Categorias
Sem categoria

RN recebe lote com vacinas da Pfizer e AstraZeneca


Doses serão distribuídas aos municípios

Foto: divulgação


O Rio Grande do NNorte recebeu, nesta segunda-feira (3), o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 7.020 doses da nova vacina. Este é o terceiro tipo de imunizante contra a Covid-19 disponibilizado ao público potiguar. 


Elas estão destinadas para a primeira dose (D1) do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. De acordo com o MS, é recomendando um intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose da vacina.


Junto com o lote da Pfizer, o estado também recebeu lote da Astrazeneca/Fiocruz, com mais 101.750 novos imunizantes para ampliar a campanha no RN e também atender pessoas com comorbidades nesta nova fase. Com esses novos lotes, o RN ultrapassa a casa de 1 milhão de doses de vacinas recebidas contra o novo coronavírus.


Por orientação do Ministério da Saúde, como a vacina da Pfizer precisa ser armazenada em temperaturas negativas, apenas as capitais receberão os imunizantes. Assim, como Natal é que dispõe de ultrafreezers para o armazenamento adequado das doses, somente a cidade recebeu os imunizantes já distribuídos nessa segunda-feira.


“Com mais esse imunizante no estado, será possível avançar com a campanha de vacinação contra o novo coronavírus, além de ampliar o público a ser vacinado, de forma escalonada, contemplando agora as pessoas com comorbidades, de acordo com a mais recente orientação do Ministério da Saúde, que estabelece as comorbidades prioritárias para a vacinação contra a Covid-19”, explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


A distribuição das vacinas contou com o auxílio de um caminhão da empresa Ster Bom para realizar o transporte dos imunizantes a uma baixa temperatura.


No último sábado (1º), o Rio Grande do Norte recebeu uma nova leva de vacinas, com 5.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas como segunda dose (D2), e as distribuiu na manhã desta segunda-feira.


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Haroldo Azevedo estuda postulação ao Senado Federal

Empresário fala sobre eleição
Foto: reprodução
Conversei demoradamente com o empresário Haroldo Azevedo.
Na pauta, política, comunicação e muito mais.
Entre um café e outro, que ocorreu nesta segunda-feira, no Vitória Palace Hotel, em Mossoró, questionei: “Vai ser candidato a algo em 2022?”
Ele sorriu. 
“Quem sabe. Posso ser, sim. Mas só se meu amigo Geraldo Melo não for postulante ao Senado. Se ele for, o apoiarei. Se não, posso ser candidato”.
Ao Senado?, voltei a questionar.
“Sim”, respondeu.
Haroldo Azevedo foi suplente do então senador Geraldo Melo de 1995 a 2002.
Os dois repetiram a dobradinha nas eleições de 2018, quando Geraldo tentou retornar ao Senado.
Haroldo Azevedo é um empresário da construção civil e da comunicação, com rádios em Natal.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Próximo trimestre de 2021 deve ter chuvas dentro da normalidade

Maior concentração de chuvas deverá ser no Oeste
Foto: Emparn
O mês de maio começou com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com maior concentração na região de Mossoró, Vale do Assú e Médio Oeste, devido à atuação combinada entre a Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) e o Sistema Frontal (FF), segundo análises dos especialistas da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
De acordo com recente reunião com representantes de diversos órgãos do setor de meteorologia de estados como Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e do Distrito Federal, os especialistas concluíram que a previsão para o próximo trimestre – maio, junho e julho de 2021- é de chuvas dentro da normalidade no Rio Grande do Norte.
“O acumulado previsto para próximo trimestre é de: 550 mm no Leste, 270 mm no Agreste, 140 mm na região Central e 180 mm no Oeste. Durante esses meses, poderão ocorrer eventos de chuvas intensas ao longo da faixa litorânea Leste devido à influência da região oceânica que está com as águas mais aquecidas do que o normal”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.
Para esta semana, Gilmar analisa que a tendência é de ocorrência de chuvas em todas as regiões potiguares. “As chuvas deverão aumentar a partir desta terça-feira (04) com maior intensidade nas Regiões Oeste e Central e se estenderem por toda a semana com a continuidade da atuação da ZCTI e FF sobre o estado”, comentou.
A temperatura deverá variar entre 24º C durante as madrugadas e as máximas em torno dos 30ºC durante as tardes, em Natal e para o interior do estado, no Seridó, mínimas deverão variar entre 20º C a 25º C e as máximas em torno dos 34º C. Nas regiões Serranas, as temperaturas oscilarão entre 20º C e 31º C.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com