Categorias
Política

Chefe da Procuradoria da Mulher, Zenaide pede investigação contra ministro

A senadora Zenaide Maia (PSD), chefe da Procuradoria da Mulher, emitiu nota pedindo investigação contra o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, acusado de assédio sexual por várias mulheres, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Confira a nota.

A Procuradoria da Mulher no Senado Federal, por mim liderada, considera gravíssimas as denúncias de assédio sexual atribuído ao ministro de Estado Silvio Almeida e espera que sejam investigadas com o rigor e a celeridade que o caso exige, resguardado o princípio legal da ampla defesa.

Nenhum tipo de violência contra a mulher pode ser tolerado. Das instâncias máximas do Estado brasileiro deve vir o exemplo de combate e prevenção a essa chaga nacional que é a violência sexual contra as mulheres. Nossa solidariedade e nosso apoio à ministra Anielle Franco e às demais denunciantes são irrestritos. O próprio Governo Federal reconhece a gravidade das denúncias e iniciou investigação. Seguimos unidas e acompanhando o caso.

Nota do blog: Posicionamento coerente e digno de aplauso. Nenhum tipo de violência contra a mulher pode ser tolerado, venha de onde vier. Não importa partido ou espectro político. Está muita acima disso. É assim que tem que ser.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Veja nomes mais citados à Câmara de Mossoró, na pesquisa Exatus

A pesquisa Exatus, divulgada nesta sexta-feira pelo Agora RN, mediu ainda a preferência do eleitorado para a Câmara Municipal de Mossoró, conforme o box acima.

A pesquisa Exatus, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08117/2024 e feita nos dias 29 e 30 de agosto, ouviu 807 eleitores conforme a proporção do eleitorado por zona eleitoral, comunidade de moradia, sexo, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 3,46% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Allyson tem 77,45%; Genivan e Lawrence empatam com 5,45%, cada

Saiu mais uma pesquisa que mostra o cenário de disputa à prefeitura de Mossoró.

Os números, divulgados nesta sexta-feira, são do Instituto Exatus, contratado pelo Agora RN.

Estimulada

Espontânea

Allyson: 73,36%;

Lawrence: 4,58%;

Genivan: 3,97%;

Victor Hugo: 0,25%;

Irmã Ceição: 0,25%.

Ana Flávia: 0,12%

Indecisos ou não souberam responder: 13,26%;

Nenhum/branco/nulo: 4,21%.

Rejeição

Lawrence: 14,62%;

Genivan: 13,14%;

Allyson: 6,57%;

Irmã Ceição: 4,71%;

Victor Hugo: 2,6%.

39,78% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, podendo votar em qualquer um.

Outros 12,76% disseram rejeitar todos. Já 5,82% disseram não saber ou não quiseram responder.

Dados

A pesquisa Exatus, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08117/2024 e feita nos dias 29 e 30 de agosto, ouviu 807 eleitores conforme a proporção do eleitorado por zona eleitoral, comunidade de moradia, sexo, faixa etária e escolaridade. A margem de erro é de 3,46% para mais ou para menos, com 95% de confiança.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Irmã Ceição promete construção de dois hospitais

Candidata a prefeito de Mossoró pelo PRTB, Irmã Ceição promete, durante sabatina à Rádio Rural nesta quinta-feira, a construção de dois hospitais municipais.

“Queremos fazer um hospital pediátrico e um hospital municipal. Também equipar e ampliar o Hospital Psiquiátrico Milton Marques”, explicou.

Ceição disse que, para essa construção, vai buscar recursos junto ao Ministério da Saúde.

Ela foi a quarta candidata entrevistada nesta semana na Rádio Rural.

Confira a entrevista na íntegra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Clube do Vinil Mossoró entrega comenda a cantor Amab dia 21

No próximo dia 21, o Clube do Vinil Mossoró entregará ao músico ao músico mossoroense Amab a Comenda do Mérito Musical Hermelinda Lopes.

A homenagem e entrega acontece após um acidente ocorrido com o cantor em abril deste ano a caminho de Mossoró, impedindo assim o recebimento.

O Clube do Vinil Mossoró também organizou uma rifa solidária para ajudar na recuperação do carro do artista e o sorteio também acontecerá no próximo dia 21. O sorteado ganhará dez vinis ofertados por associados do Clube.

Honraria

Hermelinda Lopes marcou a sua história na música brasileira pela participação do Grupo Trio Mossoró, juntamente com seus irmãos, Oséas Lopes (Carlos André) e João Mossoró.

Em sua trajetória artística, a cantora chegou a dividir palco com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e participou de festivais internacionais, como o Baião in Lisboa Festival. Hermelinda Lopes faleceu em 1º de abril de 2023.

Amab tem vários álbuns gravados, participação em bandas mossoroenses nos anos 80, como “Brasa 5”, além de eventos como “A Mais Bela Voz”, promovido pela Rádio Rural de Mossoró e Projeto Seis e Meia.

“O objetivo da Comenda é reconhecer e fazer justiça a estes nomes da nossa música, principalmente de Mossoró e região, que raramente são lembrados, mas que têm uma história importante para a nossa cultura”, destaca Emerson Linhares, presidente do Clube do Vinil Mossoró. A arte da Comenda é do publicitário Odilan Araújo.

O evento acontecerá a partir das 9h, no RustCafé, no centro de Mossoró, com entrada livre e com espaço aberto para comercialização de vinis, cds e outros itens relacionados ao colecionismo e à música.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Confira a programação do Desfile de 7 de Setembro em Mossoró

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizará no próximo sábado (7) o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O cortejo comemorativo acontece a partir das 7h30, na avenida Alberto Maranhão, com início no cruzamento da avenida Jerônimo Dix-Neuf Rosado, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes.

A programação do evento começa às 7h30 com a Poder Executivo realizando a tradicional Revista às Tropas. Às 7h45, acontecerá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela Banda Artur Paraguai, no Adro da Capela de São Vicente.

A partir das 8h começa o Desfile Cívico-Militar, partindo da Escola de Artes de Mossoró. O término será no cruzamento com a Rua Felipe Camarão.

O palanque das autoridades estará localizado no adro da Capela de São Vicente.

Confira a seguir as instituições que participarão do momento festivo:

• O Desfile Cívico inicia na Escola de Artes, com a participação da Banda Artur Paraguai, das escolas municipais, estaduais e privadas, grupos de escoteiros, e do Grito dos Excluídos;

• O Desfile Militar, na sequência, terá a participação das representações
militares, incluindo o Tiro de Guerra 07-010 de Mossoró, 2º Batalhão de Polícia Militar, 12º Batalhão de Polícia Militar, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (2ª CIPRv), 3ª Companhia de Policiamento Ambiental (3ª CPAmb), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Agentes de Fiscalização de Trânsito;

• Desfile motorizado das viaturas da frota operacional das diversas
representações.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Allyson se ausenta de debate e é alvo de adversários

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (União Brasil), candidato à reeleição, não compareceu ao debate realizado pela TCM Telecom nesta quinta-feira.

Enquanto os adversários estavam na emissora, ele, que deveria estar lá, realizava caminhada no bairro Ilha de Santa Luzia.

Na TCM, o prefeito foi alvo dos adversários.

Críticas mais ácidas vieram de Lawrence Amorim (PSDB) e Genivan Vale (PL), que buscam polarizar a campanha eleitoral com Allyson, até agora sem sucesso.

Genivan falou que Allyson não tem “coragem de debater problemas de Mossoró”.

Lawrence iniciou a fala nesse mesmo mote e chamou Allyson de “covarde”.

Até Lula e Bolsonaro, vistos como grandes cabos eleitorais, foram evitados.

Lawrence, que tem apoio do PT, só citou Lula uma única vez ao responder uma provocação de Victor Hugo (UP). Genivan deixou Bolsonaro de lado, citado por ele apenas três (ou duas?) vezes.

Foco mesmo era Allyson, claro.

Victor Hugo e Irmã Ceição (PRTB) também criticaram a ausência do prefeito.

Dobradinha

Genivan e Lawrence evitaram confronto direto entre si numa espécie de dobradinha. Ficou até difícil de elencar diferenças um do outro. Pareciam dois candidatos de um mesmo partido e com o mesmo “script” para o debate.

Os momentos mais quentes foram protagonizados por Victor Hugo, ponto fora da curva e único candidato de esquerda na campanha. Ele polemizou ao ir para cima de Lawrence e de Genivan.

Lembrou que Lawrence foi aliado da gestão Allyson [durante 3 anos e 4 meses] e que apoiou Bolsonaro em 2022. A fala deixou o candidato do PSDB embaraçado.

Victor também criticou Genivan e disse que o candidato do PL “representa a direita que quer o sucateamento do serviço público”.

No geral, o debate, muito bem mediado pelo competente jornalista Moisés Albuquerque, não surtiu o efeito esperado pelos presentes, que queriam mesmo a presença do franco favorito na disputa: Allyson Bezerra.

O eleitor assistiu a um debate morno, sem maiores confrontos e sem força de modificar o atual quadro eleitoral.

Assista ao debate completo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com