Categorias
Sem categoria

Ufersa retira homenagem a ditador Costa e Silva

Com isso, a estrutura passa a se chamar Ginásio de Esportes da Ufersa

Foto: Web


O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) aprovou, à unanimidade, a retirada do nome dado ao ginásio de esportes da instituição, que chamava-se General Costa e Silva.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (24). 


A proposta de mudança foi encabeçada pelo grupo de pesquisa História Constitucional e Direitos Sociais, orientado pelo professor da instituição, Rafael Cabral. Eles questionavam o fato da universidade homenagear um dos mais truculentos governantes do país.

Com isso, a estrutura passa a se chamar Ginásio de Esportes da Ufersa.

O mais duro golpe

O General Costa e Silva governou o Brasil durante o Regime Militar, no período de 1967 – 1969. Foi no governo dele que foi instituído o Ato Institucional nº 5 (AI-5), considerado o mais duro golpe do Regime.

Só para se ter uma ideia, foi através dessa medida que parlamentares contrários aos militares tiveram direitos políticos cassados. Foi também proibida qualquer manifestação popular. Jornais, revistas, peças de teatro e músicas eram censurados previamente, com o AI-5.

Leia mais: Ufersa estuda retirada de homenagem a Costa e Silva

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

MEC autoriza a abertura do curso de Direito na Faculdade Diocesana de Mossoró

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira, 24, a portaria que autoriza a abertura do curso de Direito pela Faculdade Diocesana de Mossoró. A aprovação do curso enriquece ainda mais o portfólio da instituição, que agora passa a ofertar oito cursos de graduação: Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia. 

O curso de Direito foi aprovado com conceito 4, o que expressa o alto grau de excelência comprovada pelos avaliadores do Ministério da Educação durante visita no mês de abril. 

Vestibular

O novo curso terá um vestibular exclusivo no dia 04 de agosto, às 14h, na própria instituição. Para o semestre 2018.2, serão ofertadas 50 vagas para o turno da noite e a previsão é que as aulas iniciem no dia 13 de agosto. 

As inscrições são gratuitas e os candidatos podem realizar através do site www.fdm.edu.br

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Governo faz mudanças no comando da 1ª Ciretran

Sai Abraão Dutra e entra “João de Beguinho”

Foto: Montagem

O Governador Robinson Faria (PSD) realiza mudanças no comando da 1ª Circulação de Trânsito (CIRETRAN), com sede em Mossoró.

Sai o advogado Abraão Dutra e entra o ex-vereador de Areia Branca João Ferreira Tavernad Sousa Neto, conhecido como “João de Beguinho”.

A determinação da mudança já foi feita e passa a valer a partir do dia 1º de agosto.

O advogado Abraão Dutra foi promovido para cargo de coordenação no Detran de Natal. Ele é indicado pelo vereador mossoroense João Gentil (sem partido), que faz parte da base aliada do governador.

Já “João de Beguinho” é indicado pelo ex-prefeito de Areia Branca Ruindenberg Ferreira (PSD), o “Beguinho”, pré-candidato a deputado estadual.

Governo determina mudanças a partir do dia 1º

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Ministério Público apura supostos desvios de recursos do Fundeb em Mossoró

Sindicalista prestou informações ao MP e pediu continuidade das investigações

Foto: Web

O Ministério Público do RN, através da 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, abriu inquérito civil para investigar supostos desvios de recursos do Fundeb em Mossoró. A investigação foca no período de dezembro de 2016, gestão do ex-prefeito Francisco José Júnior (hoje sem partido).

Motivo: O MP quer saber o porquê dos salários dos servidores da educação municipal não terem sido pagos dentro do mês de dezembro, se o Governo Federal enviou os recursos via Fundeb com essa finalidade. O pagamento dos salários de dezembro e do décimo-terceiro salário de 2016 só foi concluído em maio de 2018.

A Promotoria já tem em mãos extratos de movimentação bancária que provam o recebimento dos recursos do Fundeb pela gestão municipal.

Sindicato se queixa de dificuldades de informação

Durante audiência no Ministério Público nesta segunda-feira (23) sobre esse inquérito, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserpum), Marleide Cunha, afirmou que desde o início da gestão Rosalba Ciarlini (PP) tem cobrado informações sobre o paradeiro dos recursos do Fundeb do mês de dezembro de 2016.

É que apesar do inquérito não focar na gestão Rosalba, foi solicitada a atual administração prestar essas informações, para apuração, como movimentação bancária e rastreio dos recursos.

Segundo ela, em várias ocasiões, a Prefeitura informou que estava rastreando o dinheiro para saber em que conta estaria depositado. Até agora, passados quase dois anos, nenhuma informação concreta foi repassada ao sindicato.


“Sabemos que os recursos do Fundeb é verba vinculada, ou seja, não pode ser desviada para outro fim. Portanto jamais salários dos profissionais da Educação poderiam não ser pagos no mês trabalhado. Foi cometido um crime e queremos a sua apuração e punição”, cobrou a presidente do Sindiserpum. 


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

João Maia convoca pré-candidatos à reunião para discutir apoios

João Maia anunciará definições do PR no dia 1º

Foto: Web

O presidente estadual do PR, ex-deputado João Maia, convocou os pré-candidatos e dirigentes do partido para uma reunião hoje à noite, em Natal.

Na pauta, discussões entorno do apoio e das coligações da legenda, que só serão anunciados no dia 1º de agosto. 

O PR já é tido como certo no projeto de reeleição do governador Robinson Faria (PSD), inclusive podendo indicar um vice de Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com