Categorias
Política

1ª Turma do STF torna Bolsonaro e mais sete réus

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta quarta-feira (26), a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo por tentativa de golpe de Estado. Segundo a denúncia, esses oito acusados integram o Núcleo 1, ou “Núcleo Crucial”, de uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito.

Nessa fase processual, foi examinado apenas se a denúncia atendeu aos requisitos legais mínimos exigidos pelo Código de Processo Penal para a abertura de uma ação penal. A conclusão foi de que a PGR demonstrou adequadamente que os fatos investigados configuram crimes e que há indícios de que os denunciados participaram deles.

Com o recebimento da denúncia, os oito acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal pelos crimes descritos pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Materialidade

O ministro Alexandre de Moraes, relator da Petição (PET) 12100), concluiu que a PGR descreveu de forma detalhada a prática dos crimes e evidências da participação dos envolvidos, o que permite que eles entendam claramente do que estão sendo acusados.

Na sua avaliação, a denúncia demonstra que houve uma ação coordenada para praticar crimes contra as instituições democráticas e romper a normalidade do processo sucessório da Presidência da República. Para o relator, a materialidade dos crimes está comprovada, pois houve violência e grave ameaça, e já foi reconhecida pelo STF na análise de 474 denúncias que envolvem os mesmos crimes, embora com participações diversas.

Segundo o ministro Alexandre, os atos apontados na denúncia culminaram no ataque de 8/1, que “não foi um passeio no parque”, porque os manifestantes romperam violentamente as barreiras da Polícia Militar, e policiais foram gravemente feridos.

Vídeos exibidos pelo relator com imagens dos acampamentos, das tentativas de invasão da sede da Polícia Federal e de explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília e a depredação da Praça dos Três Poderes confirmam, para o relator, os crimes indicados na denúncia e não deixam dúvida sobre a materialidade e a gravidade dos delitos.

Autoria individualizada

Em relação à autoria, o ministro Alexandre detalhou as evidências da participação individualizada dos denunciados. A seu ver, há fortes indícios da participação do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) na disseminação de notícias falsas sobre suposta fraude às eleições. Ele também considerou evidente a adesão do almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos na elaboração da “minuta do golpe”, cuja presença na reunião que discutiu o assunto foi comprovada por meio de uma lista de entrada e saída de pessoas do Palácio do Alvorada.

Na parte relativa ao ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, a PGR revelou que ele teria utilizado o cargo para atacar instituições, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a denúncia, Torres teve papel importante na live em que Bolsonaro inaugurou os ataques e também atuou no episódio em que a Polícia Rodoviária Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, preparou operações para dificultar o acesso de eleitores às seções de votação em 2022.

O ministro também concluiu que há indícios razoáveis de que o general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno ajudou a estruturar o discurso de desinformação divulgado por Bolsonaro, incentivando o ataque ao sistema eleitoral e à descredibilização das instituições, bem como participação no plano para descumprir decisões judiciais.

O relator também votou pelo recebimento da denúncia em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro, a denúncia traz indícios detalhados de que ele seria o líder da organização criminosa. Segundo a PGR, foi ele quem iniciou a organização de uma estratégia para divulgar notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro e atacar as urnas eletrônicas sem fundamento. Por meio de uma live, incitou publicamente a intervenção das Forças Armadas e coordenou integrantes do governo federal para atuar de forma ilícita na construção de uma narrativa que visava deslegitimar o sistema eleitoral.

Entre outros pontos citados pelo ministro, a PGR demonstrou que Bolsonaro proibiu o ministro da Defesa de apresentar conclusão da comissão das Forças Armadas de que não havia fraude nas urnas. Ele também teria conhecimento do plano criminoso “Punhal Verde e Amarelo”, que visava monitorar e executar autoridades públicas. Além disso, o então presidente conhecia, manuseava e discutia o conteúdo da minuta do golpe e tentou buscar apoio do alto escalão das Forças Armadas para a quebra da normalidade democrática.

O ministro Alexandre de Moraes também votou pelo recebimento da denúncia em relação ao tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid, que confessou os atos praticados e fez acordo de colaboração premiada.

Na parte relativa ao general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o relator verificou que a denúncia narra a participação do militar na reunião de 7/12/2022, quando a minuta do plano golpista foi apresentada pela primeira vez. De acordo com a PGR, Nogueira participou da decisão de alterar a conclusão de uma comissão que, sob determinação de Bolsonaro, atuou na verificação da lisura das urnas e concluiu que não houve fraude nas eleições.

Por fim, conforme o ministro Alexandre, a PGR narrou de forma concisa e detalhada os indícios de autoria do general da reserva e ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto. A denúncia descreve a incitação de Braga Netto aos movimentos populares e sua ideia de multiplicar a adesão à tentativa de golpe a partir de notícias fraudulentas. Após as eleições de 2022, ele teria dito aos manifestantes em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, que havia esperança, que o processo não havia terminado e que algo aconteceria até o final do ano.

Ministro Flávio Dino

Primeiro a votar após o relator, o ministro Flávio Dino entendeu que estão comprovados os indícios de autoria e a materialidade dos crimes descritos na denúncia. Ele ressaltou que a conduta punida na lei é a de atentar contra o Estado de Direito ou contra o governo eleito. “Por uma razão simples: se fosse consumado o golpe de Estado, não haveria Justiça para julgar”, afirmou.

Dino também rejeitou o raciocínio de que, por não resultar em morte, a tentativa de golpe teria menor potencial ofensivo. “Golpe de Estado mata, não importa se no dia, no dia seguinte ou alguns anos depois”. O ministro ainda afirmou que, uma vez aberta a ação penal, o STF terá as condições de avaliar e identificar, durante a instrução, a participação concreta de cada um dos denunciados.

Ministro Luiz Fux

O ministro também considerou que a PGR conseguiu preencher os critérios de autoria e materialidade para a abertura da ação penal e ressaltou que os fatos ocorridos antes e durante o 8 de janeiro de 2023 não podem cair no esquecimento. ”Não se pode ficar indiferente à ameaça à democracia e fingir que nada aconteceu”, afirmou.

Fux acompanhou integralmente o voto do relator pelo recebimento da denúncia e disse que, na fase da instrução da ação penal, irá analisar com mais profundidade as características previstas na lei para o crime de tentativa de golpe de Estado.

Ministra Cármen Lúcia

Ao acompanhar o relator pela aceitação da denúncia, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que a peça de acusação da PGR descreve a tentativa contínua de desmontar a democracia. “É um fato”, afirmou. “Todo mundo assistiu ao quebra-quebra e à tentativa de ‘matar o Supremo’ e, antes, de matar o TSE”.

Para a ministra, os graves fatos narrados na denúncia, como a contínua tomada de atos, providências e medidas ilícitas e criminosas culminaram na “Festa da Selma”, código utilizado pelos golpistas para se referir aos atos de 8 de janeiro.

Ministro Cristiano Zanin

O último a votar foi o presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin. Ele disse que a PGR apresentou uma série de elementos para amparar os fatos apontados na denúncia. Também destacou que a acusação não está baseada exclusivamente em colaboração premiada. “São diversos documentos, vídeos, dispositivos, diversos materiais que dão amparo ao que foi apresentado pela acusação”, afirmou.

Conforme o ministro, as provas levantadas até aqui mostram fatos extremamente graves que, em tese, configuram os crimes descritos na denúncia. Zanin ressaltou que a autoria de cada denunciado e a materialidade das imputações serão avaliadas durante a tramitação da ação penal. “Não adianta dizer que a pessoa não estava no dia 8 de janeiro se ela participou de uma série de atos que culminaram nesse evento”, concluiu.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

PF deflagra operação contra fraudes ao INSS no RN

A Policial Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26/3), no município de Maxaranguape/RN, a Operação Vicarius no intuito de combater esquema de fraudes promovidas por grupo criminoso especializado em lesar a previdência social mediante a arregimentação e utilização de pessoas que por meio do uso de documentos falsos se fazem passar pelos beneficiários INSS e “sequestram” seus benefícios.

Durante as investigações constatou-se que os fraudadores se utilizavam de documentação falsa se passando pelos verdadeiros beneficiários, conseguindo efetivamente “sequestrar” seus benefícios, alterando a agência mantenedora do INSS e o banco pagador para outras unidades federativas a fim de obterem o recebimento das parcelas dos benefícios e também a contratação fraudulenta de empréstimos que eram consignados à revelia dos titulares.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no Município de Maxaranguarpe/RN com a cooperação de servidores da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária – CGINP/MPS.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Catedral de Mossoró abre as portas nas ’24 horas para o Senhor’

O Papa Francisco escolheu para a XII edição das 24 horas para o Senhor um lema particularmente significativo neste ano do Jubileu Ordinário de 2025: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). Cada Jubileu tem o seu modo particular de ser vivido, quer pelas circunstâncias históricas, quer pelo conteúdo profundo e o modo concreto de o realizar segundo a intenção do Santo Padre, particularmente expressa na Bula de proclamação.

Na Diocese de Santa Luzia, Forania Mossoró, a missa de abertura das 24 horas para o Senhor será celebrada nesta sexta-feira, dia 28 de março, às 17h30, na Catedral, e será presidida pelo pároco da Catedral, Padre Antoniel Alves. Todas as paróquias que compõem a Forania e a própria comunidade estão convocadas a participar deste momento na Catedral, uma das Igrejas Jubilares da Diocese. Sábado, dia 29, às 17h, acontecerá o encerramento das 24 horas para o Senhor com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales. A programação inclui oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e confissão individual. De uma e uma hora uma paróquia, movimento ou pastoral será responsável pela condução da oração e um padre estará disponível para confissão.

Já que a Catedral vai permanecer 24 horas aberta, foi requisitada ao Batalhão e Guarda Municipal a garantia de segurança para os fiéis que estarão participando da programação.

O sacramento da reconciliação é o centro das 24 horas para o Senhor e o faz ser colocado de volta na vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais. Sendo o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que acolhe, consola e indica também o caminho para a renovação. Portanto, como afirmou o Papa Francisco, «a misericórdia suscita alegria, porque o coração se abre à esperança de uma vida nova» (Misericordia et misera, nº 3).

Programação:

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Projeto Cestinhas inicia treinos no polo abolição 5

O projeto Cestinhas deu início aos treinos no conjunto Abolição V, proporcionando a 50 crianças e adolescentes a oportunidade de praticar basquete de forma gratuita.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover inclusão social, o projeto vem transformando a realidade de jovens através do esporte.

Com a chegada do Cestinhas ao Polo Abolição V, o número total de participantes do projeto chega a 250 crianças e adolescentes, que também treinam no Complexo Clístenis Juny.

A iniciativa busca não apenas desenvolver habilidades esportivas, mas também trabalhar valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

O Cestinhas segue com sua missão de oferecer acesso ao esporte a crianças e jovens, reforçando a importância da atividade física para o desenvolvimento integral dos participantes.

Os treinos no Polo Abolição V já estão em andamento, trazendo entusiasmo e novas oportunidades para os alunos.

A iniciativa conta com o patrocínio da Trevo Embalagens, através da Lei RN + Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e conta com o apoio da UERN.

Categorias
Utilidade Pública

Liberdade Fest completa 10 anos em 2025 e confirma data do evento

A tradicional Liberdade Fest já tem data para acontecer. Será no dia 24 de maio, no Requinte Buffet. O evento completa 10 anos em 2025, consolidado no calendário de atividades realizadas em Mossoró com grande presença de público, organização e atrações para todos os perfis.

As atrações confirmadas para a 10ª edição são: RobinzBand, Radiola Club e Alex do Acordeon. As bandas trazem a versatilidade e a diversidade musical para a festa.

O evento é uma realização da Loja Maçônica Liberdade 33 e todo o investimento é revertido nas ações desenvolvidas pela maçonaria, reconhecida por suas atividades filantrópicas e de contribuição social.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Concurso

Governo do RN define banca para concurso do Idema

O Governo do Rio Grande do Norte definiu a banca organizadora do primeiro concurso público destinado ao provimento de cargos efetivos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

A entidade escolhida foi o Instituto AOCP, o qual vai ficar responsável pela aplicação das provas objetivas e discursivas, assim como a avaliação de títulos e a análise dos recursos e processamento dos resultados, entre outras atribuições.

O extrato de contratação foi publicado, na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela condução do concurso junto ao Idema.

A partir da homologação do contrato, vão ser iniciados os trâmites processuais pela banca, dentre eles anunciado o cronograma do certame. A expectativa é de que o edital seja lançado em até 30 dias.

O concurso será destinado para cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental, os quais foram criados a partir da publicação da Lei Complementar Estadual nº 751/2024, de 18 de abril de 2024.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Garantia-Safra beneficia 150 famílias de Areia Branca

A Prefeitura de Areia Branca informa que já estão sendo realizados os pagamentos do Garantia-Safra, benefício destinado a agricultores que sofreram perdas devido à seca ou excesso de chuvas. Estão sendo contempladas com o programa, nesta edição, 150 famílias, cada uma recebendo uma parcela única no valor de R$ 1.200,00.

Os pagamentos foram iniciados no último dia 18 de março e seguem o calendário dos benefícios sociais. Os recursos são depositados em Conta Poupança da Caixa, acessada por meio do aplicativo Caixa Tem. Os saques podem ser feitos também nas Casas Lotéricas. O valor da parcela é composto por contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos Municípios, dos Estados e da União, que, juntos, formam o Fundo Garantia Safra (FGS).

O Garantia-Safra é destinado a produtores com renda mensal de até 1,5 salário-mínimo cuja área plantada varie entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca. O benefício é concedido aos agricultores e municípios que aderiram ao programa, quando há comprovação de perdas de pelo menos 50% da produção devido a fatores climáticos.

Corte de Terra

A Prefeitura de Areia Branca também apoia os agricultores familiares por meio do “Corte de Terra”, que já está em andamento. Nos próximos dias, todos os 14 povoados e assentamentos da zona rural receberão o programa, que beneficiará mais de 400 famílias com mais de 6 mil litros de óleo diesel distribuídos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Iniciativa quer retomar alta produção de café em Martins

Um dos produtos mais consumidos mundo afora, e de forte tradição no Brasil, o café retoma o protagonismo entre os cultivos no município de Martins, região serrana do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A cultura é foco de uma série de intervenções estratégicas realizadas pelo Sebrae RN, com o objetivo de impulsionar a retomada da produção de café na região e em outras áreas com potencial produtivo no estado.

Seminário reúne interessados na retomada do café – Foto: reprodução

Parte dessas ações foi realizada nesta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação de Martins, no Seminário da Cafeicultura. O evento, realizado em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Turismo, reuniu especialistas, produtores, exportadores e empreendedores interessados em explorar o potencial econômico e turístico do café.

Na década de 1970, a cafeicultura posicionou Martins como núcleo do café potiguar. A atividade, contudo, perdeu força devido à falta de diretrizes estratégicas, que devem ser desenvolvidas a partir da atuação do Projeto Cafés do RN, desenvolvido pelo Sebrae estadual.

Retomada

As ações previstas no município incluem diagnóstico de propriedades interessadas, incentivo à formação de grupo de produtores para estimular o consórcio da operação e fortalecimento de toda a cadeia produtiva.

O Sebrae também aposta na capacitação dos produtores para desenvolver marcas próprias, explorar o mercado nacional e internacional e, futuramente, obter indicação geográfica que consolidem a identidade do café martinense como um produto de excelência.

Abraão Maximiano, produtor e secretário de Agricultura.

Para o produtor de café e secretário de Agricultura de Martins, Abraão Maximiano, a ideia é que, em breve, o café produzido no município possa ser comercializado e base para eventos gastronômicos locais. Entusiasta do cultivo do café, ele conta orgulhoso dos projetos para as cerca de duas mil mudas que possui da planta.

“Tenho duas mil mudas para irem para o solo, porque apostamos muito na cultura do café aqui em Martins. É um novo gancho para nossa economia e esperamos, muito em breve, ter aqui um grande festival do café, fomentado pela produção aqui na cidade”, frisa.

O Nordeste brasileiro é a segunda região que mais consome café no Brasil, e os cafés produzidos no Rio Grande do Norte alcançam índices elevados na classificação dos produtos especiais. A pontuação do produto potiguar alcança pontuação em torno de 84 pontos, numa escala que vai de 0 a 100, e que analisa, por meio de uma avaliação sensorial rigorosa, atributos através de aroma, sabor, acidez, corpo e finalização, para determinar a qualidade do café.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Uern aprova criação de bolsas de pós-graduação

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou nesta terça-feira, 25, a criação do Programa Institucional de Bolsa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PIB-Pós) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Inicialmente, o PIB-Pós vai ofertar 20 bolsas para cursos de Mestrado e 10 bolsas para cursos de Doutorado, com recursos próprios da Universidade. A previsão é que sejam implantados ainda no primeiro semestre de 2025.

O incentivo, nos mesmos valores dos concedidos por instituições como Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ainda precisa ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uern.

“O PIB-Pós vai melhorar o acesso e a permanência, que é um desafio para a gente, muitas vezes, conseguir que esse aluno se dedique exclusivamente à formação de pós-graduação, porque ele não tem como se manter. Então, realmente, é muito importante. Várias universidades têm trabalhado nessa linha de complementar as bolsas das agências de fomento e a Uern agora também fazendo parte dessa história”, analisou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

ConstruSind abre nesta quinta com oportunidade de realizar negócios

Mossoró já está em contagem regressiva para a maior e mais completa vitrine de oportunidades do setor da construção civil e imobiliário da região: A ConstruSind 2025. A aguardada Feira da Construção Civil do Sinduscon Oeste está chegando para transformar planos em realidade.

Com 100% dos estandes ocupados por associados ao Sinduscon, expositores e instituições do setor produtivo, o evento será realizado no período de 27 a 29 de março, a partir das 18h no Requinte Buffet, em Mossoró. O acesso à feira será gratuito.

Quem sonha em conquistar a casa própria, investir em um apartamento promissor ou adquirir um lote para construir o futuro, a ConstruSind 2025 é o lugar certo. Durante os três dias de evento, o consumidor terá a chance de encontrar uma vasta gama de imóveis, de opções mais acessíveis até empreendimentos de alto padrão, todos com condições especiais e exclusivas preparadas especialmente para a ConstruSind.

“Reunimos em um só lugar as melhores opções do mercado com condições facilitadas e preços especiais. É um ótimo momento para quem busca realizar o sonho da casa própria ou investir no setor, aproveitando as vantagens exclusivas que as empresas prepararam para a feira. Quem fizer negócios na ConstruSind, não vai se arrepender” , afirma o presidente do Sinduscon Oeste, o engenheiro Pedro Escóssia.

Para realizar um evento tão desafiador, o Sinduscon Oeste contou com o apoio de instituições e empresas importantes como a FIERN, CREA, MUTUA, CRECI, CAU, SEBRAE, IEL, SICREDI, CAERN, Caixa Governo Federal, Prefeitura de Mossoró, Rede A Construtora, Supermix, Potigás, Parque Elétrico, Top com XCMG e Lisboa Marcenaria e Vidraçaria.

Inclusão

Uma das grandes bandeiras do Sinduscon Oeste neste ano de 2025 é a inserção de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho da construção civil. Para reforçar as ações do sindicato nesse sentido, a entidade criou um espaço dentro da ConstruSind para receber as associações de pessoas com deficiência. A ADEFIM (associação dos deficiência físicos de Mossoró) ASMOR (Associação de Surdos de Mossoró e Região) e a APDVM (Associação das pessoas com deficiência visual de Mossoró) já confirmaram presença na feira.

Programação

Além da parte comercial, a ConstruSind 2025 também contará com uma vasta programação científica onde serão abordados temas ligados à construção e outras áreas do conhecimento, como por exemplo, o uso de inteligência artificial. Serão vários seminários, palestras, uma mesa redonda e até mesmo a realização de um podcast.

Na parte cultural, haverá a apresentação do Mossoró Cidade Junina 2025, o maior evento de Mossoró e um dos maiores do Nordeste.

Confira a Programação completa da ConstruSind 2025:

Quinta – 27/03/2025

17:30 – Acesso liberado público I SEMPAT RN
18:00 – Acesso liberado público geral
18:45 – Cerimonial oficial de abertura
19:30 – Fim do cerimonial
19:35 – Visita das autoridades aos expositores conduzidos pelo Presidente Pedro Escóssia
18:00 às 22:00 – Fazendo Negócios Exposição de estandes e Somando Forças (Espaço Inclusão e IEL Empregos)
Área Científica (Espaço ‘Construindo Conexões’)
I SEMPAT RN – Seminário de Patologia das Construções (Parceria com a ALCONPAT Brasil – Associação Brasileira de Patologia das Construções)
17:30 – Abertura
18:00 – Palestra “Cimentos e concretos aplicados à sustentabilidade e à prevenção de manifestações patológicas”. (Mário Guilge).
19:00 Coffe Break
20:00 Palestra “A importância do engenheiro em servir a sociedade: um
estudo de caso da ponte Itaiba em Paudalho-PE” (Eng. MSc. Felipe Casanova)
21:00 Palestra “Marquises e Sacadas acidentes e aprendizados” (Eng. MSc. Luis César S. de Luca)
22:00 Mesa redonda, dúvidas e discussões técnicas
22:30 Encerramento
Área Cultural (Palco salão 2)
20:00 às 22:00 – Duo de Violino e Piano com a Casa do Piano Mossoró
PODCAST
20:00 às 21:00

Sexta 28/03/2025

18h às 22h – Fazendo Negócios Exposição de estandes e Somando Forças(Espaço Inclusão e IEL Empregos)
Área Científica (Espaço ‘Construindo Conexões’)
18:15 às 18:45 – Palestra “Você está falando ou se comunicando?”, com Isabelly Lucena, professora de oratória. (Oferecimento: Vox2you)
18:45 às 19:45 – Palestra “Novos financiamentos imobiliários” com Raul Gomes, Superintendente Nacional de Habitação PJ da Caixa Econômica Federal.(Oferecimento: CAIXA)
19:45 às 20:35 – Palestra “Corte e Dobra Gerdau” com Deivson Roberto. (Oferecimento: Gerdau)
20:40 às 22:00 – Palestra “Soluções construtivas econômicas e sustentáveis” com Álvaro Sérgio Barbosa Junior. (Oferecimento: Supermix)
Área Cultural (Palco salão 2)
19:00 às 21:00 – Sexteto SESI Big Band – FIERN
PODCAST
20:00 às 21:00

Sábado 29/03/2025

18:00 às 22:00 – Fazendo Negócios Exposição de estandes e Somando Forças (Espaço Inclusão e IEL Empregos)
Área Científica (Espaço ‘Construindo Conexões’)
18:30 às 20:00 – Palestra “Inteligência Artificial e Conteúdo para as redes sociais” com Everton Lima. (Oferecimento: IEL)
20:00 – Encerramento das atividades no Espaço de palestras Construindo Conexões.
Área cultural (Palco salão 2)
20:00 – Divulgação do Mossoró Cidade Junina em parceira com a Prefeitura Municipal de Mossoró com apresentação de quadrilha junina mossoroense.
PODCAST
18:45 às 20:00

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com