Categorias
Política

Primeira pesquisa estadual TCM/TSDois será divulgada hoje

Em mais uma parceria da TCM com a empresa TSDois Pesquisas teve início uma série histórica de levantamentos sobre o cenário eleitoral do Rio Grande do Norte com foco nas eleições de 2026. O primeiro estudo ouviu em 63 municípios exatamente 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho, abrangendo todas as regiões e microrregiões do estado. Os eleitores respondem sobre intenção de voto para Presidência da República, Governo do Estado, as duas vagas que estão em disputa ao Senado Federal, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi cuidadosamente estruturada para representar fielmente o eleitorado potiguar. A distribuição dos questionários considerou a densidade eleitoral de cada território, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, a amostragem respeitou cotas de sexo, faixa etária e escolaridade, conforme as estatísticas oficiais do TSE, e também incorporou o critério de renda, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Erison Natécio, sócio-fundador da TSDois Pesquisas, destacou a importância da iniciativa: “Essa é a primeira de uma série de pesquisas que vamos realizar até as eleições de 2026. Nosso compromisso é manter a credibilidade que sempre marcou o trabalho da TSDois, oferecendo dados confiáveis à sociedade e aos agentes políticos.”

A pesquisa será divulgada na quarta-feira, dia 30/7 às 20h15 dentro do programa especial TCM Pesquisa com apresentação dos jornalistas Moisés Albuquerque e Vonúvio Praxedes.

O levantamento deve balizar e movimentar as análises sobre intenções de voto, avaliação de governo e cenário político-eleitoral no Rio Grande do Norte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Justiça Eleitoral cassa vereadores do PL por candidaturas laranjas

O Potiguar

Reviravolta na disputa pelas cadeiras da câmara municipal de Ielmo Marinho. É que o PL sofreu a cassação de todos os votos recebidos individuais e de legenda na disputa proporcional, o que gerará a recontagem e redistribuição das vagas na câmara. A determinação veio da excelentíssima juíza do Tribunal Regional Eleitoral da comarca de Ceará Mirim Niedja Fernandes dos Anjos e Silva.

A justiça eleitoral entendeu que ocorreu fraude à cota de gênero. Isto porque duas candidatas tiveram apenas 2 e 22 votos, não apresentaram atividades de campanha e ficou provado que as contribuições financeiras foram meramente protocolares. Em suma, foram duas postulações fictícias (laranjas) ao arrepio do que estabelece a lei eleitoral.

Diante da situação, em seu despacho revelado agora com exclusividade pelo O Potiguar, a citada juíza assim sentenciou:

a) cassar o DRAP do Partido Liberal, autuado sob o nº 0600114-42.2024.6.20.0046;

b) cassar os registros de todos os candidatos que concorreram à eleição proporcional pela agremiação partidária, ainda que não tenham participado ou anuído com o ilícito;

c) declarar a nulidade de todos os votos nominais e de legenda atribuídos ao partido e seus candidatos na eleição proporcional.

Com a decisão, ficam cassados os vereadores Edival Cabral e Elionaide Duarte, ambos do PL, e devem assumir Dida do MDB e Joãozinho Garcia, do Republicanos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com