Mês: março 2020
A prefeita Rosalba Ciarlini se reuniu na tarde desta segunda-feira, 30, com representantes da classe empresarial da cidade para discutir medidas de contenção e prevenção ao coronavírus.
Na ocasião, os participantes foram informados sobre o novo Decreto municipal, 5.638, que proroga o fechamento do comércio até a próxima segunda-feira, 6.
Já em relação ao recesso escolar, o Art. 3º detalha que “fica antecipado o recesso escolar para o período de 17 a 30 de abril de 2020”, informa.
Novas medidas – O Decreto 5.638 ainda traz novas recomendações aos serviços essenciais, tais como farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidoras de medicamentos e de produtos e insumos médico-hospitalares e congêneres.
Outra inclusão no documento contempla como essenciais estabelecimentos como de oficinas mecânicas e borracharias, em especial para o suporte de transporte de carga de serviços essenciais nas estradas e rodovias, incluindo o comércio de autopeças e ferramentas.
contatosaulovale@gmail.comi
Anúncio foi feito pelo presidente Ezequiel Ferreira
Foto: divulgação
O combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte recebe apoio financeiro de R$ 2 milhões, anunciado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) para o combate ao coronavírus.
O apoio financeiro da Assembleia Legislativa nas ações de combate ao Coronavírus contempla recursos fundamentais para o amplo funcionamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Polícia Militar, em Natal.
Os leitos receberão pacientes em tratamento da doença.
A liberação do funcionamento das UTIs ocorre no momento em que a Assembleia, Governo do Estado, poderes e instituições atuam em parceria na ampliação de leitos nas unidades hospitalares do Estado.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Decisão foi tomada em reunião por videoconferência
Foto: assessoria
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu, por tempo indeterminado, o calendário universitário 2020, previsto para ter início no próximo dia 6 de abril.
A decisão ocorreu durante reunião realizada por videoconferência, nesta terça-feira (31), conduzida pela reitora em exercício Fátima Raquel e com participação de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, representante do Fórum dos Chefes de Departamento, e o Diretório Central dos Estudantes.
A proposta da suspensão foi apresentada pela reitora em exercício Fátima Raquel, na abertura da reunião, e endossada pelos participantes que haviam feito consulta aos departamentos e categoria estudantil, que também se posicionaram pela suspensão do calendário.
Pandemia
A decisão levou em consideração o estado de pandemia do novo coronavírus e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e decretos federais e estaduais sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo vírus, bem como a portaria da FUERN que estabeleceu orientações acadêmicas e administrativas quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Equipes realizam vistoria no local
Fotos: cedida
A direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) montou força-tarefa, para implantação dos 20 leitos de UTI.
Nesta terça-feira (31), equipes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram na unidade hospitalar para realizar serviços de ajustes, vistorias, limpeza e desinfecção do local.
“Serão 20 leitos de UTI, com equipamentos como respiradores e monitores, entre outros, e mais sete leitos de isolamento de retaguarda. A nossa meta é abri-los até a próxima segunda-feira (6)”, informa a diretora geral Herbênia Ferreira.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Legenda será presidida por vereador de oposição
Foto: Edilberto Barros
O vereador mossoroense Genilson Alves, que integra bancada de oposição, assinou ficha de filiação ao Pros.
Até então, ele estava filiado ao PMN, legenda que não atingiu a cláusula de barreira.
O parlamentar vai presidir a sigla em Mossoró.
“O nosso foco é a proporcional, com a formação de nominata. Quanto à majoritária, vamos decidir posteriormente com todos os filiados”, informou.
No RN, o partido é presidido pelo ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Fátima Bezerra (PT).
Mais mudanças
O Pros muda de lado em Mossoró.
Era encabeçado pelo vereador governista Ricardo de Dodoca, que se desfiliou recentemente do partido.
Agora, o partido sai das mãos de um governista para o controle de um oposicionista.
Em tempo: O período de janela partidária, quando vereadores e vereadoras podem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato, vai até a próxima sexta-feira (3). Não houve alteração no calendário eleitoral.
Leia mais: Pros mudará de comando e lado em Mossoró
contatosaulovale@gmail.com
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresenta um painel geral do número de notificados de Covid-19 (até às 9h do dia 31 de março): 1836 casos suspeitos | 405 descartados | 82 confirmados | 1 óbito.
Os casos confirmados dividem-se da seguinte maneira: Natal (42), Mossoró (17), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).
Há ainda dois casos confirmados de pessoas residentes, respectivamente, na cidade de Recife e de Fortaleza, que foram atendidas no RN.
A Sesap informa que, devido a transição para o novo sistema de notificação liberado pelo Ministério da Saúde, o Boletim Epidemiológico com o descritivo dos casos será divulgado apenas nesta quarta-feira (1º).
contatosaulovale@gmail.com
Mossoró receberá 170 novos leitos
Prefeita e governadora tratam do assunto em videoconferência
Foto: cedida
O município de Mossoró deverá receber 170 novos leitos, para o combate ao novo coronavírus. O assunto foi tratado em reunião, por vídeoconferência, nesta segunda-feira, entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Os secretários de Saúde do estado, Cipriano Maia, e do município, Saudade Azevedo, também participaram do encontro.
No Hospital Regional da Polícia Militar serão criados 25 novos leitos. O Hospital São Luiz está em negociação para a criação de 20 leitos de UTI e mais 20 enfermarias.
Já no Hospital Rafael Fernandes serão 18 leitos, enquanto que no Hospital Maternidade Almeida Castro serão 10 UTIs e 40 Unidades de cuidados intermediários (UCI/enfermarias). No Hospital Regional Tarcísio Maia serão 20 novos leitos de UTI e 7 UCI, além de mais 10 leitos de estabilização nas UPAs.
Efetivo da Saúde
“A perspectiva é que possamos criar 170 novos leitos. Mas uma das principais pendências é o efetivo de médicos e equipes de enfermagem que possam dar conta da demanda. Convocamos os aprovados no último concurso e, devido à gravidade da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar a contratação temporária de novos profissionais e suprir a necessidade dos hospitais”, disse a governadora.
Quanto aos novos leitos para o Tarcísio Maia, ela adiantou que estão sendo firmados os últimos preparativos para que as unidades estejam funcionando, no máximo, até a próxima segunda-feira (6).
“Vamos trabalhar em conjunto com os municípios montando um plano de ação para cada região e ver como trabalharemos com os materiais que hoje estão escassos, como os respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs). Também estamos trabalhando para recuperar os equipamentos que temos e melhorar a oferta de serviço de forma racional”, acrescentou o secretário estadual de Saúde Cipriano Maia.
Apoio
A prefeita Rosalba solicitou apoio do Governo do Estado, para aquisição de material hospitalar, com objetivo de montar uma ala de 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Raimundo Benjamim Franco, também conhecida como UPA do BH. De acordo com a prefeita, o espaço, de iniciativa municipal, seria destinado aos pacientes que precisam ficar em observação mas que ainda não necessitam estar em uma UTI.
“Já temos o projeto e estamos levantando os valores. O pessoal nós temos, precisamos de apoio do Governo para aquisição do material para desafogar os hospitais, mas termos condições de receber pacientes que requerem cuidados. Vamos atender a região do Alto Oeste, por isso a necessidade de novos leitos”, justificou Rosalba Ciarlini. Ela também solicitou reforço nas divisas com o Ceará, estado que soma alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Poder Executivo paga demais servidores amanhã
Foto: crédito não identificado
A Prefeitura de Mossoró inicia hoje, 30, o pagamento dos salários dos servidores da saúde e da educação. Os valores serão creditados até o fim da tarde.
Já os salários dos demais servidores serão pagos amanhã, 31, último dia útil do mês.
O pagamento ocorre em duas etapas para que não ocorra aglomeração nos bancos, em respeito às determinações de prevenção ao coronavírus.
A Prefeitura iniciou o calendário de pagamento pelos aposentados e pensionistas, que receberam na última quarta-feira, 25.
Os repasses relativos aos adicionais ao salário serão anunciados nos próximos dias.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com