A experiência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) com o Circuito Cultural MovCEU Uern, potencializando as atividades de extensão, arte e cultura no interior potiguar, chamou a atenção do Ministério da Cultura e foi uma das experiências apresentadas, em Brasília, nesta semana, no 1º Encontro Nacional da Rede Territórios da Cultura. O encontro reúne, até esta quinta-feira (5), gestores de CEUs das Artes e MovCEUs, de diversos estados, em momento de troca de experiências e fortalecimento de conexões.
Nesta terça-feira (4), o professor Esdras Marchezan, pró-reitor de extensão da Uern, foi um dos debatedores da mesa “Cultura em trânsito: potencialidades e desafios de ações culturais itinerantes”.
À convite do ministério, a Uern levou à Brasília a experiência do projeto Circuito Cultural MovCEU Uern, que leva atividades de extensão e culturais a municípios do interior potiguar no MovCEU Uern, equipamento cultural itinerante adquirido pela universidade, no âmbito do programa Territórios da Cultura, do Minc.
O veículo conta com biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. No momento, a Uern é a única universidade brasileira a fazer parte da rede MovCEU, formada por prefeituras e governos estaduais.
“A equipe do ministério achou interessante as ações que a Uern planejou para o uso do MovCEU, principalmente por integrar estudantes e professores da universidade, com atividades de extensão, e também pela parceria com grupos de teatro, que somam-se à equipe nas atividades realizadas nas comunidades. Daí surgiu o convite de compartilhar este modelo com os participantes do Encontro da Rede”, comentou Esdras Marchezan.
Esdras reforçou também a necessidade do Governo Federal, por meio dos ministérios, incluir as universidades estaduais e municipais em toda e qualquer política pública que envolva instituições públicas de ensino superior. “Temos uma rede grande de universidades estaduais e municipais, com muita expertise para contribuir. É urgente que o governo inclua essas instituições em suas políticas e ações” destacou.
O Circuito Cultural MovCEU Uern está percorrendo comunidades rurais, quilombolas e indígenas do Rio Grande do Norte, levando atividades educativas e culturais, além de promover integração entre a universidade e as comunidades.
Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com