Categorias
Sem categoria

Fátima pode ser eleita em primeiro turno; Styvenson e Zenaide lideram Senado, aponta Consult

A pesquisa Consult/Blog do BG, divulgada na tarde desta terça-feira (2) mostrou números para o Governo do Estado e para o Senado Federal.

Na sondagem para governo, a petista Fátima Bezerra se mantém na liderança, com possibilidade de liquidar a eleição no primeiro turno.

Ela teria 47,9% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, indica pesquisa consult. Neste cenário, Carlos Eduardo Alves teria 32,93% e Robinson Faria teria 15,28%.

Nesse cálculo, semelhante ao feito pelo TSE, são excluídos eleitores que declaram voto branco, nulo e indecisos. Pela margem de erro, Fátima tem entre 45,7% e 50,2% dos votos válidos, patamar que garante a vitória no primeiro turno.

A pesquisa também apontou números para o Senado Federal. Styvenson (Rede) e Garibaldi Filho (MDB) têm a preferência dos eleitores.

A pesquisa foi realizada de entre os dias 26 e 29 de setembro, com 1.700 entrevistas, em todas as 12 regiões do Estado. Sua margem de erro é 2,3% e o intervalo de confiança de 95%, o que significa que a cada 100 resultados, 95 deles estarão dentro da margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos RN-06487/2018 e BR-05180/2018.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

STF torna réu presidente da Assembleia Legislativa do RN


Deputado Ezequiel Ferreira responderá por ação penal no STF
Foto: Assessoria/AL


Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (2) denúncia contra o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), por corrupção passiva.
Com isso, será aberta uma ação penal e o político responderá na condição de réu. O recebimento da denúncia não significa que a Corte considera o deputado culpado.
O G1 buscava contato com a assessoria do deputado até a última atualização desta reportagem.
Segundo a acusação, no ano de 2009, ele recebeu R$ 300 mil para interceder junto aos demais deputados da Assembleia Legislativa em favor da aprovação de um projeto que dispunha sobre o programa de inspeção veicular e manutenção de veículos em uso no Estado do Rio Grande do Norte.
Embora o foro para julgamento de deputados estaduais não seja o STF, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte enviou o caso à Corte, porque mais da metade do desembargadores se declararam impedidos para julgar o processo.
Votaram pelo recebimento da denúncia os ministros Luiz Fux (relator), Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. O ministro e presidente da Turma, Alexandre de Moraes, não participou do julgamento.
Elementos justificam abertura de ação
Para Fux, há elementos documentais que justificam a abertura da ação penal para a continuidade das investigações.
“Sobretudo no que se refere a efetiva percepção de vantagem indevida pelo denunciado tendo em vista a existência de extratos bancários que sinalizam a sinalização de pagamentos”, disse o relator.
“Embora as provas não sejam robustas o suficiente para uma condenação eu acho que a denúncia articula de uma maneira suficiente e satisfatória os fatos imputados e há indícios suficientes pelo menos para fins de recebimento da denúncia”, afirmou Barroso.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Na reta final, candidatos priorizam eleitores indecisos

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Fátima lidera para Governo; 4 estão “colados” na disputa para Senado

Fátima lidera para governo; disputa para Senado é acirrada

Foto: Montagem/web

Pesquisa Perfil, contratada pelo portal Agora RN, mostrou números da disputa para o Governo do Estado e para o Senado. A pesquisa foi divulgada na manhã desta terça-feira (2):

Fátima Bezerra (PT): 33,71%;

Carlos Eduardo (PDT): 23,43%;

Robinson Faria (PSD): 8,64%;

Brenno Queiroga (Solidariedade): 1,29%;

Carlos Alberto Medeiros (PSOL), com 1,07%;

Freitas Júnior (Rede), com 0,36%;

Dário Barbosa (PSTU), com 0,21%;

Heró Bezerra (PRTB), com 0,07%.

Indecisos 14,36%;

Pretendem anular ou votar em branco: enquanto 16,86%.

Senado Federal

Styvenson (Rede): 25,5%;

Geraldo Melo (PSDB): 23,93%;

Garibaldi Alves Filho (MDB) tem 23,71%;

Zenaide Maia (PHS), 23,29%.

Na sequência, aparecem Antônio Jácome (Podemos), com 6,29%; seguido de Magnólia Figueiredo (Solidariedade), com 3,71%; Alexandre Motta (PT), com 3,43%; Laílson de Almeida (PSOL), com 0,64%; Jurandir Marinho (PRTB), Joanílson de Paula Rêgo (Democracia Cristã), Telma Gurgel (PSOL) e Levi Costa (PRTB), com 0,5% cada; Ana Célia Siqueira (PSTU), com 0,36%; João Morais (PSTU), com 0,29%; e João Napoleão (Rede), com 0,21%.

Quase metade dos entrevistados (47,14%) se diz indecisa, enquanto 39,5% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto.

A pesquisa ouviu 1,4 mil eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro em 57 municípios de 12 regiões do Estado. A margem de erro é de 2,61% para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-05433/2018.


Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com