Categorias
Sem categoria

Prefeitura e sindicato não se entendem e greve continua

Servidores vão manter acampamento em frente ao Palácio da Resistência

Deu blog Blog de Carol Ribeiro

A greve continua. Os servidores municipais de Mossoró optaram, em assembleia do SINDISERPUM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró – nesta manhã, por insistir na queda de braço com a prefeitura.

A justificativa é que, apesar da reunião desta quarta-feira (27) com os secretários municipais, o executivo não detalhou a proposta de reposição salarial e, portanto, a paralisação segue.

O movimento paredista avança para a terceira semana, mas a população não percebe os reflexos da paralisação nas atividades nas áreas essenciais, como a saúde.

O movimento não teve sequer adesão dos professores, categoria que sempre garante peso às greves, por refletir diretamente no serviço à população, parando o funcionamento das escolas.

A ocupação dos servidores à sede da Prefeitura, após uma semana de paralisação, foi uma tentativa do SINDISERPUM de conferir força ao movimento, sem sucesso.

Mesmo assim, a movimentação grevista segue insistentemente. Legítima e justa, mas sem perspectiva nem adesão, não incomoda quem tem o poder de atender às demandas do servidores e, dessa forma, tende ao fracasso.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

MEC autoriza cursos de Administração e Gastronomia na Faculdade Diocesana

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) autorizou a abertura de mais dois cursos na Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM): Administração (120 vagas/ano) e Gastronomia (100 vagas/ano).

“É com grande alegria que recebemos a notícia da autorização dos cursos de Administração e Gastronomia da Faculdade Diocesana de Mossoró. Esta é mais uma vitória no processo de consolidação da FDM”, comemorou o diretor da instituição, Pe. Charles Lamartine.

De acordo com o diretor financeiro da FDM, Pe. Demétrio de Freitas, a previsão é que a seleção de alunos para os dois novos cursos aconteça no próximo vestibular tradicional, para ingresso em 2018.1. 

Hoje a instituição conta com turmas de Psicologia, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Teologia.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Vereadores fazem nova visita a unidades de saúde e identificam mais de 20 medicamentos em falta

Os vereadores Isolda Dantas (PT), Petras Vinícius (DEM), Ozaniel Mesquita (PR), Genilson Alves (PMN), Raério Araújo (PRB) e Alex do Frango (PMB) visitaram durante a manhã desta quinta-feira (28) três equipamentos da saúde do município e constataram problemas de desabastecimento, segurança e limpeza.

CENTRO DE OBESIDADE

No primeiro deles, o Centro de Obesidade de Mossoró, localizado no bairro Nova Betânia, faltam profissionais para atender de 30 a 40 pessoas por dia que frequentam o local. Segundo funcionários alguns deles estão de licença e não foram substituídos. Outro problema relatado foi a falta de segurança. 

Somente este ano, o Centro foi assaltado sete vezes, de onde levaram ventiladores, bebedouro e outros objetos. “Trabalhamos numa situação de medo constante”, disse uma funcionária.

Desde o ano passado o Centro de Obesidades não recebe produtos de limpeza, o que tem levado os próprios usuários a comprar os produtos e realizar a limpeza do ambiente. São os usuários também que compram a água para beber e o cloro da piscina.

Centro de Obesidade com equipamentos quebrados

CAPS II

O segundo equipamento visitado pelos vereadores foi o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado também no bairro Nova Betânia e que atende cerca de 300 pacientes por mês, quando a capacidade seria para atender 220 pacientes.

Dos problemas identificados no local está a falta de medicamentos essenciais para os pacientes em tratamento psiquiátrico. Dos 21 medicamentos que são oferecidos pelo Caps, 15 estão faltando, como a Fluoxetina (antidepressivo), Clonazepam (ansiolítico conhecido como Rivotril usado para crises epiléticas e ansiedade) e também Diazepam (benzodiazepínico com efeito calmante).

Piscina do Caps sem manutenção

A falta de segurança também foi uma queixa dos usuários, pois muitos já foram assaltados do lado de fora do prédio. O próprio Caps também já foi assaltado. A infraestrutura deficiente do espaço é visível: paredes com cupins e infiltrações e a piscina usada para terapia está sem manutenção.

Piscina do Caps sem manutenção

UPA SÃO MANOEL

A terceira visita dos vereadores foi na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Alto de São Manoel. Por lá, foi constatada a falta de insumos básicos e também de medicamentos em quantidade suficiente para atender a necessidade diária.

O laboratório que funcionava em anexo ao prédio está desativado e, por isso, todos os exames de sangue estão sendo feitos na Upa do Belo Horizonte. “Aqui é um serviço de urgência, era necessário termos um laboratório como há em outros lugares”, afirmou uma funcionária.

Estrutura de farmácia municipal danificada

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Assembleia Universitária comemora 49 anos da UERN

Em comemoração ao aniversário de 49 anos da UERN, será realizada hoje a Assembleia Universitária da instituição. O evento, que promete ser bastante concorrido, será no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 19h.

A cerimônia também marca a posse do reitor Pedro Fernandes e da vice-reitora eleita, Raquel Morais, para o mandato 2017/2021.

contatosaulovale@gmail.com