Categorias
Política

Dois nomes aparecem como opções do PL à prefeitura

Do Blog Carlos Santos

Flutuam por aí os nomes do ex-candidato duas vezes a prefeito de Mossoró Josué Moreira e o da ex-candidata ao governo estadual Clorisa Linhares, como opções à Prefeitura de Mossoró pelo Partido Liberal (PL).

A direção local do PL chegou a informar que no último sábado (16) sairia, “provavelmente,” a escolha do pré-candidato, depois de frustrada a tentativa de encaixar um vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra (UB).

O arroubo foi vencido pela realidade.

Daí, a prioridade passou a ser fechar nominata a vereador.

Leia também: Tião Couto não será candidato a prefeito.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Vem aí a 9ª edição da Liberdade Fest

A Loja Macônica Liberdade 33 e a Associação Samaritana Maria Mônica Gurgel anunciaram a realização da edição 2024 da Liberdade Fest. O evento chega a nona edição com ampla programação de artistas locais e regionais.

A Liberdade Fest será realizada no Requinte Buffet, no dia 18 de maio, aberta ao público.

Com caráter beneficente, o evento reforça as atividades de filantropia desenvolvidas pela Loja Maçônica Liberdade 33 e a Associação Samaritana Maria Mônica Gurgel.

Em breve serão divulgadas as atrações e as novidades da edição 2024 da Liberdade Fest.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

União Brasil fará maratona de filiações no Oeste

O União Brasil fará dezenas de filiações em pelo menos quatro municípios oestanos neste final de semana.

Na sexta-feira (22) o prefeito mossoroense Allyson Bezerra, que lidera o partido no município, vai realizar um encontro para filiar pelo menos 14 vereadores de sua bancada, além de outros nomes na disputa à Câmara. Será na quadra do Sementes, que fica no conjunto Planalto 13 de Maio, às 19h.

No sábado, a prefeita de Tibau Lidiane Marques, que saiu recentemente do PSDB, vai se filiar ao União Brasil. Evento que vai ser realizado na Câmara Municipal, às 15h.

Às 16h é a vez do ex-prefeito, ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Areia Branca, Souza, que saiu recentemente do PSB. Ele assinará filiação ao União Brasil em evento na Câmara Municipal.

Às 19h será a prefeita Cinthia Sonale, que saiu do PSDB, e também vai se integrar à sigla. Evento às 19h, na residência de Vertinho.

O ex-senador José Agripino Maia, presidente estadual do União Brasil, vai participar de alguns desses eventos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Liga firma primeira parceria da campanha “Adote um Leito”

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) iniciou na segunda-feira a primeira parceria da campanha “Adote um Leito”.

A empresa Netech foi a primeira assumir o compromisso.

O objetivo dessa campanha é sensibilidade o empresariado a ajudar no custeio de leitos dessa unidade hospitalar.

Participaram do encontro desta segunda-feira o diretor administrativo da LMECC Robson Amorim, Dr. Geison Freire (diretor técnico), Daniel Vale (assessoria jurídica) e Chimena Bezerra, diretora da Netech.

Desafios

O custo mensal desses leitos é um dos maiores desafios que a Liga enfrenta.

Por meio de contribuições mensais, qualquer empresa pode adotar um dos 65 leitos da LMECC, colaborando com o hospital no acolhimento e tratamento de pacientes de toda a região.

As empresas interessadas devem entrar em contato pelo 84/999798119 ou pelo e-mail captar@ligamossoroense.org.

Com 65 leitos e uma complexa estrutura hospitalar, a Liga Mossoroense necessita de investimento contínuo para garantir o atendimento de mais de 9.300 pacientes vindos de todo o Oeste potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Inclusão na educação superior e profissional tecnológica será debatida

Acontecerá em Natal, na Escola de Governo do RN no bairro de Lagoa Nova, entre os dias 2 a 5 de abril de 2024, o 4º Congresso Nacional da Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica (CNIENSSUP).

A realização é da Universidade Federal do RN (UFRN), sob o tema central “Acessibilidade: avaliação e boas práticas.” O professor-doutor Ricardo Lins é o coordenador do 4º CNIENSSUP.

Ele há mais de 10 anos encabeça atividades e estudos de inclusão e acessibilidade na UFRN e, atualmente, coordena a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) dessa instituição. A Sia desenvolve um trabalho de inclusão e acessibilidade no Ensino Superior que é referência para o Brasil.

O evento tem apoio de universidades de norte a sul do Brasil e também conta com a participação internacional de profissionais dos EUA, da América Latina e Europa. Em sua programação, o Congresso terá conferências e mesas redondas com professores do Brasil e do mundo, que são referência na área.

Programação

Além disso, contará com uma Mostra de Inovação e Acessibilidade em Produtos Educacionais; apresentações de trabalhos, lançamento do Prêmio Romeu Sassaki, apresentações culturais, lançamento de livros e muito mais.Paralelamente, será realizado o 4º Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica.

A programação completa e inscrições podem ser conferidas no site do evento: //4cnienssup.ufrn.br/index.php/programacao/.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeita troca o PSDB pelo União Brasil

A prefeita de Tibau Lidiane Marques saiu do PSDB e vai se filiar ao União Brasil, partido presidido no RN pelo ex-senador José Agripino Maia.

O evento de filiação será no próximo sábado (23), na Câmara Municipal, às 15h.

Lidiane está em seu primeiro mandato. É pré-candidata à reeleição.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Hemocentro de Mossoró precisa de sangue O Negativo

Informação que chega do serviço social do Hemocentro de Mossoró.

A unidade precisa com urgência de todos os tipos de sangue, em especial O Negativo, conhecido como universal, por ser transfundido em qualquer pessoa.

A situação do estoque desse tipo sanguíneo atualmente é preocupante. Quase que zerado.

Quem puder doar, por favor, dirija-se ao Hemocentro, que fica à Rua Projetada, bairro Aeroporto, vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Funciona nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sábado.

Doe sangue, doe vida.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

Mossoró inicia 2024 liderando geração de empregos no RN

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego – Governo Federal na última sexta-feira (15), apontam que o Município de Mossoró começou o ano liderando a geração de empregos no Estado do Rio Grande do Norte, com um saldo positivo de 583 de novos empregos.

O Estado possui 167 municípios e Mossoró, que representa equivalente 8% da população do Rio Grande do Norte, gerou 40% dos empregos no mês de janeiro.

A cidade tem atraído empresas oferecendo um ambiente informatizado, desburocratizado, além do investimento em políticas públicas estruturantes, oportunizando mais investimentos na economia local.

A capital Natal teve um saldo de 381 e Parnamirim apresentou um saldo de 226 novos postos de trabalho. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), Frank Felisardo ressalta que o número de novos empregos no município é o resultado do crescimento econômico que vem evoluindo desde março de 2023 na cidade.

Mais destaque

O setor com mais destaque foi o de Serviços com 566 novos empregos, em especial os serviços ligados ao petróleo e nas áreas de comunicação e informação, seguido do setor da Construção Civil com 84 novos contratados.

Em 2023, Mossoró foi o município potiguar que mais gerou empregos, segundo os dados do Caged. Mossoró teve um saldo positivo de 6.923 vagas de emprego no somatório de todo o ano.

De acordo com o balanço, Mossoró teve um crescimento de 41% na geração de emprego em 2023 quando comparado com o ano de 2022. Já em 2022 Mossoró teve 4.376 vagas de saldo positivo, e em 2023 o saldo foi de 6.923 novos postos de trabalho.

Outro dado que impressiona é o percentual que a geração de emprego no Município de Mossoró representa quando comparado com o saldo do estado do Rio Grande do Norte, onde a geração de emprego em Mossoró corresponde a mais de 30% do total de postos de trabalho criados no RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide dá parecer favorável a reserva de cadeiras para mulheres no Legislativo

A senadora Zenaide Maia (PSD) apresentou parecer favorável a dois projetos de lei que tramitam em conjunto no Senado e criam uma reserva de cadeiras a serem ocupadas por mulheres nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. As propostas estão em análise na Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde Zenaide trabalha por consenso dos parlamentares para aprovação da matéria.

“As mulheres representam mais de 50% da população brasileira e há uma sub-representação na política, nos cargos ocupados por meio do voto do povo nas eleições. Sou a favor de uma política pública como ação afirmativa transitória que mantenha uma reserva de cadeiras por determinado prazo de legislaturas, a fim de construirmos uma transição para uma representatividade mais justa e que traga as mulheres para os espaços de poder na política, nos partidos, no comando do país”, afirmou Zenaide.

A parlamentar ressalta que também defende a atual cota de ao menos 30% de candidaturas femininas nas legendas, o que considera “um marco basilar” para assegurar que mulheres sejam candidatas a cargos eletivos. “A cota de 30% e a proposta de reserva de cadeiras não inviabilizam uma à outra: são complementares”, frisou Zenaide.

Código eleitoral

O PL 763/2021 altera o Código Eleitoral para estabelecer a reserva de, ao menos, 30% das cadeiras para mulheres. Só na Câmara dos Deputados seriam eleitas a cada eleição pelo menos 154 mulheres (o total da Casa é de 513 cadeiras); no Senado, seriam 27 mulheres eleitas quando da renovação de dois terços (54 cadeiras) da Casa. O texto original propõe a alternância entre os sexos, a partir da candidata mulher mais votada, até que cada um dos sexos tenha ocupado, no mínimo, 30% das vagas. A partir desse percentual, segue-se a ordem de votação independentemente do sexo do candidato.

Já o PL 1333/2021 modifica o Código Eleitoral para reservar, quando da renovação de dois terços do Senado, uma vaga para candidaturas masculinas e outra vaga para candidaturas femininas, devendo os suplentes ser do mesmo sexo que o respectivo candidato.

A Presidência do Senado determinou a tramitação dessas proposições em conjunto, devido à afinidade temática entre elas, despachando-as para análise da CDH e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo à última manifestar-se em caráter terminativo (decisão final no Senado, sem precisar ir a voto no plenário principal da Casa, formado por todos os 81 senadores e senadoras).

Emenda 

Considerando que o intuito das proposições é aumentar a atual bancada feminina no Parlamento, fomentando a participação de mulheres na política, Zenaide sugeriu emenda para, quando da renovação do Senado Federal por dois terços, prever unicamente a reserva de uma das vagas para candidatas do sexo feminino, sem especificar o destino da outra vaga em jogo na eleição.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Hospital da Mulher inaugura ambulatório para usuárias na menopausa

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), ainda dentro da programação comemorativa ao mês da mulher, iniciou nesta terça-feira (19) os atendimentos do ambulatório de climatério para atender mulheres que passam pela transição do período de fertilidade para a menopausa.

Segundo a médica Ada Custódio, ginecologista no HMPMC e especialista em Climatério e Menopausa pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o início das atividades é um marco importante para o atendimento às mulheres neste período delicado de suas vidas.

“É um serviço ainda muito escasso no nosso país inteiro. E é um ambulatório especializado que vai ajudar essas mulheres que estão passando por essa fase de infecção e a fase menopausal, que vêm cheias de sintomas que atrapalham na qualidade de vida, interferem na parte familiar, no trabalho, na vida das mulheres”.

A médica explica ainda de que forma o ambulatório auxiliará as pacientes atendidas pelo HM de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Conseguiremos fazer tratamento de reposição hormonal. Nas pacientes que têm contraindicação à reposição hormonal, ofertaremos tratamentos alternativos que possibilitem enfrentar essa fase de uma maneira mais leve, ajudando a mitigar as dificuldades que ela passa em casa e até as dificuldades no trabalho”, comentou.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com