Categorias
Utilidade Pública

Prefeitura certifica alunos em inglês e confirma intercâmbio em Londres

Na próxima segunda-feira (23), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, fará a entrega de certificados de conclusão do curso de inglês do programa “De Mossoró para o Mundo”. O evento acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 15h.

O curso de inglês foi ministrado por professores da Faculdade de Letras e Artes (FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de parceria firmada com a Prefeitura de Mossoró. Participaram do curso 200 alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino. Além dos certificados, os 10 alunos selecionados para o intercâmbio do “De Mossoró para o Mundo” receberão certificados de proficiência.

Intercâmbio

Do total de alunos que se inscreveram para fazer o curso de inglês, 10 foram selecionados para realizarem o primeiro intercâmbio internacional do programa “De Mossoró para o Mundo”. O primeiro destino do intercâmbio será para Londres – capital da Inglaterra.

A data da viagem para a Inglaterra, dos 10 alunos selecionados, será anunciada durante a cerimônia no Teatro Dix-huit Rosado, na próxima segunda-feira. A Prefeitura de Mossoró custeará todas as despesas dos alunos e da comitiva que acompanhará o grupo, incluindo passagens de avião, traslado, uniformes padronizados, moletons, malas e capas para as malas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide participa de ordem de serviço em São Gonçalo e visita Goianinha

A senadora Zenaide Maia (PSD) cumpriu agenda nesta quinta-feira (19) nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Goianinha.

À tarde, em São Gonçalo do Amarante, a parlamentar participou da assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede da Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida.

À noite, a senadora seguiu para Goianinha, onde prestigiou a solenidade de inauguração da nova sede da Câmara Municipal, o Palácio Raimundo Morais Lisboa, um marco para o Legislativo local.

Em São Gonçalo do Amarante, ao lado do prefeito Jaime Calado (PSD), da deputada estadual Terezinha Maia (PL), do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nonato, além de vereadores, secretários municipais e a comunidade local, Zenaide acompanhou a assinatura que dá início às obras da nova Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida.

Esta é a quinta ordem de serviço para construção ou reforma de equipamentos de Educação assinada na atual gestão municipal, um feito que, segundo a senadora, reflete o compromisso com o futuro das crianças e jovens do município.

“Investir em Educação é acreditar no potencial do nosso povo. Ver uma gestão municipal empenhada em dar condições dignas de ensino para os alunos é motivo de muito orgulho. Essa escola não será apenas um prédio, mas um espaço de oportunidades e transformação social”, destacou a senadora durante o ato no local da futura obra.

Goianinha

Já no período da noite, Zenaide marcou presença em Goianinha para um momento histórico. Ao lado da prefeita Nira, do vice-prefeito Júnior de Dunga, do presidente da Câmara, Alexandre Veras, e de uma  comitiva de autoridades, a senadora participou da inauguração da nova sede do Poder Legislativo municipal.

A solenidade contou com as presenças ilustres do vice-governador do Estado, Walter Alves, do deputado federal João Maia, e dos deputados estaduais Kleber Rodrigues, Cristiane Dantas, Coronel Azevedo e Tomba Farias, além de secretários e uma expressiva parcela da população. Em seu discurso, Zenaide celebrou a entrega do novo espaço como uma vitória da democracia e da transparência.

“Hoje celebramos muito mais do que a inauguração de um prédio. Celebramos um marco na história do município de Goianinha: a entrega da nova sede da Câmara de Vereadores, a casa do povo. Este espaço que hoje abrimos simboliza compromisso, transparência e responsabilidade. Cada parede erguida, cada sala planejada, cada detalhe pensado representa o respeito à população que aqui deposita sua confiança”, afirmou a senadora.

O novo Palácio Raimundo Morais Lisboa chega para modernizar os trabalhos legislativos e oferecer mais dignidade e acessibilidade à população que necessita dos serviços da Câmara.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Suprema Corte derruba tarifaço de Trump

Por Micaela SantosJanize ColaçoAndré Catto, g1

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (20), que o presidente Donald Trump extrapolou sua autoridade ao impor um amplo aumento de tarifas sobre importações de quase todos os parceiros comerciais dos EUA, conhecido como “tarifaço”.

Por 6 votos a 3, a maioria dos ministros concluiu que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) não permite ao presidente criar tarifas por conta própria. Trump argumentava que a lei de 1977 autoriza o presidente a adotar esse tipo de medida em situações excepcionais.

O presidente da Corte, John Roberts, foi o relator da decisão e liderou a maioria. Os juízes Clarence Thomas, Samuel Alito e Brett Kavanaugh foram os votos vencidos.

Roberts afirmou que Trump precisa de uma “autorização clara do Congresso” para justificar o tarifaço, citando precedente da própria Suprema Corte.

A decisão atinge principalmente as chamadas tarifas recíprocas, que representam o núcleo da estratégia tarifária do governo. Outras tarifas em vigor, como as aplicadas sobre aço, alumínio e fentanil, continuam valendo.

Na prática, a decisão da Suprema Corte derruba as tarifas de 10% ou mais que vinham sendo aplicadas desde abril de 2025 à maioria dos parceiros comerciais dos Estados Unidos.

No entanto, não são afetadas as tarifas específicas sobre importações de aço e alumínio, que também incluem produtos brasileiros, aplicadas com base na “Seção 232 do Trade Expansion Act de 1962”, uma lei voltada exclusivamente à segurança nacional.

Com a decisão, a estratégia comercial de Donald Trump pode sofrer mudanças significativas.

Além disso, além da derrubada de tarifas, o governo americano pode ser obrigado a devolver parte dos bilhões arrecadados com os impostos de importação.

De acordo com economistas do Penn-Wharton Budget Model, esse valor pode ultrapassar US$ 175 bilhões (aproximadamente R$ 912,5 bilhões).

Ainda assim, a decisão da Suprema Corte não encerra de forma definitiva a possibilidade de novas tarifas nos EUA.

O governo Trump já indicou que pode buscar outros fundamentos legais para impor taxas de importação, como argumentos ligados à segurança nacional ou a práticas comerciais consideradas desleais.

A Constituição dos EUA estabelece que o poder de criar impostos e tarifas é exclusivo do Congresso, e não do presidente.

Mesmo assim, Trump utilizou a Lei de Poderes Econômicos em Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês) para impor tarifas a quase todos os parceiros comerciais dos EUA, incluindo o Brasil, sem a aprovação do Legislativo.

Além disso, o presidente também aplicou tarifas adicionais com base em outras leis, que não foram objeto da análise da Suprema Corte neste caso.

Reação

Segundo a agência Reuters, Trump classificou como “uma vergonha” a decisão da Suprema Corte americana de derrubar as tarifas de importação impostas por ele. O presidente também afirmou que já possui “um plano B” para manter as taxas sobre produtos importados.

Em agosto de 2025, Donald Trump criticou a decisão do tribunal de apelações, que declarou ilegais a maior parte das tarifas impostas por ele.

Na ocasião, o tribunal determinou que as tarifas continuassem em vigor até 14 de outubro, concedendo ao governo Trump a oportunidade de recorrer à Suprema Corte. Ao levar o caso à instância superior, o tarifaço permaneceu em vigor.

“Se essa decisão fosse mantida, ela literalmente destruiria os Estados Unidos. (…) Todos devemos lembrar que as TARIFAS são a melhor ferramenta para ajudar nossos trabalhadores e apoiar empresas que produzem excelentes produtos FEITOS NOS EUA”, publicou ele na Truth Social.

Na prática, Trump fez das tarifas um eixo de sua política externa no segundo mandato, usando-as para pressionar e renegociar acordos com países exportadores aos EUA. A estratégia permitiu obter concessões econômicas, mas aumentou a instabilidade nos mercados financeiros.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Vonúvio Praxedes se desliga da TCM e 95 FM

O jornalista Vonúvio Praxedes se despediu nesta sexta-feira do grupo TCM Telecom, onde atuou por 14 anos.

Ele estava à frente dos programas Meio Dia TCM, da 95 FM, e Cenário Político, da TCM, consolidando-se como uma das vozes do jornalismo local, com atuação marcada pela análise política consistente e pelo compromisso com a informação.

Vonúvio passa agora a integrar a agência 2 HC, fundada pelo publicitário Hélito Honorato. Ele também seguirá à frente do blog Diário Político.

Na TCM, quem assume seu lugar é a jornalista Nathália Rebouças, profissional da casa.

Sucesso na nova etapa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com