Categorias
Política

RN gera três mil empregos em setembro e acumula 18 mil em 2025

O Rio Grande do Norte encerrou o mês de setembro de 2025 com 3.231 novos empregos formais, resultado de 21.201 admissões e 17.970 desligamentos, segundo o mais recente Boletim de Empregabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC/RN).

Com isso, o resultado é o acumulado de mais de 18 mil novos empregos entre janeiro e setembro.

Serviços e Comércio 

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo desempenho de setembro, com 984 novas vagas, impulsionado pelas áreas de Informação, Comunicação, Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas, além de Educação, Saúde e Administração Pública.

Na sequência, o Comércio registrou saldo de 814 empregos, com destaque para o Comércio Varejista, que concentrou a maior parte das admissões. A Agropecuária também teve bom desempenho, com +718 postos de trabalho, seguida pela Indústria (+412) e pela Construção Civil (+303).

Entre os municípios, Natal se manteve como o maior gerador de empregos no mês (+1.395 vagas), seguido por Parnamirim (+282), Mossoró (+231) e Lajes (+158).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Colégio Sagrado Coração de Maria lança Campanha de Matrículas 2026

O Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM) realizou, na noite da segunda-feira (30), uma Reunião Especial com as famílias, marcando o lançamento oficial da Campanha de Matrículas 2026.

Inspirado pelo tema “Tradição e inovação que educam com o coração”, o encontro reafirmou o compromisso do CSCM com uma educação integral que une fé, solidariedade, cultura e excelência acadêmica, formando pessoas éticas, sensíveis e preparadas para transformar o mundo com sabedoria e empatia.

Entre as novidades apresentadas para o próximo ano letivo, estiveram a ampliação dos projetos de Robótica Educacional, cultura maker e vivências tecnológicas, integrados ao programa socioemocional Horizontes. A proposta bilíngue do colégio também foi reforçada, abrangendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Durante o encontro, foram destacados os resultados obtidos em 2025, que reafirmaram a relevância da formação integral oferecida pelo CSCM. O colégio tem se consolidado como referência regional em excelência acadêmica e compromisso formativo, com conquistas expressivas em competições científicas, esportivas e culturais, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), os JUVERNS e a Copa SESI/SENAI.

O evento foi marcado por um clima de comunhão e esperança, reunindo a comunidade escolar em torno da missão de educar com fé, valores e amor ao conhecimento — pilares que sustentam o trabalho do Colégio Sagrado Coração de Maria ao longo de mais de um século de história em Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Estudantes de Serra do Mel brilham na Olimpíada Brasileira de Foguetes

Alunos de Serra do Mel, da Escola Municipal Vila Ceará, conquistaram nesta quinta-feira, 30, os títulos de campeã e vice-campeã nacional na XIX Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBF), durante a Jornada de Foguetes 2025, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Os estudantes representaram o município com garra, talento e espírito de equipe, mostrando que, quando a educação é levada a sério, os resultados voam alto — literalmente.

Com lançamentos realizados durante a Jornada, os alunos superaram 90 equipes de todo o país, garantindo para Serra do Mel o reconhecimento em um dos eventos científicos mais respeitados do Brasil.

Equipes vencedoras:

  • Equipe 41 – Campeã Nacional (280,9 metros de distância)
    Walacy Alexandre
    Francisco Cleylson
    Marcos Vinícius
  • Equipe 40 – Vice-Campeã Nacional (227,3 metros de distância)
    Flaviano Ananias
    João Augusto
    Wyllyan Raellyson

O professor Jonathan Max Carlos de Moura, líder do projeto e orientador das equipes, falou com emoção sobre o resultado. “É uma emoção muito grande poder participar de uma competição a nível nacional e poder fornecer essa experiência para os nossos alunos — uma semana de aprendizado, vivências e muita dedicação. É um crescimento gigantesco para nossos jovens. É uma enorme satisfação conseguir o título de campeão e vice-campeão do evento. Conseguimos conquistar marcas incríveis e estar entre as melhores equipes do país”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Nordestão avança na modernização da loja Doze Anos e comemora sucesso do Show de Selos

O Nordestão Doze Anos, na Av. João da Escóssia, está em reforma para oferecer mais conforto, modernidade e praticidade aos clientes de Mossoró. Entre as novidades, o Espaço do Empório N já começa a ganhar forma, reunindo padaria, cafeteria e rotisserie, garantindo uma experiência gastronômica completa dentro da loja.

A sinalização interna está sendo renovada, seguindo o padrão visual do Nordestão, tornando a loja mais organizada e intuitiva. A unidade também passa a contar com quatro caixas de autoatendimento, que aumentam a agilidade no atendimento.

Com novos materiais e equipamentos, a reforma avança dentro do cronograma do programa de retrofit da rede, que moderniza lojas em todo o Rio Grande do Norte. A previsão é que, até dezembro de 2025, a loja esteja totalmente transformada, com espaços planejados e funcionais, mantendo o atendimento normal durante o período de obras.

Paralelamente, o Grupo Nordestão comemora o sucesso do Show de Selos, que permite aos clientes resgatar peças da coleção Cook & Serve by Vista Alegre. A cada R$ 30,00 em compras, o cliente ganha 1 selo; com 15 selos + um pequeno valor, é possível resgatar a primeira peça, reconhecida mundialmente pela qualidade e design únicos.

O último dia para receber selos é 02 de novembro de 2025, e a troca das cartelas vai até 08 de novembro. Mais informações estão disponíveis em nordestao.com.br/show-de-selos-mossoro

Os investimentos reafirmam o compromisso do Grupo Nordestão com Mossoró, oferecendo lojas modernas, experiências de compra diferenciadas e campanhas que reconhecem a fidelidade dos clientes. E as novidades estão só começando.

Publicidade

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Vereadora mossoroense anuncia candidatura a federal

A vereadora Marleide Cunha (PT) anunciou nesta quinta-feira (30) que disputará o cargo de deputada federal nas eleições de 2026, representando a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) em Mossoró.

A decisão foi definida durante reunião em Natal com a presidente estadual do PT, Samanda Alves.

Carreira

Marleide Cunha iniciou sua carreira como professora aos 17 anos e construiu sua formação na Uern, onde é graduada em Pedagogia, com especialização em formação docente e mestrado em Educação. Sua atuação no movimento sindical a levou à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).

Em 2020, foi eleita vereadora em Mossoró com 1.528 votos. Em 2024, foi reeleita, com 3.408 votos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

MP questiona lei que regula áreas de interesse turístico e pede sua anulação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal, solicitou à Justiça a nulidade da Lei Municipal nº 7.801/2024 que dispõe sobre o uso e ocupação do solo em áreas de interesse turístico e paisagístico. A Ação Civil Pública (ACP) aponta que a legislação, sob a pretensão de regulamentar, promove alterações não previstas noPlano Diretor de Natal, consideradas como padrões máximos, além de apresentar vícios procedimentais como a falta de estudos técnicos e de participação popular, próprios da gestão democrática das cidades.

A lei em questão estabelece prescrições urbanísticas das Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs). De acordo com a petição inicial, as AEITPs serão submetidas aos mesmos padrões de áreas adensáveis. Na Via Costeira (AEITP 2), por exemplo, o potencial construtivo (CA) foi elevado de 1,0, conforme previsto no Plano Diretor de Natal, para até 5,0.

As mudanças, então, anulam o caráter “especial” dessas áreas. Além disso, a Lei Municipal nº 7.801/2024 trata de uma lei ordinária, o que viola a hierarquia normativa. Isso porque a Lei Orgânica Municipal exige que as modificações do Plano Diretor de Natal, que é uma lei complementar, sigam o mesmo rito (de lei complementar).

A Ação Civil Pública destaca a ausência de gestão democrática e participação popular efetiva. Houve somente uma audiência pública na Câmara Municipal, necessitando de outros momentos para uma escuta qualificada e consequente da população (outras audiências públicas, reuniões técnicas, oficinas, etc). De igual modo, a Lei 7.801/2024 não foi submetida à análise do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM). O órgão tem caráter consultivo e deliberativo, e suas atribuições incluem apreciar e opinar sobre alterações do Plano Diretor. Além disso, não houve consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais dos pescadores e pescadoras artesanais.

A ação aponta ainda que a Lei não apresentou qualquer estudo urbanístico ou ambiental. A situação foi, inclusive, confirmada à Promotoria pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A ausência de embasamento por si só já deveria levar à anulação da lei por carência de requisitos mínimos de validade.

Diante dos vícios, a Promotoria requer a declaração de nulidade da Lei nº 7.801/2024, como pedido final. Em tutela de urgência, requer a suspensão imediata de novas licenças urbanísticas e alvarás de Construção, evitando danos cumulativos e irreversíveis à malha urbana e ao meio ambiente. Além disso, a Ação ainda pede que seja determinada a elaboração de um cronograma de ações para uma nova regulamentação das AEITPs, que contemple todas as etapas e elementos necessários para tanto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide quer votação imediata de sua PEC que garante mais recursos à Segurança

A senadora Zenaide Maia (PSD) defendeu, em pronunciamento na sessão plenária do Senado nesta quarta-feira (29), que o Congresso Nacional aprove medidas de apoio e suporte ao governo brasileiro no enfrentamento à crise generalizada da segurança pública. O país é marcado, esta semana, em clima de guerra urbana, por uma megaoperação policial estadual considerada a mais mortífera da história do Rio de Janeiro, com mais de 120 mortos em uma ação controversa contra a organização criminosa Comando Vermelho.

A parlamentar pediu que o Senado aprecie de imediato, dada a gravidade crescente do problema em âmbito nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 44/2019, que ela apresentou logo ao assumir o mandato de senadora, obrigando o governo federal a fazer repasses orçamentários permanentes mínimos para a segurança pública. Hoje, a área é sabidamente subfinanciada.

Além disso, Zenaide também considerou positiva a PEC enviada recentemente pelo governo federal ao Congresso com propostas para combater a violência e reforçar a integração entre os governos federal, estaduais e municipais em políticas preventivas e punitivas em relação à criminalidade.

“Pasmem! Todo ano, apenas 0,25% do orçamento geral da União, que passa pelo Congresso Nacional e é gerenciado pelo Poder Executivo federal, é destinado à segurança pública. O Parlamento precisa, sim, dar respostas urgentes e reais sobre a crise generalizada da segurança pública. Nós criamos o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), e, logo em seguida, apresentei no Senado, com apoio de mais 31 senadores, a PEC 44, que assegura recursos permanentes à área, do mesmo modo como o governo faz há tempos, de forma bem-sucedida, para financiar obrigatoriamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Educação pública”, assinalou a senadora.

A PEC de autoria de Zenaide, que aguarda escolha de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, propõe um começo fixando 1% da receita corrente líquida da União destinada obrigatoriamente a financiar o SUSP, aumentando-se 0,5% ao ano até chegar a 2,5% da receita corrente líquida da União.

“Proponho um valor mínimo a ser aplicado anualmente pela União no SUSP de forma escalonada em quatro exercícios. Existe, também, uma PEC que é salutar, proposta pelo governo federal. Não se faz segurança pública, não se faz prevenção de violência sem recursos públicos obrigatórios, sem ao menos um piso garantido de investimento”, frisou Zenaide.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça manda pagar rescisórias a quase 180 trabalhadores de Upanema

Uma atuação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) em Mossoró garantiu uma decisão provisória da Justiça do Trabalho para assegurar o pagamento de valores devidos, no término do contrato de trabalho, a aproximadamente 180 trabalhadoras e trabalhadores no município de Upanema (RN). Os empregados foram dispensados pela organização social Promove Ação Sociocultural.

A decisão, proferida no último dia 17 pela Vara do Trabalho de Assú, atende a um pedido feito pelo MPT-RN em uma Ação Civil Pública. A Justiça do Trabalho autorizou que a Prefeitura de Upanema utilize a totalidade dos valores que já estavam retidos da organização social Promove para pagar diretamente os direitos dos trabalhadores. O município deverá comprovar os pagamentos no processo.

O caso teve início após investigações do MPT-RN revelarem uma “falência sistemática e grave violação a direitos trabalhistas” por parte da organização social, que mantinha múltiplos contratos com o município nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social.

Diante de atrasos recorrentes e ausência de reserva financeira na entidade, situação identificada pelo município de Upanema, o MPT-RN já havia firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Upanema para que os repasses à empresa fossem retidos e destinados aos trabalhadores.

Com a ocorrência da dispensa de um grande número de funcionários sem os devidos pagamentos, foi necessário o ajuizamento de ação civil pública para determinar o pagamento proporcional dos valores ainda retidos pelo município e obrigar a Organização Social a realizar o pagamento que ainda restava aos trabalhadores.

O procurador do Trabalho Afonso Rocha comentou sobre a importância da decisão: “Essa ação reflete o compromisso do MPT-RN na busca pelo reconhecimento e efetivação dos direitos trabalhistas dos trabalhadores potiguares, especialmente em casos de atrasos e irregularidades em contratos firmados entre municípios e organizações sociais, assegurando que a parte mais vulnerável da relação de trabalho não seja prejudicada”.

Com essa decisão provisória, o MPT-RN transforma o TAC, que é um acordo extrajudicial, em uma ordem da Justiça, garantindo que os valores bloqueados sejam destinados principalmente ao pagamento dos créditos de natureza alimentar dos trabalhadores. A Justiça também determinou que a Promove apresente os extratos bancários das contas vinculadas aos contratos, sob pena de multa de R$ 5 mil, para verificar a destinação dos recursos e a existência de valores pendentes.

Denúncias relativas às irregularidades trabalhistas nos contratos do poder público com organizações sociais podem ser feitas aqui: https://peticionamento.prt21.mpt.mp.br/denuncia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Concurso Utilidade Pública

Uern publica edital de concurso com 66 vagas para professor

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), edição desta quinta-feira, 30 de outubro, o edital do Concurso Público de provas e títulos para o cargo de Professor do Ensino Superior. As inscrições serão realizadas no período de 03 de novembro a 03 de dezembro de 2025.

O concurso oferece 66 vagas para docentes que irão integrar o quadro efetivo da Uern. As vagas decorrem de aposentadorias e falecimentos de servidores, nos termos do art. 22, parágrafo único, inciso IV, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

A organização e execução de todas as etapas do concurso, até a homologação do resultado final, serão conduzidas pela Comperve/UFRN. Já a operacionalização interna do certame no âmbito da Uern será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que atuará em todas as fases internas do concurso até a posse dos novos docentes.

O concurso contará com três fases de avaliação:

  • Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

Os candidatos aprovados serão lotados em qualquer um dos campi da Uern, conforme as necessidades institucionais e adequação administrativa. Os campi estão localizados nas cidades de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

Veja: EDITAL

Requisitos para reabertura de inscrições – Conforme o edital, caso o número de candidatos com título de Doutor(a) seja insuficiente (inferior a 15 vezes o número de vagas) para as áreas que exigem esta titulação, haverá reabertura das inscrições com flexibilização dos critérios de titulação.

Nesses casos, a exigência será reduzida para título de Especialista com residência médica específica (para vagas de Medicina) e título de Mestre para as demais áreas. A lista de áreas com os requisitos revisados será divulgada no site da Comperve no dia 19 de novembro de 2025.

Cotas e reserva de vagas

O edital estabelece a reserva de vagas para pessoas com deficiência e pessoas negras. A distribuição das vagas reservadas por área será feita mediante critérios de alocação automática e sorteio público, agendado para ocorrer entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2025.

Reserva em conformidade com as leis estaduais:

  • Pessoas com Deficiência (PcD): Serão destinadas 10% das vagas, totalizando 7 vagas, conforme a Lei Complementar n° 754/2024;
  • Candidatos negros: Serão reservadas 20% das vagas, correspondendo a 13 vagas imediatas, de acordo com a Lei n° 11.015/2021.

Todas as etapas do concurso devem ser acompanhadas no site da Comperve: https://www.comperve.ufrn.br/.

Confira algumas datas:
Período de impugnação do edital por qualquer interessado 5 dias após a publicação no Diário Oficial
Inscrições 03/11/2025 a 03/12/2025
Prazo de inscrições com condições determinadas pelo item 5.3. (lista de áreas com mudança de requisitos de titulação a ser postada no site da Comperve em 19/11/2025) 19/11/2025 a 03/12/2025
Pagamento da taxa de inscrição 03/11/2025 a 04/12/2025
Solicitação de isenção da taxa de inscrição PRIMEIRO PERÍODO: 03/11/2025 a 07/11/2025 (para todas as áreas – inscrito levará em consideração os requisitos de titulação previstos no edital de abertura para a sua área) 

SEGUNDO PERÍODO: 19/11/2025 a 23/11/2025 (apenas para os inscritos nas áreas que tiverem mudança de requisitos de titulação por força do item 5.3.)

Divulgação do resultado das solicitações de isenção PRIMEIRO PERÍODO: 13/11/2025 

SEGUNDO PERÍODO: 27/11/2025

Período recursal acerca do resultado das solicitações de isenção 48h contadas da divulgação do respectivo resultado
Respostas aos recursos contra o resultado das solicitações de isenção PRIMEIRO PERÍODO: 19/11/2025

SEGUNDO PERÍODO: 03/12/2025

Divulgação das inscrições validadas e dos pedidos de condições especiais 10/12/2025
Prazo de retratação para os candidatos que se declararam erroneamente na condição de negros 48h contadas da divulgação da relação de inscrições validadas
Prazo de recurso para o candidato que não teve a inscrição deferida (pagamento não identificado) ou não teve condição especial deferida 48h contadas da divulgação da relação de inscrições validadas
Divulgação da relação definitiva de inscritos 16/12/2025
Sorteio público para distribuição do quantitativo de vagas reservadas às pessoas com deficiência e negros (forma de acompanhamento será divulgada no site da Comperve) entre 17/12/2025 e 19/12/2025
Divulgação das Bancas Examinadoras e respectivos Calendários A partir de 07/01/2026
Prazo de impugnação dos membros da Comissão Examinadora 48h contadas da divulgação das Comissões Examinadoras
APLICAÇÃO DA PROVA ESCRITA 25/01/2026 – Turno Matutino
Divulgação do padrão de resposta da Prova Escrita 06/02/2026
Divulgação do resultado preliminar da Prova Escrita 05/03/2026
Período recursal do resultado preliminar da Prova Escrita 48h contadas da divulgação do respectivo resultado
Divulgação do resultado definitivo da Prova Escrita 18/03/2026

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Polícia Civil deflagra operação contra grupo de clonagem de cartões no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Berço do Estouro”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em clonagem de cartões e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início há mais de um ano e já resultaram, anteriormente, na prisão dos líderes do grupo em outras duas ações deflagradas no início deste ano. O grupo mantinha uma estrutura organizada e ramificada em diferentes estados do país, causando prejuízos significativos a diversas instituições financeiras.

De acordo com as apurações, pelo menos 16 instituições bancárias foram lesadas com as práticas criminosas da organização. Durante a operação desta quarta-feira, foram cumpridos mais de 15 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo. Até o momento sete pessoas foram presas.

A ofensiva também teve como foco o bloqueio judicial de mais de R$ 3 milhões em contas vinculadas a investigados e pessoas interpostas (“laranjas”), além da apreensão de mais de 25 veículos, incluindo carros de luxo que, juntos, ultrapassam o valor de R$ 4 milhões.

A operação, deflagrada pela Polícia Civil do RN, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), contou com o apoio da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Delegacia de Defraudações da Paraíba (DDF/PCPB) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com