Categorias
Utilidade Pública

Sinduscon Oeste celebra conquistas de 2025 e projeta avanços para 2026

O Sinduscon Oeste RN realizou no dia 3 de dezembro, no Requinte Buffet em Mossoró, a sua 3ª Assembleia Festiva. O evento, que é uma iniciativa do Presidente da entidade, o Engenheiro Pedro Escóssia, foi marcado pela celebração das conquistas de 2025, homenagens a personalidades do setor e apresentação das metas para o próximo ano. Reunindo associados, empresários, autoridades e parceiros, a assembleia reafirmou o compromisso da entidade com o fortalecimento da construção civil em toda a região Oeste do Rio Grande do Norte.

A solenidade teve como objetivo destacar os avanços alcançados ao longo do ano, apresentar as ações realizadas pelo sindicato em prol do setor e reforçar o alinhamento estratégico para 2026. Além disso, o evento contou com momentos especiais dedicados ao reconhecimento de profissionais que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento econômico e social de Mossoró e região.

Homenagens 

Seguindo a tradição das assembleias festivas, o Sinduscon entregou duas importantes comendas: a Comenda Marco Antônio de Paiva Limeira (Marcão) e a Comenda Deca Fernandes, ambas criadas para valorizar figuras cuja atuação impacta diretamente no crescimento da construção civil.

O Diretor da Castel Construções, Einstein Preston, foi agraciado com a comenda Marco Antônio de Paiva Limeira, reconhecimento por sua trajetória profissional e contribuição para o setor. Já o empresário Genivan Josué Batista, da rede A Construtora, recebeu a Comenda Deca Fernandes, pela relevância de seu trabalho no mercado da construção e pelo impulso que sua atuação proporciona à economia local.

Em um momento de surpresa e emoção, a Secretária Executiva do Sinduscon Oeste RN, Gabriella Vilela, também foi homenageada, destacando o trabalho eficiente, dedicado e transformador que vem desenvolvendo desde sua chegada à entidade.

Metas para 2026

Durante a Assembleia Festiva, o Engenheiro Pedro Escóssia, apresentou as ações realizadas ao longo de 2025, como cursos de capacitação, reuniões com autoridades, participação em eventos técnicos, articulações institucionais, ações sociais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano e à melhoria da competitividade do setor.

Além da retrospectiva, os participantes também conheceram as principais metas traçadas para 2026, incluindo a ampliação de parcerias, realização da Construsind 2026, novos programas de qualificação profissional e o fortalecimento do diálogo com órgãos públicos e entidades representativas.

Durante o evento, Pedro Escóssia destacou a importância da união do setor e celebrou os resultados alcançados:

“A 3ª Assembleia Festiva é um momento especial, em que celebramos não apenas as conquistas do Sinduscon, mas de todo o setor da construção civil. Este ano foi de muito trabalho, diálogo e avanços importantes. As homenagens reforçam nossa gratidão a quem dedica tempo e esforço para fortalecer nosso setor. Para 2026, projetamos um Sinduscon ainda mais presente, participativo e comprometido em apoiar nossos associados e impulsionar o desenvolvimento de Mossoró e do Oeste potiguar. Estamos prontos para construir um novo ciclo de crescimento.”

Encerrando a noite, os convidados participaram de um momento de confraternização que reforçou o espírito de união, parceria e otimismo que marca a atuação do Sinduscon Oeste RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Nova vacina contra bronquiolite será distribuída no RN

O Rio Grande do Norte recebeu, nesta quarta-feira (3), o primeiro lote de vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que é direcionada a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo proteger recém-nascidos dos casos de bronquiolite.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde um lote com pouco mais de 10 mil vacinas, e fará a distribuição aos municípios potiguares a partir da próxima semana. Não há limite de idade para a gestante que será vacinada e a proteção é feita em dose única.

A nova vacina disponível no SUS oferece proteção imediata aos recém-nascidos, pois os anticorpos gerados na gestante durante a gravidez são transferidos pela placenta para o bebê. Essa estratégia reduz significativamente o risco de hospitalizações por problemas respiratórios, que hoje representam cerca de 30% das internações pediátricas no RN.

Até o início deste mês, o vírus sincicial respiratório foi responsável por 270 casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças de 0 a 4 anos, dos quais 243 foram abaixo dos 2 anos, tendo causado ainda três óbitos.

Siga-nos no Instagram.

contatoaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Feira Emprega Transporte Sest Senat acontece Mossoró

No dia 09 de dezembro de 2025, das 13h às 17h, o Seste Senat Mossoró realizará a Feira Emprega Transporte, um evento que conecta pessoas às melhores oportunidades do setor de transporte e áreas relacionadas.

Este será um momento único para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou deseja conhecer mais sobre as empresas que atuam na região.

Durante a feira, será possível:

• Conhecer as empresas participantes e entender como funcionam seus processos seletivos;

• Descobrir vagas disponíveis e como se candidatar;

• Entregar seu currículo diretamente às empresas, caso seja do seu interesse;

• Participar de um espaço de networking, ampliando suas chances de inserção no mercado;

• Atualizar-se sobre o ecossistema do transporte, suas tendências e oportunidades.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Basta comparecer à  unidade no dia do evento.

Link para a inscrição: https://www.sestsenat.org.br/feira-emprega-mossoro-inscricao.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Comando afasta policiais acusados de agredir advogada em Serra do Mel

Após pedido da OAB/RN, a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte instaurou um inquérito e afastou os policiais militares envolvidos na agressão contra uma advogada durante uma abordagem no município de Serra do Mel.

A agressão teria ocorrido durante a Festa do Caju, no domingo passado (30). A advogada informou que foi agredida, arrastada, algemada e conduzida à força até a sede da Polícia Militar. Ela disse ainda que teve a carteira da OAB apreendida e que recebeu várias pancadas pelo corpo, inclusive com um cacetete após intervir em uma ação da PM contra outra mulher durante o evento.

A informação sobre o afastamento dos policiais envolvidos foi confirmada durante reunião na tarde desta quarta-feira (3), reunindo a vítima, representantes da Seccional, OAB Mossoró, Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria das Mulheres.

“Nosso objetivo com a reunião foi trazer ao Estado providências imediatas a serem adotadas. Não só a instauração do procedimento, como também o afastamento dos envolvidos e a formatação de um acordo de cooperação para que possamos contribuir com a formação dos agentes de segurança e evitar que fatos como esse voltem a acontecer”, explicou Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN.

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) conversou por telefone com a advogada vítima das agressões, prestou solidariedade e afirmou que foi determinado rigor na apuração do caso. “Temos tolerância zero com qualquer tipo de violência. É dever do Estado proteger e zelar pela dignidade das pessoas”, disse.

O coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM, explicou que os policiais foram afastados do serviço operacional e que a conduta deles não reflete o trabalho feito pela instituição.

“O inquérito já está instaurado, vamos formalizar o afastamento dos militares do trabalho operacional e divulgar para a sociedade o que a PM e a Sesed estão fazendo em relação ao caso e estamos à disposição da OAB”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança do RN.

“Toda a advocacia foi atingida com esse caso. Estamos agindo e buscando soluções e tivemos resultados positivos e efetivos às nossas demandas com o afastamento dos profissionais que estão sendo investigados. Uma vitória da advocacia e da sociedade”, afirmou Lorena Gualberto, presidente da OAB Mossoró.

Participaram do encontro as presidentes da Comissão da Mulher Advogada da Seccional e da OAB Mossoró, Geyse Raulino e Clarisse Tavares, respectivamente, o presidente e a vice da Comissão de Prerrogativas, João Victor Hollanda e Aylla Benigno, o presidente da Comissão de Segurança Pública, Paulo Pinheiro, o presidente da Comissão da Advocacia Criminalista, Maximiliano Fernandes, a conselheira federal Hortência Monteiro, o vice-presidente da ESA, Rodrigo Cavalcanti, e André Medeiros, procurador adjunto de Prerrogativas do Conselho Federal.

Também estiveram presentes a delegada geral Ana Cláudia Saraiva, o secretário adjunto da Sesed, Osmir Monte, a secretária de Mulheres, Júlia Arruda, e o procurador geral do Estado, Antenor Roberto.

Siga-nos no Instagram.

conttaosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Feira de Vinil e Afins de Mossoró celebra 2 anos com edição especial

A tradicional Feira de Vinil e Afins de Mossoró chega ao seu segundo aniversário e comemora a data com uma edição especial no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 18h, no Cafezal Café & Bistrô, localizado no Memorial da Resistência.

O evento, que se consolidou como a maior feira dedicada ao vinil e à cultura analógica no Oeste Potiguar, promete uma programação diversificada e aberta ao público.

Nesta edição comemorativa, o público contará com uma série de atrações preparadas em parceria com expositores e apoiadores.

Música ao vivo

A programação inclui apresentação da cantora Luiza Souza, que sobe ao palco com o show “Canta as Divas da MPB”.

A artista interpretará grandes sucessos de cantoras que marcaram a música popular brasileira, compondo o clima nostálgico que já se tornou marca da Feira.

Durante o evento, haverá sorteios de diversos brindes, como: Vitrola Raveo; Kits de vinis; Action figures; Vouchers de consumação do Cafezal Café & Bistrô, entre outros prêmios oferecidos pelos expositores.

A cada R$ 30 em compras realizadas na Feira, o visitante recebe um cupom para participar dos sorteios ao longo da noite.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Programa quer transformar a gestão de resíduos eletrônicos no RN

A Recinfo RN dará início a uma das maiores iniciativas socioambientais já desenvolvidas no estado: o Projeto TecnoSustentável RN, aprovado pelo Edital de Apoio à Gestão de Resíduos Eletrônicos da EAF – braço social do Ministério das Comunicações.

A proposta conquistou o maior valor de investimento entre todos os projetos selecionados, totalizando R$ 400 mil, e será implantada nas cidades de Mossoró, Assú e Baraúna, com foco em educação ambiental, inclusão produtiva e fortalecimento da economia circular.

Voltado para escolas, estudantes e a comunidade em geral, o TecnoSustentável RN tem como missão estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos e ampliar a conscientização sobre os impactos do lixo tecnológico no meio ambiente.

Para isso, o projeto realizará ações educativas, oficinas práticas, campanhas de engajamento e atividades de mobilização, formando jovens multiplicadores e sensibilizando toda a sociedade.

Como uma das ações estruturantes, serão implantados 35 ecopontos para coleta de lixo eletrônico, distribuídos da seguinte forma: 20 em Mossoró, 10 em Assú e 5 em Baraúna.

As caixas coletoras serão instaladas inicialmente em escolas, mas a Recinfo está aberta a novas parcerias com instituições públicas e privadas interessadas em receber um ecoponto gratuitamente, bastando manifestar interesse e realizar sua própria campanha de arrecadação.

O projeto também atuará diretamente com as cooperativas de catadores das três cidades, promovendo valorização profissional, inclusão produtiva e o fortalecimento das cadeias locais de reciclagem — parte fundamental para consolidar um modelo sustentável de logística reversa.

Outro eixo central do TecnoSustentável RN é a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). A proposta está em fase de articulação com o SESI Mossoró, que poderá receber o espaço. No local, pretende-se realizar capacitações em: desmontagem e triagem de eletrônicos, separação adequada de placas, testes e reaproveitamento de peças e possível montagem de computadores recondicionados.

Se viabilizados, os computadores reconstituídos serão destinados às cooperativas parceiras, ampliando a capacidade operacional e tecnológica desses grupos.

Reconhecendo o potencial transformador do projeto e visando garantir continuidade às ações no interior do estado, a Recinfo anunciou também a abertura de uma sede oficial em Mossoró. A nova unidade dará suporte operacional ao projeto e reforçará o compromisso da empresa em fortalecer a economia circular na região, mesmo após a conclusão do TecnoSustentável RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Senado aprova projeto que cria ‘OAB da Medicina’

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (3), por 11 votos a 9, um projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed) como requisito obrigatório para que novos médicos obtenham registro profissional nos conselhos regionais de Medicina. A proposta ainda passará por mais um turno de votação no colegiado para a aprovação definitiva.

O texto aprovado é um substitutivo (texto alternativo) do relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), ao Projeto de Lei (PL) 2.294/2024, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Como a CAS tem a decisão final sobre a proposta, é necessária a votação suplementar do envio do projeto à Câmara dos Deputados, explicou o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

De acordo com o texto aprovado, o Profimed será coordenado, regulamentado e aplicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Além do exame de proficiência para os egressos do curso, o texto amplia o alcance da proposta original e cria instrumentos para acompanhar a formação médica:

  • estudantes do 4º ano do curso deverão fazer o Enamed, avaliação obrigatória sob coordenação do Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade dos cursos;
  • plano de expansão da residência, com meta de alcançar, até 2035, ao menos 0,75 vaga de residência por médico formado;
  • competência exclusiva da União para autorizar e supervisionar cursos de medicina;
  • Inscrição de Egresso em Medicina (IEM), permissão restrita a atividades técnico-científicas para quem ainda não for aprovado no Profimed.

— Nós do movimento médico consideramos esse o projeto de lei mais importante desse século, principalmente para proteger o povo brasileiro, porque vivemos uma crise perigosa de fragilidade na formação do médico brasileiro, consequência de uma proliferação desenfreada, irresponsável e mercantilista de cursos — afirmou Dr. Hiran.

A iniciativa mantém a exigência do exame também para formados no exterior, mas equivale a aprovação no Profimed às duas etapas do Revalida, o que evita duplicidade de obrigações para quem já revalidou o diploma.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou não ser a favor do exame único. “Temos que avaliar o aluno durante todo o processo formativo”, disse.

— Precisamos de uma solução urgente para esse crescimento desordenado de faculdades de medicina que não têm capacidade de formar bons médicos. Essa espécie de OAB da medicina é um ponto de inflexão no setor — defendeu Astronauta Marcos Pontes, autor da proposta.

Fonte: Agência Senado

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com