Categorias
Utilidade Pública

Gestantes a partir da 28ª semana podem se vacinar contra bronquiolite

A Prefeitura de Mossoró informa que segue com o processo de imunização contra bronquiolite na rede municipal de saúde. A vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gestação e é encontrada das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) protege os recém-nascidos dos casos de bronquiolite. A vacina oferece proteção aos bebês, uma vez que os anticorpos gerados na gestante são transferidos para o recém-nascido.

A vacina contra bronquiolite ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduz riscos de hospitalização e complicações graves. A proteção é uma medida importante para a saúde pública, especialmente para crianças prematuras e com comorbidades.

De acordo com a Coordenação de Imunizações do município, em Mossoró, o público-alvo compreende 3.227 mulheres gestantes. É importante lembrar que no ato de vacinação, a gestante deve apresentar documento que ateste sua inclusão no grupo de contempladas para receber o imunizante.

A vacina começou a ser ofertada em Mossoró no mês de dezembro de 2025. O serviço de vacinação é ofertado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas UBSs.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN conclui formação de 367 novos policiais civis

A governadora Fátima Bezerra (PT) encerrou, nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções de Natal, o Curso de Formação Profissional (CFP) de 367 novos integrantes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Segundo Fátima Bezerra, a chegada dos novos policiais representa mais uma ação de fortalecimento da segurança pública no Rio Grande do Norte. “São 367 homens e mulheres que se dedicaram e concluem hoje esta etapa fundamental da trajetória profissional, passando a integrar definitivamente a Polícia Civil do nosso Estado. Delegados, escrivães e agentes que sabem o que os motiva, pois entrar para a Polícia Civil não é apenas exercer uma função; é, sobretudo, cumprir uma missão. A missão de servir à sociedade, defender e proteger a vida do nosso povo, garantir direitos e fortalecer a justiça”, disse.

A formação profissional, iniciada em outubro e promovida pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), teve duração de três meses e reuniu atividades teóricas e práticas voltadas à capacitação técnica, jurídica, operacional e física dos futuros servidores. Nesta turma, formaram-se 43 delegados, 111 escrivães e 213 novos agentes.

A governadora Fátima Bezerra detalhou que, entre 2019 e 2025, o Rio Grande do Norte investiu mais de R$ 500 milhões em segurança pública e realizou nove concursos públicos, resultando na contratação de 4,6 mil novos servidores, incluindo policiais, bombeiros, peritos e policiais penais.

“Quando assumimos, fazia 13 anos que não havia concurso para a Polícia Civil, o que gerou o maior déficit de policiais do Brasil. Enfrentamos essa situação e hoje celebramos a conclusão da terceira turma da nossa gestão. Estamos modernizando a investigação, fortalecendo a inteligência técnica e mantendo o respeito absoluto à legalidade. Parabéns a todos e que esta seja uma trajetória de honra e propósito a serviço da sociedade potiguar”, comemorou.

Durante a capacitação, os novos integrantes da Polícia Civil tiveram aulas de ética e direitos humanos, investigação de crimes patrimoniais e de homicídios, combate ao crime organizado, planejamento operacional e estratégico, comunicação social, técnicas de entrevista e interrogatório, defesa pessoal, abordagem e tiro.

A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes, ressaltou que, nos últimos quatro anos, três turmas de novos policiais participaram do Curso de Formação Profissional. “Com a entrada dos novos profissionais, o Estado atinge a marca histórica de 65% de reposição do efetivo da instituição, fruto de um investimento que quintuplicou nos últimos anos”, disse.

Ela pontuou que o curso integra a política de recomposição do efetivo da Polícia Civil, inserida em um conjunto mais amplo de investimentos realizados pelo Governo do Rio Grande do Norte desde 2019.

A solenidade de encerramento do Curso de Formação Profissional contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Araújo; do secretário-adjunto da pasta, delegado Osmir Monte; do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz; e da diretora da Academia de Polícia Civil, delegada Dulcinéia Costa. Também participaram o secretário de Estado da Fazenda, Cadu Xavier; o secretário extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; o subcoordenador do Instituto de Identificação, Pedro Benício; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier; a secretária de Segurança Pública do Município de Natal, Samara Trigueiro; o representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte, promotor Victor Emanuel; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Carlos Kelsen; o defensor público Francisco Sidney de Castro; e a delegada-geral da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte. Também participaram representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Associação firma parceria para aulas de basquete gratuitas em escolas municipais

A Associação Atlética Santa Delmira (SADE) lançou o programa Cestinhas nas Escolas, uma iniciativa voltada à promoção do esporte, da educação e da cidadania, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e com apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O programa terá início na Escola Municipal Celina Guimarães, no bairro Barrocas, com a oferta de aulas gratuitas de basquete para 50 alunos da própria escola, com idades entre 8 e 14 anos.

A proposta é inserir a prática esportiva no ambiente escolar, utilizando o basquete como ferramenta de formação cidadã, disciplina e convivência social, fortalecendo o vínculo entre educação e esporte na rede pública de ensino.

As inscrições serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da SADE.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Justiça proíbe tráfego de veículos nas praias de Touros

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença favorável que proíbe a circulação de veículos nas praias do litoral do município de Touros (RN). Localizada a 90 km de Natal, a cidade vinha sofrendo com o tráfego desordenado de carros, motos, quadriciclos e buggies, que colocam em risco a vida de frequentadores e trabalhadores da área, além de causar danos graves ao meio ambiente.

A decisão reforça que a proibição não impede o trânsito, devidamente autorizado e controlado, de ambulâncias, viaturas de segurança pública, veículos adaptados ao transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, veículos da limpeza urbana, bem como os de apoio às atividades tradicionais de pesca artesanal e às práticas esportivas autorizadas, desde que previamente cadastrados, identificados e supervisionados.

Na sentença, a Justiça Federal acatou os pedidos de uma ação civil pública movida pelo MPF, de autoria do procurador da República Felipe Siman, e confirmou uma liminar concedida anteriormente, reconhecendo a falta de fiscalização adequada por parte da prefeitura de Touros.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró volta a receber Selo Ouro do MEC na alfabetização

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, ganha a categoria Ouro do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” – edição 2025. O resultado do prêmio foi divulgado na manhã desta segunda-feira (9), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O programa “Mossoró Cidade Educação” vem investindo em projetos de incentivo às crianças, além de proporcionar condições para que todas tenham direito ao ensino de qualidade.

Projetos como: “Toda Terça é Dia de Ler”, “Impulso do Saber” e “Quinta do Avanço” foram criados pelo programa “Mossoró Cidade Educação” para incentivar às crianças à leitura e à escrita. Além dos projetos, o programa garante farda, tênis, moletom, merenda de qualidade e salas de aula equipadas e climatizadas.

SELO – O prêmio é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. A categoria ouro está vinculada ao atingimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). É um reconhecimento simbólico concedido às gestões. É um processo de autoavaliação que acompanha o amadurecimento da política de alfabetização e recomposição das aprendizagens. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em Brasília-DF, em data a ser definida.

Entre os objetivos do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” está incentivar a implementação de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação alinhados ao cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

O ”Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º,  4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Economia

AeC oferta 700 vagas de emprego em Mossoró para contratação imediata

A AeC abriu 700 vagas de emprego em Mossoró para contratação imediata.

A maior parte das vagas ofertadas é voltada para atendimento ao cliente (por voz, chat e demais canais) e operações correlatas, integrando atendimento presencial e híbrido com plataformas digitais.

Para as posições de atendimento é necessário apenas ensino médio completo.

A jornada de 6 horas por dia permite conciliar trabalho e estudo.

Para participar do processo seletivo, os interessados podem acessar o portal de vagas da empresa – sou.aec.com.br – cadastrar seus dados, selecionar a cidade de interesse e responder ao questionário inicial de seleção.

O procedimento, totalmente digital, torna o processo mais acessível, competitivo e rápido.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com