Dia: 6 de abril de 2020
Documentação será apreciada em sessão virtual
Foto: João Gilberto
Na primeira sessão plenária por Sistema de Deliberação Remota (SRD), que irá acontecer nesta terça-feira (7), em horário regimental, os deputados potiguares vão apreciar 18 Projetos de Decretos Legislativos de calamidade pública.
“A nova ferramenta vai facilitar o trabalho dos legisladores no período de pandemia do novo Coronavírus que tem como efeito o isolamento social. O sistema permitirá continuidade do trabalho dos parlamentares do Rio Grande do Norte, sem prejuízo ao poder público”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira.
Os municípios que enviaram a documentação para apreciação por meio eletrônico são: Apodi, Serra Caiada, Ceará Mirim, Extremoz, São Rafael, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Serra do Mel, Doutor Severiano, São José do Campestre, Monte das Gameleiras, Umarizal, Baía Formosa, Afonso Bezerra, Barcelona, Santana do Matos, Campo Redondo e Lagoa de Pedras.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Providências Como o fluxo de passageiros não reage, e nem há previsão de melhora, o setor necessita de auxílio financeiro e redução de impostos para evitar o colapso. Na esfera municipal, segundo a Cidade do Sol, esse suporte pode ser materializado através da isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS), que já recebeu parecer favorável da Secretaria Municipal de Tributação. O setor também defende revisão do subsídio público sobre a gratuidade parcial da tarifa para estudante e instituição de subsídio municipal para idoso, haja vista a grande quantidade de idosos/usuários de baixa renda no serviço; criação de vale transporte para servidor público municipal, como em outros municípios Brasil afora. Em nível estadual, o transporte coletivo pleiteia a isenção de ICMS sobre o combustível para transporte de passageiros, como em outros Estados. E, no âmbito federal, propõe medidas imediatas para manter a operação mínima, como criação do Programa Transporte Social, que consiste no aporte mensal de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de créditos eletrônicos de passagens, enquanto perdurar a crise do covid-19. Siga-nos no Instagram. contatosaulovale@gmail.com |
A médica neurologista Samila Pinheiro usou as redes sociais para relatar a dificuldade de atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Falta o básico.
“Sou médica, formada pela UERN. Tem algo que me preocupa muito. Neste exato momento, não temos gasometria, nem sódio, nem potássio, nem vários exames importantes no Tarcísio Maia. Imaginem dirigir um carro sem volante. Você tem o motorista e o carro, mas não há como guiar. É o que acontece quando você tem médico, e tem respirador, mas faltam vários exames básicos como gasometria para manejar a ventilação mecânica dos pacientes. É inútil investirmos em hospital de campanha e na formação de novos médicos se os hospitais que já temos não dão suporte pros médicos trabalharem adequadamente. Sem volante, o destino do carro é certo: um acidente, um desastre”, publicou a profissional, na tarde desta segunda-feira (6).
“Os pacientes pagam muitas vezes os exames do próprio bolso”, complementou.
Nota do Blog: Governadora Fátima Bezerra e secretário de Saúde Cipriano Maia, vejam a situação da segunda maior unidade hospitalar do RN. Isso em plena pandemia. É um absurdo. |
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com