Categorias
Sem categoria

Líder da Oposição critica Rosalba

Categorias
Sem categoria

Ibope realiza pesquisa sobre coronavírus em Mossoró

Pesquisadores estarão em 17 bairros

Foto: divulgação

Entre os dias 21 e 23 de junho pesquisadores do Ibope estarão nas ruas de Mossoró para dar continuidade à terceira e última fase do estudo nacional de prevalência do novo coronavírus no país. São cerca de 10 pesquisadores e uma enfermeira que vão sair por 17 bairros determinados, das 8h às 12h e 14h às 18h, devidamente capacitados e utilizando todos os materiais de proteção individual, para continuar o levantamento das informações.

Mossoró está entre as 133 cidades selecionadas do Brasil para participar da pesquisa, dentro do projeto Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional da Universidade Federal de Pelotas. O estudo está sendo executado pelo Ibope, coordenado UFPel com financiamento do Ministério da Saúde, tendo o objetivo de verificar o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e como o vírus está se propagando pelo Brasil.

Em cada residência visitada é escolhido um morador para responder algumas informações pessoais (idade, sexo, escolaridade do respondente, escolaridade da pessoa com maior grau de instrução no domicílio, cor da pele autorreferida); se teve algum sintoma da covid-19 nos últimos dias (tosse, febre, cansaço, dores no corpo, dificuldade para respirar, alterações no paladar e olfato); E também fazer um teste rápido do coronavírus com uma gota de sangue, tendo o resultado entre 15 a 20 minutos.

No Rio Grande do Norte o levantamento vai ocorrer em três cidades: Mossoró, Caicó e Natal. Os pesquisadores do Ibope vão percorrer 17 bairros em Mossoró, realizando entrevistas em 25 setores censitários, totalizando 250 pessoas entrevistadas na cidade.

BAIRROS SELECIONADOS PARA A PESQUISA

Boa Vista

Lagoa do Mato

Aeroporto (2 setores)

Nova Betânia

Abolição (3 setores)

Santa Delmira

Santo Antônio

Barrocas (3 setores)

Bom Jardim

Centro

Rincão (2 setores)

Alto de São Manoel (2 setores)

Planalto Treze de Maio (2 setores)

Dom Jaime Câmara

Belo Horizonte

Doze Anos

Dix-sept Rosado

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Governo do RN define retomada da economia

Governo define três etapas para reabertura da economia

Foto: crédito não identificado

O Governo do RN publicou hoje uma portaria, no Diário Oficial do Estado, que apresenta o cronograma de reabertura gradual do comércio.

O documento, feito em comum acordo com a Fecomércio e Fiern, define três etapas de reabertura para diversos setores, com exceção de academias, igrejas, escolas e shopping center.

A portaria afirma que “o avanço na gradual abertura da atividade econômica está condicionado aos bons indicadores de saúde, correlacionados à Taxa de Transmissibilidade da Covid-19 e à Taxa de Ocupação dos Leitos Clínicos e de UTI para Covid-19″.

De acordo com o documento a primeira fase “será iniciada a partir de ato formal da Governadora do Estado”.

O atual decreto de isolamento social se vence no próximo dia 24.

1ª etapa  Ficam autorizados a funcionar alguns estabelecimento do segmento de serviços (RH e Terceirização; Atividades de Informação, Comunicação, Agências de Publicidade, Design e afins; Centros de Distribuição, Distribuidoras, Depósitos; Atividades dos Serviços Sociais Autônomos, Sistema S (excluídas as respectivas escolas) e afins; Agências de Turismo; Salão de Beleza, Barbearias e afins); e alguns tipos de lojas (Artigos de Papelarias, Materiais de Escritório e Variedades; Produtos de Climatização; Bicicletas e Acessórios; Comércio de Plantas e Flores; Vestuário, Acessórios, Calçados; Bancas de Jornais e Revistas; Souvenires, Bijuterias e Artesanatos; Armarinho; Lojas de artigos usados).

 

2ª etapa Estão autorizadas a funcionar lojas de até 600 m² (maiores de 300 m² constantes da “Fração 1 e 2”), como Lojas de móveis, eletrodomésticos, colchões e utensílios domésticos; Lojas de departamento e magazines (que não funcionem em Shoppings e Centros Comerciais); Loja de eletrônicos/   informática; Instrumentos musicais e acessórios; Equipamentos de áudio e vídeo; Equipamentos de telefonia e comunicação; Joalherias e relojoarias e comércio de joias; Lojas de cosméticos e perfumaria. Essa etapa está prevista para iniciar no quinto dia do cronograma.

 

3ª etapa  Estão autorizados a reabrirem suas portas as Lojas de brinquedos; Lojas de artigos esportivos; Lojas de artigos de caça, pesca e camping; e os estabelecimentos do segmento de alimentação (restaurantes, lanchonetes e food Parks), desde que tenham até 300m²; mantendo até quatro pessoas por mesa; distância de 2 m entre as mesas e de 1 m entre as pessoas. Também é proibido o consumo de bebida alcoólica no estabelecimento. Os food parks devem disponibilizar pias, torneiras com água e sabão e outros meios de higienização aos clientes. Essa etapa está prevista para funcionar no décimo dia do cronograma.

Para todos os estabelecimentos especificados nesta primeira etapa, como também para todas as demais, existem regras gerais, que devem ser seguidas por todos. Além disso, existem regras e recomendações estabelecidas de acordo com as especificidades de cada um deles, como por exemplo, cuidados em elevadores; proibição de prova de roupas; redução do quadro de empregados e adoção de turnos de trabalho alternados; atendimento agendado para evitar aglomeração e espera; limpeza de máquinas de cartão; mudanças na apresentação de cardápios, entre outras.


Leia a portaria completa aqui.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com