Categorias
Utilidade Pública

Justiça determina que Estado resolva desabastecimento em hospitais

A Justiça Estadual acatou um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e determinou que o Governo do RN apresente, em 15 dias, um plano para solucionar o desabastecimento da rede hospitalar do estado. A decisão, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, impõe a suspensão de pagamentos de despesas não essenciais e multa pessoal a autoridades estaduais caso o prazo não seja cumprido.

O cumprimento de sentença é resultado de uma ação civil pública de 2012, que condenou o Estado a garantir o abastecimento contínuo de medicamentos e insumos essenciais. Segundo o MPRN, a situação se agravou nos últimos anos, com dados que apontam reduções orçamentárias e falta de itens básicos.

Entre os dados apresentados pelo MPRN, estão a redução de 26,63% nos empenhos, o que representa um déficit de R$ 395.469.361,77, e de 67,90% nas despesas liquidadas, com um déficit de R$ 943.616.744,66. Neste cenário, o Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição nacional em gastos próprios com a saúde.

Medidas que devem ser apresentadas

A decisão judicial lista uma série de informações que o Estado deve apresentar, como um organograma de decisões para as questões emergenciais de abastecimento, um relatório detalhado do cumprimento de medidas judiciais anteriores e um cronograma para a regularização dos problemas. O Estado também deverá informar o percentual de abastecimento de cada hospital, a relação de medicamentos e insumos em falta, o valor necessário para regularização imediata dos estoques e as medidas concretas que serão implementadas nos próximos 90 dias.

A magistrada ressaltou que o Estado se manteve omisso, não apresentando informações sobre as providências adotadas para cumprir as ordens judiciais. A juíza também destacou que uma audiência de conciliação somente será marcada se as informações forem apresentadas integralmente e houver interesse efetivo do Poder Público Estadual em resolver a situação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Petras recebe Prêmio Nacional por trabalho pela inclusão em Mossoró

O vereador mossoroense Petras Vinícius (PSD) recebeu nesta quinta-feira (28), em Brasília, a “Medalha Top Legislativo”, a maior premiação nacional concedida pela União dos Vereadores do Brasil (UBV), entidade de representação política do país. O parlamentar foi reconhecido pelo seu trabalho voltado às Pessoas com Deficiência (PcD), com destaque para a Lei nº 4.200, de 27 de junho de 2025, instituiu em Mossoró o “Espaço da Inclusão”.

“Receber este prêmio enche o nosso coração de alegria, porque muito mais do que um reconhecimento nacional, é a prova de que o trabalho pela inclusão das Pessoas com Deficiência sempre vai valer a pena. Essa não é uma luta individual, e a conquista da medalha também não: ela é de todos que diariamente se dedicam para garantir uma sociedade com mais acessibilidade, com mais direitos, mais respeito”, pontuou o vereador, que cumpre agenda em Brasília desde o início da semana, participando do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais.

O projeto premiado, “Espaço da Inclusão”, é uma iniciativa de Petras que garante um ambiente seguro, acessível e confortável para as Pessoas com Deficiência prestigiarem eventos festivos realizados em Mossoró. Em 2025, mais de 1 mil pessoas já foram beneficiadas, em eventos como o “Mossoró Cidade Junina”, “Mossoró Sal e Luz” e “Festa do Bode”.

Sobre o prêmio

A “Medalha Top Legislativo” é destinada a agraciar vereadores e vereadoras, assessores, diretores, procuradores, servidores de Câmaras Municipais, entidades legislativas, assessorias, pessoas jurídicas e físicas que se destacam com condutas positivas na defesa e na valorização do Poder Legislativo Municipal e do municipalismo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Senadora Zenaide e prefeito Allyson entregam nova UBS em Mossoró

Na tarde desta quinta-feira (28), a senadora Zenaide Maia (PSD), ao lado do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), participou da solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Zoraide Maria Bezerra, no conjunto Nova Mossoró.

A obra é fruto de uma parceria entre o mandato da senadora e a Prefeitura de Mossoró.

“Agora entendo por que existe o projeto Realiza Mossoró. Esta é a quarta Unidade Básica de Saúde viabilizada com recursos do nosso mandato, além de três CAPS. Temos uma parceria sólida com esse jovem prefeito, que tem mostrado compromisso com a cidade. O bairro Nova Mossoró não tinha calçamento, não tinha creche, não tinha iluminação pública e não tinha UBS. Agora tem, e mais: com atendimento estendido até às 19h”, destacou Zenaide.

“Estou aqui hoje para dizer a ela que eu sou muito grato, e estou muito feliz de estar aqui hoje, em mais uma entrega, em mais uma inauguração”, disse o prefeito Allyson.

Com a nova unidade, a população de Nova Mossoró passa a contar com atendimento mais eficiente, humanizado e próximo de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos para consultas e procedimentos básicos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ufersa recebe ministro em Assembleia Universitária

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido celebra neste ano duas décadas desde a sua transformação da saudosa Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, por meio da Lei 11.155, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2005.

Para marcar a data, uma extensa programação vem sendo desenvolvida ao longo do ano culminando com o momento especial da Assembleia Universitária, nesta sexta, dia 29, a partir das 19h, no Requinte Buffet.

A solenidade será presidida pelo reitor Rodrigo Codes, ladeado do ministro da Educação Camilo Santana, que fará sua primeira agenda oficial na cidade de Mossoró, e da governadora Fátima Bezerra (PT).

A solenidade marca a entrega das honrarias outorgadas pelo Conselho Universitário, instância máxima da Ufersa, que concede Título de Doutora Honoris Causa à senhora Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Outros servidores

Outros servidores da casa também serão agraciados na ocasião. O título de “Professor Emérito” será entregue ao professor aposentado José Espínola Sobrinho e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” à professora Isaura Amélia Rosado de Souza.

Já para receber o Diploma de Mérito Administrativo, serão agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa, último diretor da ESAM e primeiro reitor da Ufersa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com