,2%, Styvenson Valentim com 11,2%. Cadu Xavier 2,8%.

Na pesquisa espontânea, 60,0% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Allyson Bezerra aparece com 26,2%. Styvenson Valentim surge com 5,3%. Rogério Marinho 3,6%, Cadu Xavier tem 1,9%, Branco/Nulo são 1,5%, Outros são 1,3%. E Álvaro Dias 0,2%.

Rejeição

E no quesito rejeição, 30,7 dos eleitores de Apodi responderam que não sabe ou não respondeu, Cadu Xavier tem 24,7% de rejeição, Rogério Marinho tem 14,4%, Álvaro Dias 12,7%. Não votariam em nenhum 12,5%. Votaria em qualquer um 11,2%. Styvenson Valentim 7,8%. E Allyson Bezerra tem 3,8% de rejeição.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 527 eleitores de Apodi, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%.  A margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Sabino é aprovado por 73,2%, Lula por 66,6% e Fátima é reprovada

TCM Notícia (Likely Barros)

A pesquisa TCM/TSDois trouxe nesta segunda-feira o levantamento sobre a avaliação da gestão dos 100 dias do prefeito Sabino Neto (MDB) à frente da Prefeitura de Apodi.

Os que consideram a gestão ótima correspondem a 16,5%. Os que avaliam como boa são 35,9%. Já os que consideram regular são 27,3%. Os que avaliam ruim são 10,6%. Já os que acham péssima são 7,6%. Não sabem/não responderam 2,1%.

No quesito aprova ou desaprova, os que aprovam são 73,2%. Os que desaprovam são 22,8%. Não sabem/não responderam 4,0%.

Fátima Bezerra

A aprovação da gestão estadual é de 23,5%. Já os que desaprovam são 73,8%. Não sabem/não responderam 2,7%.

Lula

A aprovação do Governo Federal é de 66,6%. Os que desaprovam são 31,5%. Não sabem/não responderam 1,9%.

Pesquisa

Foram entrevistados 527 eleitores de Apodi, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2025.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com