A governadora Fátima Bezerra (PT) encerrou, nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções de Natal, o Curso de Formação Profissional (CFP) de 367 novos integrantes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Segundo Fátima Bezerra, a chegada dos novos policiais representa mais uma ação de fortalecimento da segurança pública no Rio Grande do Norte. “São 367 homens e mulheres que se dedicaram e concluem hoje esta etapa fundamental da trajetória profissional, passando a integrar definitivamente a Polícia Civil do nosso Estado. Delegados, escrivães e agentes que sabem o que os motiva, pois entrar para a Polícia Civil não é apenas exercer uma função; é, sobretudo, cumprir uma missão. A missão de servir à sociedade, defender e proteger a vida do nosso povo, garantir direitos e fortalecer a justiça”, disse.
A formação profissional, iniciada em outubro e promovida pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), teve duração de três meses e reuniu atividades teóricas e práticas voltadas à capacitação técnica, jurídica, operacional e física dos futuros servidores. Nesta turma, formaram-se 43 delegados, 111 escrivães e 213 novos agentes.
A governadora Fátima Bezerra detalhou que, entre 2019 e 2025, o Rio Grande do Norte investiu mais de R$ 500 milhões em segurança pública e realizou nove concursos públicos, resultando na contratação de 4,6 mil novos servidores, incluindo policiais, bombeiros, peritos e policiais penais.
“Quando assumimos, fazia 13 anos que não havia concurso para a Polícia Civil, o que gerou o maior déficit de policiais do Brasil. Enfrentamos essa situação e hoje celebramos a conclusão da terceira turma da nossa gestão. Estamos modernizando a investigação, fortalecendo a inteligência técnica e mantendo o respeito absoluto à legalidade. Parabéns a todos e que esta seja uma trajetória de honra e propósito a serviço da sociedade potiguar”, comemorou.
Durante a capacitação, os novos integrantes da Polícia Civil tiveram aulas de ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro.
A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes, ressaltou que, nos últimos quatro anos, três turmas de novos policiais participaram do Curso de Formação Profissional. “Com a entrada dos novos profissionais, o Estado atinge a marca histórica de 65% de reposição do efetivo da instituição, fruto de um investimento que quintuplicou nos últimos anos”, disse.
Ela pontuou que o curso integra a política de recomposição do efetivo da Polícia Civil, inserida em um conjunto mais amplo de investimentos realizados pelo Governo do Rio Grande do Norte desde 2019.
A solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Araújo; do secretário-adjunto da pasta, delegado Osmir Monte; do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz; e da diretora da Academia de Polícia Civil, delegada Dulcinéia Costa. Também participaram o secretário de Estado da Fazenda, Cadu Xavier; o secretário extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; o subcoordenador do Instituto de Identificação, Pedro Benício; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier; a secretária de Segurança Pública do Município de Natal, Samara Trigueiro; o representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte, promotor Victor Emanuel; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Carlos Kelsen; o defensor público Francisco Sidney de Castro; e a delegada-geral da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte. Também participaram representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com