Categorias
Política

Zenaide quer votação imediata de sua PEC que garante mais recursos à Segurança

A senadora Zenaide Maia (PSD) defendeu, em pronunciamento na sessão plenária do Senado nesta quarta-feira (29), que o Congresso Nacional aprove medidas de apoio e suporte ao governo brasileiro no enfrentamento à crise generalizada da segurança pública. O país é marcado, esta semana, em clima de guerra urbana, por uma megaoperação policial estadual considerada a mais mortífera da história do Rio de Janeiro, com mais de 120 mortos em uma ação controversa contra a organização criminosa Comando Vermelho.

A parlamentar pediu que o Senado aprecie de imediato, dada a gravidade crescente do problema em âmbito nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 44/2019, que ela apresentou logo ao assumir o mandato de senadora, obrigando o governo federal a fazer repasses orçamentários permanentes mínimos para a segurança pública. Hoje, a área é sabidamente subfinanciada.

Além disso, Zenaide também considerou positiva a PEC enviada recentemente pelo governo federal ao Congresso com propostas para combater a violência e reforçar a integração entre os governos federal, estaduais e municipais em políticas preventivas e punitivas em relação à criminalidade.

“Pasmem! Todo ano, apenas 0,25% do orçamento geral da União, que passa pelo Congresso Nacional e é gerenciado pelo Poder Executivo federal, é destinado à segurança pública. O Parlamento precisa, sim, dar respostas urgentes e reais sobre a crise generalizada da segurança pública. Nós criamos o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), e, logo em seguida, apresentei no Senado, com apoio de mais 31 senadores, a PEC 44, que assegura recursos permanentes à área, do mesmo modo como o governo faz há tempos, de forma bem-sucedida, para financiar obrigatoriamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Educação pública”, assinalou a senadora.

A PEC de autoria de Zenaide, que aguarda escolha de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, propõe um começo fixando 1% da receita corrente líquida da União destinada obrigatoriamente a financiar o SUSP, aumentando-se 0,5% ao ano até chegar a 2,5% da receita corrente líquida da União.

“Proponho um valor mínimo a ser aplicado anualmente pela União no SUSP de forma escalonada em quatro exercícios. Existe, também, uma PEC que é salutar, proposta pelo governo federal. Não se faz segurança pública, não se faz prevenção de violência sem recursos públicos obrigatórios, sem ao menos um piso garantido de investimento”, frisou Zenaide.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça manda pagar rescisórias a quase 180 trabalhadores de Upanema

Uma atuação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) em Mossoró garantiu uma decisão provisória da Justiça do Trabalho para assegurar o pagamento de valores devidos, no término do contrato de trabalho, a aproximadamente 180 trabalhadoras e trabalhadores no município de Upanema (RN). Os empregados foram dispensados pela organização social Promove Ação Sociocultural.

A decisão, proferida no último dia 17 pela Vara do Trabalho de Assú, atende a um pedido feito pelo MPT-RN em uma Ação Civil Pública. A Justiça do Trabalho autorizou que a Prefeitura de Upanema utilize a totalidade dos valores que já estavam retidos da organização social Promove para pagar diretamente os direitos dos trabalhadores. O município deverá comprovar os pagamentos no processo.

O caso teve início após investigações do MPT-RN revelarem uma “falência sistemática e grave violação a direitos trabalhistas” por parte da organização social, que mantinha múltiplos contratos com o município nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social.

Diante de atrasos recorrentes e ausência de reserva financeira na entidade, situação identificada pelo município de Upanema, o MPT-RN já havia firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Upanema para que os repasses à empresa fossem retidos e destinados aos trabalhadores.

Com a ocorrência da dispensa de um grande número de funcionários sem os devidos pagamentos, foi necessário o ajuizamento de ação civil pública para determinar o pagamento proporcional dos valores ainda retidos pelo município e obrigar a Organização Social a realizar o pagamento que ainda restava aos trabalhadores.

O procurador do Trabalho Afonso Rocha comentou sobre a importância da decisão: “Essa ação reflete o compromisso do MPT-RN na busca pelo reconhecimento e efetivação dos direitos trabalhistas dos trabalhadores potiguares, especialmente em casos de atrasos e irregularidades em contratos firmados entre municípios e organizações sociais, assegurando que a parte mais vulnerável da relação de trabalho não seja prejudicada”.

Com essa decisão provisória, o MPT-RN transforma o TAC, que é um acordo extrajudicial, em uma ordem da Justiça, garantindo que os valores bloqueados sejam destinados principalmente ao pagamento dos créditos de natureza alimentar dos trabalhadores. A Justiça também determinou que a Promove apresente os extratos bancários das contas vinculadas aos contratos, sob pena de multa de R$ 5 mil, para verificar a destinação dos recursos e a existência de valores pendentes.

Denúncias relativas às irregularidades trabalhistas nos contratos do poder público com organizações sociais podem ser feitas aqui: https://peticionamento.prt21.mpt.mp.br/denuncia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Concurso Utilidade Pública

Uern publica edital de concurso com 66 vagas para professor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), edição desta quinta-feira, 30 de outubro, o edital do Concurso Público de provas e títulos para o cargo de Professor do Ensino Superior. As inscrições serão realizadas no período de 03 de novembro a 03 de dezembro de 2025.

O concurso oferece 66 vagas para docentes que irão integrar o quadro efetivo da Uern. As vagas decorrem de aposentadorias e falecimentos de servidores, nos termos do art. 22, parágrafo único, inciso IV, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

A organização e execução de todas as etapas do concurso, até a homologação do resultado final, serão conduzidas pela Comperve/UFRN. Já a operacionalização interna do certame no âmbito da Uern será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que atuará em todas as fases internas do concurso até a posse dos novos docentes.

O concurso contará com três fases de avaliação:

  • Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

Os candidatos aprovados serão lotados em qualquer um dos campi da Uern, conforme as necessidades institucionais e adequação administrativa. Os campi estão localizados nas cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Veja: EDITAL

Requisitos para reabertura de inscrições – Conforme o edital, caso o número de candidatos com título de Doutor(a) seja insuficiente (inferior a 15 vezes o número de vagas) para as áreas que exigem esta titulação, haverá reabertura das inscrições com flexibilização dos critérios de titulação.

Nesses casos, a exigência será reduzida para título de Especialista com residência médica específica (para vagas de Medicina) e título de Mestre para as demais áreas. A lista de áreas com os requisitos revisados será divulgada no site da Comperve no dia 19 de novembro de 2025.

Cotas e reserva de vagas

O edital estabelece a reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas negras. A distribuição das vagas reservadas por área será feita mediante critérios de alocação automática e sorteio público, agendado para ocorrer entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2025.

Reserva em conformidade com as leis estaduais:

  • Pessoas com Deficiência (PcD): Serão destinadas 10% das vagas, totalizando 7 vagas, conforme a Lei Complementar n° 754/2024;
  • Candidatos negros: Serão reservadas 20% das vagas, correspondendo a 13 vagas imediatas, de acordo com a Lei n° 11.015/2021.

Todas as etapas do concurso devem ser acompanhadas no site da Comperve: https://www.comperve.ufrn.br/.

Confira algumas datas:
Período de impugnação do edital por qualquer interessado 5 dias após a publicação no Diário Oficial
Inscrições 03/11/2025 a 03/12/2025
Prazo de inscrições com condições determinadas pelo item 5.3. (lista de áreas com mudança de requisitos de titulação a ser postada no site da Comperve em 19/11/2025) 19/11/2025 a 03/12/2025
Pagamento da taxa de inscrição 03/11/2025 a 04/12/2025
Solicitação de isenção da taxa de inscrição PRIMEIRO PERÍODO: 03/11/2025 a 07/11/2025 (para todas as áreas – inscrito levará em consideração os requisitos de titulação previstos no edital de abertura para a sua área) 

SEGUNDO PERÍODO: 19/11/2025 a 23/11/2025 (apenas para os inscritos nas áreas que tiverem mudança de requisitos de titulação por força do item 5.3.)

Divulgação do resultado das solicitações de isenção PRIMEIRO PERÍODO: 13/11/2025 

SEGUNDO PERÍODO: 27/11/2025

Período recursal acerca do resultado das solicitações de isenção 48h contadas da divulgação do respectivo resultado
Respostas aos recursos contra o resultado das solicitações de isenção PRIMEIRO PERÍODO: 19/11/2025

SEGUNDO PERÍODO: 03/12/2025

Divulgação das inscrições validadas e dos pedidos de condições especiais 10/12/2025
Prazo de retratação para os candidatos que se declararam erroneamente na condição de negros 48h contadas da divulgação da relação de inscrições validadas
Prazo de recurso para o candidato que não teve a inscrição deferida (pagamento não identificado) ou não teve condição especial deferida 48h contadas da divulgação da relação de inscrições validadas
Divulgação da relação definitiva de inscritos 16/12/2025
Sorteio público para distribuição do quantitativo de vagas reservadas às pessoas com deficiência e negros (forma de acompanhamento será divulgada no site da Comperve) entre 17/12/2025 e 19/12/2025
Divulgação das Bancas Examinadoras e respectivos Calendários A partir de 07/01/2026
Prazo de impugnação dos membros da Comissão Examinadora 48h contadas da divulgação das Comissões Examinadoras
APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA 25/01/2026 – Turno Matutino
Divulgação do padrão de resposta da Prova Escrita 06/02/2026
Divulgação do resultado preliminar da Prova Escrita 05/03/2026
Período recursal do resultado preliminar da Prova Escrita 48h contadas da divulgação do respectivo resultado
Divulgação do resultado definitivo da Prova Escrita 18/03/2026

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Polícia Civil deflagra operação contra grupo de clonagem de cartões no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Berço do Estouro”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em clonagem de cartões e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início há mais de um ano e já resultaram, anteriormente, na prisão dos líderes do grupo em outras duas ações deflagradas no início deste ano. O grupo mantinha uma estrutura organizada e ramificada em diferentes estados do país, causando prejuízos significativos a diversas instituições financeiras.

De acordo com as apurações, pelo menos 16 instituições bancárias foram lesadas com as práticas criminosas da organização. Durante a operação desta quarta-feira, foram cumpridos mais de 15 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo. Até o momento sete pessoas foram presas.

A ofensiva também teve como foco o bloqueio judicial de mais de R$ 3 milhões em contas vinculadas a investigados e pessoas interpostas (“laranjas”), além da apreensão de mais de 25 veículos, incluindo carros de luxo que, juntos, ultrapassam o valor de R$ 4 milhões.

A operação, deflagrada pela Polícia Civil do RN, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), contou com o apoio da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Delegacia de Defraudações da Paraíba (DDF/PCPB) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeito interino sanciona Plano de Cargos e Carreira para Agricultura

O prefeito interino de Mossoró, Marcos Medeiros (PSD), sancionou nesta quarta-feira (29) novas leis municipais.

Entre elas, a Lei Complementar nº 229, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o primeiro da história da categoria.

Durante a solenidade, realizada no Palácio da Resistência, também foi sancionada a lei nº 4.237, que oficializa o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), executado pela Secretaria de Agricultura.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Faviano Moreira, além de servidores da pasta.

“Essas ações reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento da agricultura, com a inspeção de produtos de origem animal e vegetal, e com a valorização dos profissionais que atuam nesse setor tão importante para Mossoró”, afirmou o prefeito.

Siga-nos no Instagram.

contatsoaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Justiça divulga programação da Semana Nacional de Conciliação

A Semana Nacional de Conciliação na Justiça Federal no Rio Grande do Norte terá uma diversificada programação. O evento começará no dia 3 de novembro com uma inspeção judicial nos hospitais Rio Grande e Memorial, no âmbito do processo de conciliação envolvendo leitos de UTI no SUS/RN. O objetivo da ação é conhecer in loco os serviços que vêm sendo prestados aos usuários SUS no estado por força de acordos homologados no processo.

Ainda na segunda-feira, dia 3 de novembro, através do CEJURE, acontecerá o primeiro Círculo de Justiça Restaurativa em processo judicial na JFRN, um marco da ampliação das ações da Seção Judiciária no campo dos métodos adequados de solução de conflitos.

No dia seguinte será realizada a palestra “O papel do conciliador e sua importância na resolução de conflitos”, que acontecerá na Sala de Vivências do CEJUSC/Natal, tendo como público-alvo estudantes universitários, num movimento voltado à disseminação da cultura de paz para além do Curso de Direito.

Na quarta e quinta-feiras, terão lugar diversas audiências presenciais de conciliação envolvendo processos da Caixa Econômica Federal  e procedimentos de cobrança do CREA/RN, possibilitando-se aos protagonistas dos conflitos o protagonismo também da sua resolução.

Já na sexta-feira, último dia do evento, a JFRN será palco de uma ação de conciliação em cooperação com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte no âmbito do processo de Governança da Urbana, que tramita na 6ª Vara Federal. Nesse mutirão de conciliação serão contempladas as dívidas de taxa de lixo de empresas com execuções  já ajuizadas, as quais terão oportunidade de negociar seus débitos com o Município de Natal sob condições diferenciadas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Lula lidera disputa à presidência da República no RN

TCM Notícia

Agora, vamos ao resultado da pesquisa TCM/TSDois à Presidência da República no Rio Grande do Norte, considerando as eleições de 2026.

O presidente Lula tem dianteira folgada em relação a Jair Bolsonaro (PL).

Veja os números:

Estimulada

Na estimulada, o presidente Lula (PT) alcança 44,5%. Jair Bolsonaro (PL) vem na sequência com 24,3%. Branco/nulo/nenhum com 13,2%. Não sabem/não responderam 7,0%. Ciro Gomes (PSDB) fixa-se em 5,6%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) surge com 3,7%.

Ratinho Júnior (PSD) acumula 0,8%. Romeu Zema (Novo) tem 0,3%. Ronaldo Caiado (UB) não passa de ,3% e Eduardo Leite (PSD) com 0,2%.

Espontânea

Na espontânea, Lula totaliza com 38,0%. Não sabem/não responderam 32,9%. Jair Bolsonaro chega a 16,4%. Branco/nulo/nenhum surgem com 6,9%. Ciro Gomes tem 2,3%. Tarcísio de Freitas 2,0%. Outros 1,0%. Ratinho Júnior 0,2%. Romeu Zema 0,2% e Ronaldo Caiado com 0,1%.

Rejeição

No quesito rejeição, Jair Bolsonaro tem 40,0%. Lula aparece com 29,7%. Michelle Bolsonaro é rejeitada por 15,8%. Não votaria em nenhum aparece com 10,8%. Não sabem/não responderam 8,9%. Eduardo Bolsonaro tem rejeição de 8,8%. Ciro Gomes tem 4,9%. Flavio Bolsonaro tem 4,8%. Tarcísio de Freitas aparece com 4,4%. Romeu Zema tem 4,3%.

Votaria em qualquer um 4,2%. Ratinho Júnior surge com rejeição 4,1%. Eduardo Leite tem 3,9%. Ronaldo Caiado aparece com 3,9%.

Sobre a pesquisa

Pesquisa TCM/tsdois realizada de 21 a 24 de outubro com 1.831 eleitores do RN, distribuídos de acordo com a densidade eleitoral das microrregiões do estado. A pesquisa tem margem de erro de 2,3% e intervalo de confiança de 95%. Dados do TSE de setembro de 2025 e IBGE 2022.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Lula é aprovado por 52,1% e Fátima é reprovada por 58,2%

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois divulgada nessa quarta-feira (29) apresentou na TV Cabo Mossoró (TCM Telecom), Canal 10, cenários para disputas eleitorais diversas no RN, em 2026: deputado estadual, deputado federal, Senado, Governo e Presidência da República.

Agora, veja avaliação das gestões da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula da Silva (PT):

Governo Fátima

Os eleitores responderam ao seguinte questionamento:

De maneira geral você aprova ou desaprova a administração da governadora Fátima Bezerra?

A aprovação da gestão estadual é de 32,6%. Já os que desaprovam são 58,2%. Não sabem/não responderam 9,2%.

Governo Lula

Já com relação a administração do presidente Lula, a aprovação corresponde a 52,1%, os que desaprovam são 42,1%. Não sabem/ não responderam 5,8%.Sobre a pesquisaPesquisa TCM/tsdois realizada de 21 a 24 de outubro com 1.831 eleitores do RN, distribuídos de acordo com a densidade eleitoral das microrregiões do estado.

A pesquisa tem margem de erro de 2,3% e intervalo de confiança de 95%. Dados do TSE de setembro de 2025 e IBGE 2022.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Veja os mais lembrados à Câmara Federal

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (29), a segunda rodada de intenção de votos para Deputado Federal considerando as eleições de 2026.

Não sabem ou não responderam são 75,9%. Branco/nulo/nenhum são 8,6%. A deputada federal Natália Bonavides aparece com 1,7% da intenção de votos. Benes Leocádio tem 1,6%, seguido de João Maia com 1,5%. General Girão aparece com 1,0%. Robinson Faria e Sargento Gonçalves com 0,8%. Mineiro e Kelps com 0,7%.

Veja os citados:

Sobre a pesquisa

O levantamento ouviu 1.831 eleitores do Rio Grande do Norte, distribuídos em 68 municípios, e segue rigorosos critérios técnicos e científicos.

A coleta de dados foi realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, junto a eleitores a partir dos 16 anos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações de referência foram obtidas a partir do TSE (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.

Com margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa deste mês de outubro assegura representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, levando em conta a densidade eleitoral de cada território.

A metodologia aplicada foi quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, realizadas por meio de questionário digital com interação presencial face a face.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Confira os nomes mais citados à Assembleia Legislativa

TCM Notícia

A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (29), a segunda rodada de intenção de votos para Deputado Estadual considerando as eleições de 2026.

Não sabem ou não responderam são 68,6%. Branco/nulo/nenhum são 8,8%. O deputado Coronel Azevedo aparece com 1,3% da intenção de votos. Ezequiel Ferreira vem em seguida com 1,2%. Kleber Rodrigues e Tomba Farias tem 1,0%. Nelter Queiroz aparece com 0,9%. Francisco do PT e Isolda Dantas ambos tem 0,8%.

Veja a seguir todos os nomes citados:

Sobre a pesquisa

O levantamento ouviu 1.831 eleitores do Rio Grande do Norte, distribuídos em 68 municípios, e segue rigorosos critérios técnicos e científicos.

A coleta de dados foi realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, junto a eleitores a partir dos 16 anos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações de referência foram obtidas a partir do TSE (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.

Com margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa deste mês de outubro assegura representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, levando em conta a densidade eleitoral de cada território.

A metodologia aplicada foi quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, realizadas por meio de questionário digital com interação presencial face a face.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com