Categorias
Política

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Por Gabriella Soares, Isabela CamargoReynaldo Turollo Jr, GloboNews, TV Globo e g1

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), afirmou o Ministério da Justiça.

Agentes da polícia foram até o apartamento que ela estava ocupando e fizeram a prisão.

Ela tinha fugido para a Itália depois de ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes, passou pelos Estados Unidos.

O deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a polícia italiana.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar.

O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da deputada. Foragida, o nome dela estava na lista da Interpol.

Ainda não há data para a vinda dela para o Brasil.

O que acontece agora é que, em até 48h, haverá a validação e a definição da audiência para decidir sobre a extradição.

O processo de extradição depende do governo italiano e pode levar anos.

Após a prisão, Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que ela vai provar que não tem envolvimento na invasão do sistema do CNJ.

Segundo a deputada, a condenação dela foi baseada em depoimento do hacker Walter Delgatti, a quem chamou de mentiroso.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró inicia vacinação antirrábica na zona urbana

Na próxima sexta-feira (1°), a Prefeitura de Mossoró iniciará a campanha de vacinação antirrábica na zona urbana do município. A cada semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai anunciar novos pontos de vacinação de cães e gatos, de modo a contemplar bairros e comunidades de todas as regiões.

A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal orienta que a vacina é voltada para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano passado. Os tutores devem ficar atentos aos animais prenhes, enfermos e em tratamento de saúde, comunicando às equipes sobre a situação. Além disso, em caso de animal bravio, a orientação é que o tutor leve o pet com a focinheira no ato da vacinação.

A vacinação acontecerá das 7h30 às 11h, nos seguintes locais:

UBS Conchita Ciarlini – Abolição II;

UBS Cid Salém – Abolição IV;

Praça da Formiga – Abolição V;

UBS Ildone Cavalcante – Barrocas;

UBS Dr. Chico Costa – Santo Antônio;

UBS Joaquim Saldanha – Santo Antônio;

UBS Sueldo Câmara – Aeroporto;

UBS Chico Porto – Ouro Negro.

Zona rural

A campanha de vacinação contra a raiva começou pela zona rural. As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) iniciaram o processo de visitas e imunização dos animais em 14 de julho pelas comunidades do polo Maísa.

De acordo com dados da UVZ, em balanço preliminar, de 14 a 28 de julho, 2.356 animais foram vacinados contra a raiva. Deste total, 1.525 cães e 807 gatos.

A campanha de vacinação contra a raiva em Mossoró se estenderá até o mês de setembro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

CFM proíbe uso de anestesia para tatuagens estéticas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, nesta segunda-feira, 28 de julho, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2.436/2025, que proíbe médicos de realizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com o objetivo de viabilizar a realização de tatuagens estéticas.

A vedação vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem e tem como objetivo evitar o uso indevido de práticas médicas em procedimentos que não têm respaldo científico ou indicação clínica.

A resolução, no entanto, abre exceção para os casos em que a tatuagem possui indicação médica e finalidade reparadora — como em situações de reconstrução de aréola mamária, por exemplo —, desde que respaldada pela literatura médica.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN vai convocar mais 400 classificados do concurso da polícia civil

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou no início da noite desta segunda-feira (28) a convocação de mais 400 candidatos classificados do Concurso da Polícia Civil para o Curso de Formação, com início previsto para novembro de 2025.

Serão 50 delegados, 50 escrivães e 300 agentes civis para reforçar o trabalho de investigação e proteção da sociedade em todo o Rio Grande do Norte.

Esta é a terceira turma convocada pelo governo do Estado, todas com 400 nomeações cada. “Fortalecer a segurança pública é investir em estrutura e valorização profissional. Nosso governo estão fazendo um trabalho sério, com compromisso e responsabilidade”, disse a governadora, ao parabenizar os convocados.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Pinacoteca recebe exposição “Vozes Negras da Ufersa”

A Pinacoteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), situada em Mossoró, a exposição fotográfica “Vozes Negras da Ufersa: Mulheres que resistiram, chegaram e permaneceram”.

A mostra, que segue aberta ao público até o dia 18 de agosto, celebra a trajetória de mulheres negras que atuam e transformam o cotidiano da universidade.

A exposição reúne retratos que dão visibilidade a histórias de luta, conquista e permanência de mulheres negras no ambiente acadêmico, resgatando suas experiências e contribuições para a construção de uma universidade mais plural, diversa e justa. A iniciativa é também uma convocação à reflexão sobre o papel da mulher negra na educação pública e na luta por equidade racial.

A exposição também será realizada nos demais campi da Ufersa e reforça o compromisso dos segmentos da universidade  com o combate ao racismo e à invisibilização histórica de vozes fundamentais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com