Nesta quarta-feira, dia 15, Dia do Professor, a Diocese de Mossoró convida todos os educadores, estudantes, gestores e toda a comunidade escolar, eclesial e civil para celebrarmos juntos o Jubileu da Educação, com Santa Missa às 19h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, na Quadra Poliesportiva do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Mossoró.
Reunidos por ocasião do Dia dos Professores, elevaremos a Deus nosso louvor e gratidão por todos aqueles que, com amor e compromisso, dedicam suas vidas à nobre missão de ensinar.
Já no sábado, dia 18, Dia do Médico, a Paróquia de Santa Luzia convida todos os profissionais da área da saúde para participarem do Jubileu da Saúde, com Santa Missa na Catedral, precedida por uma concentração às 16h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, com bênção e a a partir das 16h30 peregrinação até a Catedral de Santa Luzia.
Segundo o pároco da Catedral, Padre Antoniel Alves, é importante destacar a presença da fé nos momentos de fragilidade e rezar pelas pessoas que são canal da esperança em tempos de enfermidade.
“Queremos convidar todos da saúde — maqueiros, agentes de saúde, atendentes, auxiliares, enfermeiros, médicos. Todos, todos! Vamos celebrar com alegria este jubileu e agradecer pela missão de cada um”, reforça Padre Antoniel.
Jubileu
A celebração deste Jubileu é especial. Na Bula de Proclamação, o Papa Francisco ressaltou que, no Ano Jubilar, somos chamados a ser sinais palpáveis de esperança para tantos irmãos e irmãs que vivem em condições de dificuldade.
Como parte da tradição dos Jubileus, há a oportunidade de pedir e obter indulgências plenárias. O Santo Padre orienta que, aqueles que não puderem ir a Roma para viver o Ano Santo, poderão celebrá-lo nas Igrejas particulares, ou seja, nas dioceses, para que assim “possa ser, para todos, um momento de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus”.
Igrejas Jubilares
Na Diocese de Mossoró, foram anunciadas como Igrejas Jubilares:
•Catedral de Santa Luzia, em Mossoró;
•Matriz de São João Batista, em Assu (RN);
•a Matriz de São Sebastião, em Caraúbas (RN);
•Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu (RN);
•Memorial Frei Damião, em São Miguel (RN).
Durante o Ano Santo, essas igrejas terão o papel de acolher os peregrinos em busca de fé e renovação espiritual. Ao visitar uma Igreja Jubilar, cumprindo os requisitos, os fiéis podem lucrar as indulgências, sendo necessário:
•Confessar-se (a confissão deve ser individual e íntegra);
•Receber a Comunhão Eucarística;•Rezar de acordo com as intenções do Papa (por exemplo: um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória).