Categorias
Utilidade Pública

IV Simpósio Desmistificando o TDAH começa hoje na Estação das Artes

A Associação AMOR realiza nos dias 03 e 04 de setembro, às 18h30, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, o IV Simpósio Desmistificando o TDAH.

O encontro tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, reunindo especialistas e pessoas com experiência direta no tema.

No primeiro dia, o médico Hugo Bessa e o neuropsicólogo Rodrigo Maciel conduzirão a palestra “Diagnóstico e tratamento do TDAH”.

Eles vão esclarecer desde quando é possível iniciar a investigação, os métodos de avaliação, até a emissão do laudo e as possibilidades de tratamento, mostrando como a vida pode ser transformada com o acompanhamento adequado.

Já no segundo dia, o tema ser “Convivendo com o TDAH na escola, no trabalho e em casa”, em uma roda de conversa que reunirá profissionais de diferentes áreas, além de pessoas diagnosticadas com TDAH que compartilharão suas experiências.

Estarão presentes: – Lidio Wanderson – Médico, pós graduado em psiquiatria adulto e infantil – Shirley Aquino – Pedagoga, mestre em educação e coordenadora pedagógica – Paula Gomes – Neuropsicóloga e profissional de Educação Física – Talyta Gisllyne – Psicomotricista – Joana Sampaio – Psicóloga e diagnosticada com TDAH – Arnon Dutra – Presidente da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e Idoso da OAB/Mossoró

O simpósio é aberto ao público, com emissão de certificados de 8h mediante assinatura de presença. Para associados da AMOR, a inscrição equivale à doação de 1kg de alimento não perecível; já para o público externo, o valor é de R$ 15.

As inscrições devem ser feitas pelo link disponível nas redes sociais da associação.

Siga-nos no Instagram.

contatsoaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Pão Doce retorna com espetáculo “O Torto Andar do Outro”

No próximo sábado (6), a Cia Pão Doce sobe ao palco de Mossoró com o espetáculo “O Torto Andar do Outro”, obra que tem emocionado plateias em diferentes festivais do país e retorna agora para uma apresentação especial em casa.

Baseado no cordel do poeta Antônio Francisco, o espetáculo convida o público a refletir sobre questões sociais, religiosas e políticas por meio da metáfora de uma criança que, ao simplesmente caminhar para frente, passa a ser perseguida pelo rei e sua corte.

A trama, poética e contundente, evoca a resistência frente às estruturas de poder e a busca pela liberdade individual. Um dos diferenciais da encenação é o uso da música como dramaturgia.

A Cia Pão Doce, reconhecida pela experimentação estética, costura canções autorais que unem os ritmos nordestinos à música erudita, ampliando a força poética da obra.

Ao interpretar os versos de Antônio Francisco, o grupo traz para o público o valor da poesia popular nordestina aliada à potência do imaginário.

A apresentação em Mossoró será na sede da companhia – Espaço Cultural Teatro de Quintal, às 19h30 – e celebra o reencontro do espetáculo com o público local após circular por diversos estados brasileiros, levando cultura nordestina e reflexão social através da arte.

A venda dos ingressos já estão disponíveis, com vagas limitadas nas modalidades – Inteira, Social e Meia-entrada – que podem ser adquiridos no site OutGo – link disponível no instagram: @ciapaodoce.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Médicos de Natal paralisam atendimentos

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) realizou, na tarde desta segunda-feira (1º), uma assembleia com os médicos terceirizados que atuam nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio de contratos com a Coopmed, Justiz, Prosseg e outras empresas prestadoras de serviço na capital.

O auditório do sindicato ficou lotado e, por unanimidade, a categoria aprovou a paralisação das atividades a partir das 19h desta segunda-feira, unindo-se aos médicos estatutários que já vinham realizando paralisações semanais nas unidades de saúde.

Entre as principais reivindicações estão: realização de concurso público, reajuste da remuneração, pagamento de salários atrasados e contratos que garantam direitos trabalhistas.

Os médicos vinculados à Coopmed devem paralisar integralmente, já que foram dispensados pelas próprias unidades de saúde. Já os profissionais contratados por empresas como Justiz e Prosseg devem manter apenas os serviços de urgência e emergência, respeitando o limite mínimo de 30% do efetivo.

O sindicato reforça que os médicos terceirizados dessas empresas também estão vinculados à decisão da assembleia.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Currais Novos realiza vigília para acompanhar canonização de Carlo Acutis

O Padre Fagner Sérgio, pároco da Matriz da Imaculada Conceição, co-padroeira de Currais Novos, conduzirá no próximo sábado (6), a partir das 22h, uma vigília para acompanhar a canonização do adolescente italiano Carlo Acutis, marcada para este domingo (7), às 5h da manhã (horário de Brasília), no Vaticano.

Em outubro de 2022, o padre Fagner conseguiu junto à Santa Sé, no Vaticano, trazer para Currais Novos uma relíquia (fios de cabelo) de Carlo Acutis. Ela é considerada de “Primeiro Grau”, pois fez parte do corpo do agora Santo e foi a 1a entre várias espalhadas pelo Brasil a chegar ao Nordeste.

A canonização (reconhecimento como Santo) de Carlo Acutis, prevista para maio mas adiada por causa da morte do Papa Francisco, será conduzida pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Grande apostulado

Nascido em Londres, na Inglaterra, em 1991, Carlo Acutis viveu em Milão e morreu em Monza, na Itália, em 2006, vítima de uma leucemia fulminante. Ele contribuiu com um grande apostolado, utilizando de forma pioneira a internet, sendo considerado seu padroeiro. Declarado “Beato” em 2020 pelo Papa Francisco, seus restos mortais estão no Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália, terra de São Francisco.

“Será um momento muito importante para nossa paróquia, que abriga a relíquia desde outubro de 2022. Nosso desejo é que os devotos do agora Santo Carlo Acutis em todo o Brasil nos visite e renovem sua fé em Deus por meio do testemunho desse adolescente que, inspirado por São Francisco, não exitou em ajudar os mais pobres”, diz padre Fagner Sérgio.

O acolhimento da relíquia sagrada de Carlo Acutis em Currais Novos fez parte das comemorações dos 30 anos da Matriz da Imaculada Conceição, em 2022. A Matriz da co-padroeira de Currais Novos foi construída numa escarpa a partir de doações de católicos alemães e de devotos do município.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Morre o jornalista Mino Carta, referência da imprensa brasileira

CNN

Morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, o jornalista Mino Carta. Fundador e diretor de redação da CartaCapital, Mino lutava contra problemas de saúde e enfrentava idas e vindas ao hospital.

Ele estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo, mas a causa da morte não foi divulgada. A informação da morte foi confirmada pela CartaCapital.

Nascido em 6 de setembro de 1933 em Gênova, na Itália, Mino Carta se mudou com a família para São Paulo na década de 40. Ele marcou o jornalismo nacional ao se consagrar como fundador e diretor de importantes veículos, como as revistas Veja, IstoÉ e CartaCapital, além do tradicional Jornal da Tarde, do Estadão.

Mino foi casado com Maria Angélica Pressoto, que morreu em 1996. Um de seus filhos, o também jornalista Gianni Carta, morreu em 2019, vítima de câncer. Mino deixa a filha, Manuela Carta.

Precursor da imprensa

Mino Carta faz parte da terceira geração de jornalistas da família, tradição iniciada pelo avô materno Luigi Becherucci, que dirigiu um jornal em Gênova. Seu pai, Giannino, também era jornalista. A família imigrou para São Paulo em agosto de 1946.

Em 1956, depois de abandonar o curso de Direito no Largo São Francisco, Mino retornou com a família para a Itália, onde passou a trabalhar na Gazetta del Popolo, de Turim. Também atuou como correspondente dos brasileiros Diário de Notícias e Mundo Ilustrado.

De volta ao Brasil, Mino aceitou, aos 27 anos, o convite de Victor Civita para dirigir uma nova revista da então nascente editora Abril, a Quatro Rodas, especializada no mundo automobilístico. Sob seu comando, despontaram ícones do jornalismo brasileiro, como o repórter José Hamilton Ribeiro.

Na Quatro Rodas, Mino descobriu seu talento para criar e comandar algumas das publicações mais influentes do jornalismo brasileiro. Ele esteve no lançamento das revistas Veja, em 1968, IstoÉ, em 1976 e CartaCapital, em 1994. Também esteve à frente da equipe fundadora do Jornal da Tarde, em 1966, reconhecido pela qualidade de suas reportagens e inspiração para gerações de jornalistas.

Com outro ícone da imprensa, o jornalista Cláudio Abramo, fundou o Jornal da República, que acabou fechado por questões financeiras.

Além de viver nas redações dos jornais e revistas, o jornalista também tem um pé nas artes, com publicação de livros de ficção e exposição de pinturas.

Mino não chegou a concluir curso superior, mas foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Faculdade Cásper Líbero.

Em novembro de 2006, recebeu o prêmio de Jornalista Brasileiro de Maior Destaque no Ano da ACIE (Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com