Categorias
Política

Prefeita reage a complô e rompe com vice

Por Carol Ribeiro (Diário do RN) e Saulo Vale

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda Cruz (Solidariedade), rompeu politicamente com a vice Kátia Pires (União Brasil).

A decisão se deu após vereadores alertarem Nilda de que ela estaria sendo vítima de uma armação para tirá-la do poder, através de um processo de impeachment, encabeçada pela sua vice.

A prefeita decidiu retaliar de forma contundente com as exonerações de secretários e pessoas próximas a Kátia.

A decisão de exonerar aliados da vice foi publicada em edição extra do Diário Oficial, atingindo Fábio Falcão de Miranda, secretário de Limpeza Urbana (SELIM) e marido de Kátia, Ana Carolina Carvalho de Lima Pires, secretária de Serviços Urbanos (SEMSUR) e filha de Kátia; Fabrício Lira Barbosa, assessor Especial na Secretaria de Obras Públicas (SEMOP).

A medida representou um recado claro: o espaço político de Kátia dentro da gestão acabou. O gesto de Nilda, duro e calculado, rompeu de vez a relação que até então tentava ser mantida sob aparência de normalidade.

O vereador Jonas Godeiro, da oposição, confirmou ao Diário do RN que a movimentação de Kátia chegou à Câmara.

“Eu acreditava que se tratava de uma disputa interna, mas infelizmente não é o caso. Entendo que o grupo político apoiado pela vice-prefeita tentou apresentar um pedido de impeachment, com o intuito de conseguir aprovação. Houve conversas de bastidores com diversos vereadores para viabilizar a aprovação do pedido, mas essas negociações não chegaram na Casa”, relatou.

Para Jonas, o episódio revela a fragilidade política da prefeita: “Ela está perdida, sem norte. Prometeu muito, mas é uma prefeita de rede social, lá tudo funciona, mas na realidade é totalmente diferente. Ainda não consolidou uma gestão eficaz, não tem articulação com a Câmara. A troca recente do líder do governo mostra essa falta de sintonia”.

Kátia Pires

A vice-prefeita, por sua vez, rejeita as acusações. Em entrevista ao Diário do RN, Kátia tentou rebater a versão de que teria tramado contra a prefeita. “Como é que eu preparo o impeachment com dois vereadores? Essas informações estão desencontradas”, afirmou.

Ela contou que não havia indícios de rompimento com a prefeita e que as exonerações a surpreenderam: “Minha filha, que é secretária, que agora volta a ser vereadora, tentou despachar com ela na sexta-feira. A prefeita disse que ia ver o horário, Carol insistiu no final da tarde, e até hoje estamos esperando essa ligação”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeito Felipe Menezes anuncia programação oficial da 29ª ExpoLajes

A cidade de Lajes (RN) receberá, entre os dias 29 e 31 de agosto, a 29ª ExpoLajes, no Parque de Exposições Deputado Nélio Dias. O evento, promovido pela Prefeitura de Lajes com apoio do Governo do Estado, é considerado a maior feira agropecuária da região Central do RN e reunirá shows musicais, torneios, exposições de animais, agricultura familiar, palestras, oficinas e mostra folclórica, movimentando a economia local e regional.

Segundo o prefeito Felipe Menezes, a ExpoLajes vai muito além da festa: “Esse é um evento que fortalece nossa cultura, fomenta negócios e garante renda para muitas famílias. A ExpoLajes é, sem dúvida, um dos motores do desenvolvimento econômico de Lajes”, ressaltou.

A programação contará com grandes apresentações musicais de Pedin & Edvan, Junior Viana, Valério Costa, Amanda & Ruama, Lagosta Bronzeada, Raynel Guedes e Roberto do Acordeon. Além da música, a festa terá momentos marcantes, como o Torneio Leiteiro e os Julgamentos de Caprinos, Ovinos e Agricultura Familiar, que este ano distribuirão R$ 56 mil em prêmios, atraindo criadores de toda a região.

Outro destaque será a Mostra Folclórica, no dia 30 de agosto, às 17h, com apresentações culturais das escolas do município e o grande encerramento do FliLajes dentro da programação oficial.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

VIII Salão Dorian Gray chega a Mossoró com homenagem a Câmara Cascudo

A cidade de Mossoró recebe, no próximo sábado (30), um dos maiores eventos das artes visuais do Rio Grande do Norte: o VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar. A abertura acontece às 9h, na Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa, espaço que se firma como referência cultural na região.

Após o sucesso de público e de crítica em Natal, a mostra chega a Mossoró reunindo obras de mais de 100 artistas potiguares, em uma celebração da identidade, da memória e da diversidade da produção artística do Estado. O Salão ficará em cartaz até o dia 30 de setembro.

O artista Jair Peny destaca a importância do salão para o cenário artístico-cultural do estado. “Falar da importância do Salão Dorian Gray como patrimônio das artes e da cultura no Rio Grande do Norte. Parabéns aos promotores, o tema é fantástico. Adorei participar, fiquei muito satisfeito com o primeiro lugar”, menciona o artista premiado.

Durante a vernissage, será lançado o 11º número da Revista Paleta – Edição Especial Catálogo do Salão, publicação que registra e documenta este importante momento das artes visuais do Rio Grande do Norte.

Este ano, o evento presta homenagem a dois ícones da cultura potiguar: o folclorista Luís da Câmara Cascudo, maior referência cultural do Estado, e a Academia Norte-rio-grandense de Letras, instituição centenária que segue desempenhando papel fundamental na preservação e valorização da literatura e da intelectualidade local.

Com curadoria do escritor Manoel Onofre, o VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar promete ser um marco na cena cultural, consolidando a Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa como espaço de difusão das artes e fortalecendo o diálogo entre passado e presente na construção da identidade potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

MPF promove audiência pública sobre população em situação de rua em Mossoró

O Ministério Público Federal (MPF) promoverá audiência pública sobre a população em situação de rua em Mossoró, no dia 9 de setembro. O encontro é denominado “Conferência Regional de Direitos Humanos: população em situação de rua, democracia e proteção da soberania nacional”. A audiência será presencial, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a partir das 8h30, com participação aberta ao público.

O objetivo é discutir medidas com a população e órgãos públicos para garantir o direito à moradia digna na região e também busca resguardar a democracia e soberania nacional, devido ao risco de aumento da população em situação de rua com a chegada de refugiados venezuelanos da etnia indígena Warao.

O MPF considera preocupante o cenário da população em situação de rua em Mossoró – a segunda maior cidade do RN. O último censo do IBGE, em 2002, identificou 2.202 pessoas em situação de rua no estado. Em janeiro do mesmo ano, apenas 70 pessoas sem moradia foram registradas em Mossoró, o que indica a necessidade de atualização do levantamento. Pontos conhecidos da cidade são crescentemente ocupados, como a praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia; a Rua Nilo Peçanha, nas proximidades da Caern; e a Avenida Abel Coelho, próximo à igreja de Nossa Senhora de Fátima. Decisões da Justiça Federal já obrigam a União, o estado do RN e o município a incluir as famílias refugiadas em programas assistenciais, inclusive de aluguel social.

Para o procurador da República Emanuel Ferreira, deve haver “uma atuação coordenada e colaborativa entre as diversas entidades da federação, especialmente em prol da concretização de direitos humanos diante dos graves retrocessos vivenciados nos últimos anos em decorrência do extremismo político”. Ele destaca que o Supremo Tribunal Federal determinou a todos os entes públicos a adoção da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009) e da Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (Lei nº 14.821/2024).

A audiência pública contará com representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais – incluindo o Ministério Público e Defensoria Pública –, líderes do povo Warao, parlamentares e executivos locais e demais interessados. os debates serão organizados em torno de seis eixos temáticos: enfrentamento das violações e retrocessos; democracia e participação popular; igualdade e justiça social; justiça climática, meio ambiente e direitos humanos; proteção dos direitos humanos no contexto internacional; e fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Agência 2HC conquista 13 troféus no ‘Oscar do marketing político’

A agência mossoroense 2HC foi a grande vencedora do 4ª Prêmio CAMP da Democracia, o maior do marketing político, governamental e defesa dos interesses do Brasil, considerado o Oscar do segmento.

Indicada em 13 categorias (o maior número entre todas as concorrentes), a agência mossoroense recebeu 13 troféus (11 ouros, uma prata e um bronze). À frente de grandes cases nacionais brasileiros como STF, João Campos, JHC, Ricardo Nunes, entre outros. O resultado foi divulgado em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 25, em São Paulo.

O grande destaque da noite foi a campanha à reeleição do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), indicada entre as cidades com menos de 200 mil eleitores nas categorias Melhor Campanha para Prefeito; Melhor Peça Única de TV; Melhor Campanha de TV; Melhor Jingle; Melhor Campanha Digital Eleitoral; Melhor Vídeo para Internet (duas vezes); Melhor Ação Viral; Melhor Uso de Humor; Melhor foto de momento político; Melhor slogan e Melhor conjunto gráfico, ganhando ouro em 11 delas, prata na categoria Melhor Uso de Humor e bronze em Melhor jingle.

Para Hélito Honorato, o resultado, conquistado em uma disputa que contou com quase 600 campanhas inscritas e avaliadas por 100 jurados de todo o Brasil, representa mais do que novos troféus para a estante da agência genuinamente mossoroense, representa o reconhecimento de um trabalho que emocionou o país, realizado a muitas mãos.

“A 2HC faz marketing político com alma, com coração, e foi esse o sentimento que transbordou na campanha histórica do prefeito Allyson Bezerra, que recebeu a maior votação de todos os tempos em Mossoró. Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe, a soma de um time vencedor porque joga junto, na mesma sintonia, pensando grande. Um time que orgulha Mossoró! Parabéns a todos”, pontuou.

Prêmio Camp

O Prêmio CAMP da Democracia é um reconhecimento aos profissionais que atuam em campanhas eleitorais, comunicação e consultoria política, associativa, partidária e governamental, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP).

Em 2023, a 2HC já havia se destacado na premiação, trazendo para Mossoró 5 troféus, nas categorias Melhor Campanha Institucional, Melhor Ação Viral Não Eleitoral, Melhor Uso de Humor nas Redes, Melhor Peça Estática e Melhor Campanha para Deputado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Camilo Santana cumprirá agenda em Mossoró a convite da Ufersa

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Mossoró na próxima sexta-feira (29), a convite do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Rodrigo Codes.

Santana participará da Assembleia Universitária em comemoração aos 20 anos da instituição, marcada para as 19h, no Requinte Buffet.

Esta será a primeira visita do ministro a Mossoró desde que assumiu a pasta.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com