Categorias
Política

Francisco Carlos é eleito Vereador do Ano

Em votação nesta quinta-feira (14), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) foi eleito o parlamentar do ano 2023 da Câmara Municipal de Mossoró. Com sete votos, ele conquistou o Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças, criado em 2011 para premiar vereador ou vereadora de destaque no ano, na opinião da maioria da comissão eleitoral designada para essa finalidade.

Além de Francisco Carlos, foram votados os vereadores Edson Carlos (Cidadania), Genilson Alves (Pros), Marckuty da Maisa (Solidariedade) e Tony Fernandes (Solidariedade), com um voto cada.

A comissão eleitoral é constituída por 11 membros: quatro representantes dos meios de comunicação, três dos servidores efetivos da Câmara e quatro de entidades sociais – este ano, OAB Mossoró, Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Academia de Ciências Jurídicas de Mossoró (ACJUS) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O troféu será entregue na sessão de encerramento do ano legislativo 2023 da Câmara Municipal, quarta-feira (20).

Na oportunidade, o Legislativo também premiará, com troféus, o vereador Lucas das Malhas (MDB), parlamentar com mais proposições no ano; vereador Wignis do Gás (Podemos), o mais assíduo nas sessões; e o vereador Omar Nogueira (Patriotra), quem mais vezes fez pronunciamentos na tribuna do plenário.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Segurança

Júri condena três acusados do assassinato de Eliel Ferreira

Mossoró Hoje

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri Popular da Comarca de Natal decidiu pela condenação de Ialamy Gonzaga, conhecido por Junior Preto, de 40 anos, Francisco de Assis Ferreira da Silva, conhecido por Neném, e Josemberg Alexandre da Silva, conhecido por Beberg, de 38 anos, pelo homicídio de Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, de 25 anos.

O crime aconteceu no dia 9 de abril de 2022, no bairro Doze Anos, no município de Mossoró. O trio também foi condenado por uma tentativa de homicídio contra Lucas Emanoel, então namorado de Eliel.A pena foi proferida por volta das 22h desta quarta-feira (13).

Às 18h50 os sete jurados se retiraram para deliberar sobre as informações que foram apresentadas nos dois dias de julgamento, iniciado na manhã desta terça-feira (12).

Com a decisão do conselho de sentença pela condenação, a dosimetria estabelecida foi de:

Ialamy Gonzaga: 23 anos;

Francisco de Assis: 25 anos;

Josemberg Alexandre: 22 anos;

A pena do Ialamy Gonzaga foi menor devido às circunstâncias atenuantes: o fato dele não ter antecedentes criminais, ser considerado uma pessoa de boa conduta (antes de crime), bem como o fato de ele ter confessado o crime.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Grupos de dança e teatro da Uern estreiam espetáculo

Uma noite de dança e teatro. Assim será esta quinta-feira (14), no Campus Central da Uern, no espaço ao lado da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), onde acontecerá a estreia dos novos espetáculos dos grupos de dança (Grudum) e teatro (Grutum) da universidade. “Brincantes” e “No fundo do poço” serão apresentados a partir das 19h, integrando a programação da Caravana Natalina da Uern, iniciada na última segunda-feira. O acesso é livre.

Em “Brincantes”, o Grupo de Dança Universitário (Grudum) trabalha a performance corporal tendo como base a cultura popular e algumas de suas danças, em uma relação com a atividade dos artistas populares. “Quando artistas populares vão apresentar-se dizem que vão brincar. Brincadeira de gente não se limita à infância. Brincantes é uma releitura contemporânea das tradições que se perpetuam no imaginário popular brasileiro”, explica a sinopse do espetáculo, que tem direção de Renata Soraya e conta com Ana Valéria Cibulski, Bruna Medeiros, Camilla Medeiros, Hozana na Terra, Karine Cortez e Vanessa Emilly no elenco.

Já “No fundo do poço”, novo espetáculo do Grupo de Teatro Universitário Mossoroense (Grutum), foi construído a partir do texto “Com os bolsos cheios de Pão”, do romeno Matéi Visniec, mas com o objetivo de falar sobre temas que afetam a vida do mossoroense e do potiguar, sem perder o caráter universal.

O espetáculo é um convite ao teatro mais essencial, tendo como elemento mais importante o contato do ator e do público. Trata-se de um mergulho profundo nas relações construídas neste tempo pós-pandemia e de forte influência das redes sociais. A direção é de Dionízio do Apodi. O elenco conta com Cumpadi Caboco, Pedro Carlos, Ramires Shweysi e Renata Soraya. Colaboração artística de Álex Martins.

Caravana

A Caravana Natalina da Uern se encerra neste final de semana, com duas apresentações, nos dias 15 e 16, do espetáculo “Auto de Natal: a reinvenção do mundo”. A montagem, que tem direção artística de Denilson David e coreografia de André Rosa, coordenadores dos grupos Baobá e Cinese, respectivamente, será apresentada no Complexo Cultural da Uern, na Zona Norte de Natal, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Votação de ICMS acende alerta no governo Fátima

A derrubada da matéria sobre o ICMS no plenário da Assembleia Legislativa, ocorrida na terça-feira passada, dia 12, acende um sinal de alerta no governo Fátima (PT).

As estratégias governistas e a própria necessidade de aprovação da matéria não foram suficientes para angariar votos favoráveis.

Foi uma derrota e tanto.

Não há lastros para enfrentamento a deputados da própria base, incluindo os que votaram contra o projeto do governo.

Pelo contrário.

O governo precisa trabalhar arduamente para ter uma base sólida no Legislativo, para chamar de sua, ou pode enfrentar maiores problemas.

E como pode.

Só para lembrar, na Paraíba o projeto que aumentou o ICMS de 18% para 20% foi aprovado em 48 horas, a contar do dia em que a matéria chegou naquela Casa.

Por aqui, em meio a uma difícil situação fiscal e financeira, a derrubada da matéria foi marcada por uma série de erros de articulação política que fez com que o governo amargasse essa derrota. Somado a isso, a oposição trabalha hoje já sendo maioria.

Dentro desse cenário, vale a pena arriscar mais?

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com