Categorias
Cultura

Mari Fernandez, Henry Freitas e Limão com Mel abrem fim de semana do MCJ

Para esta sexta-feira (13), o maior São João do Rio Grande do Norte, “Mossoró Cidade Junina”, preparou uma programação especial para o público iniciar o fim de semana da melhor maneira. Tem shows na Estação das Artes, Cidadela, apresentações de quadrilhas juninas, espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, cordel, cultura popular e música no Polo Poeta Antônio Francisco.

PROGRAMAÇÃO – MCJ 2025

Sexta-feira (13):

Adro da Capela de São Vicente:

20h – Novena

21h – Espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”

Cidadela:

Palco 1 (Ao lado da Capela de São Vicente)

23h30 – Alfredo & Os Caras

1h30 – Bartozinho Galeno

Palco 2 (Em frente ao Sebrae)

21h30 – Pedro Cassius Samba Chic

00h – Xandão e Seu Samba

1h30 – Kacau Monteiro

Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania:

19h – Banda Bruno Martins

20h – Erika Silva

21h30 – Limão com Mel

23h30 – Mari Fernandez

1h30 – Henry Freitas

Polo Poeta Antônio Francisco (Memorial da Resistência):

18h – Exposição Por Motivos Diversos (Sala Joseph Boulier)

18h – Maurílio Santos

19h20 – Francys Dias

20h30 – Gabriel Lima

Arena Deodete Dias:

19h – Festival de Quadrilhas Juninas – Estadual Estilizado e Tradicional Adulto

– Junina Pisa no Milho;

– Quadrilha Estação Junina;

– Arraiá Cumpadre Elton;

– Luar de Pratas;

– Cia Cultural Nação Junina;

– Junina Alegria de São João;

– Sertão Matuto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmailk.com

Categorias
Política

Bolsonaro lança Rogério Marinho para governo do RN

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou o nome do senador Rogério Marinho (PL) para disputa ao governo do RN.

“Eu tenho uma grande gratidão por ter vindo aqui. Aqui ao meu lado, está um grande senador da República: Rogério Marinho. É o nosso cabra da peste que vai ser governador no ano que vem”, disse Bolsonaro, em Currais Novos, nesta sexta-feira.

Essa é a primeira declaração de Bolsonaro em favor do nome de Rogério ao governo.

O senador já havia reafirmado, no mês passado, sua pré-candidatura.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado é preso pela PF

CNN

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife (PE). A informação foi confirmada à CNN por fontes da Polícia Federal (PF).

Nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra Machado por obstrução de investigação de organização criminosa e favorecimento pessoal.

O requerimento tem como base informações da Polícia Federal (PF) de que Machado teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) – em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, “para viabilizar sua saída do território nacional”.

Além disso, Machado teria promovido, por meio de seu perfil no Instagram, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.

No pedido da PGR ao Supremo, Gonet diz que Machado não obteve êxito na emissão do documento para Cid, mas que a PF ainda considera possível que ele “busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados” para essa finalidade.

Para Gonet, essas informações levantam suspeita de que Machado esteja atuando para obstruir a ação penal sobre a tentativa de golpe. A PGR pediu que o ministro Alexandre de Moraes autorize não só a abertura de um inquérito, mas também permita a adoção de medidas de busca e apreensão.

As buscas seriam “em prol do avanço das investigações, que podem se beneficiar do achado de documentos, anotações, registros, mídias, aparelhos eletrônicos e demais dispositivos de armazenamento de dados reveladores de circunstâncias delituosas”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Bolsonaro é homenageado em Natal com títulos de cidadão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) foi homenageado nesta quinta-feira (12) com os títulos de cidadão norte-riograndense e cidadão natalense. A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Natal, reuniu autoridades, parlamentares, apoiadores e representantes da sociedade civil.

A proposta de concessão do título de cidadão potiguar foi apresentada pelo deputado estadual Coronel Azevedo (PL) e aprovada pela Assembleia Legislativa do RN. Já o título de cidadão natalense teve autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL), aprovado pela Câmara Municipal da capital potiguar.

Em seu discurso, o ex-presidente Jair Bolsonaro relembrou sua trajetória política e sinalizou disposição para seguir na vida pública. “Quando me elegi vereador, fiquei felicíssimo. Depois fui deputado federal por 28 anos. No último mandato, resolvi disputar a Presidência e deu certo. Não é fácil, mas tenho vontade de continuar servindo à minha nação. Tenho uma paixão pelo meu Brasil. Se essa for a vontade de Deus, estou preparado para assumir essa nação. Isso nos dá forças para continuar lutando pelo nosso país”, afirmou.

Se dirigindo a Bolsonaro, o senador Rogério Marinho, secretário-geral do PL e pré-candidato ao governo do RN, fez uma deferência a atuação política do ex-presidente, destacando sua defesa pela liberdade.

“O senhor é um homem que ama esse país e tem pago um preço muito alto. Está sendo tornado inelegível, mas ninguém mata o sentimento, ninguém mata uma ideia. Esse amor pelo Brasil foi resgatado com a sua postura na presidência. Toda injustiça, perseguição e descaminhos não encontram eco na sociedade. Eles não passarão, eles não vencerão. Viva Jair Messias Bolsonaro, presidente do Brasil”, declarou.

Da Câmara o ex-presidente foi visitar a engorda de Ponta Negra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró vacina jovens de 15 a 19 anos contra HPV

A Prefeitura de Mossoró está reforçando a estratégia de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos. Este público que ainda não recebeu a dose única do imunizante deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ponto itinerante de vacinação para se proteger do vírus e seus agravos.

Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município, destaca a importância da proteção. “É importante que os pais e responsáveis verifiquem o cartão de vacinação dos jovens nesta faixa etária dos 15 aos 19 anos de idade. Caso o adolescente não tenha tomado a dose única da vacina, é importante procurar se proteger para evitar danos à saúde”, explicou.

Além desse público, a vacina contra HPV é direcionada para meninos e meninas de 9 aos 14 anos e grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, o grupo prioritário inclui pessoas com imunocomprometo, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme preconiza o PNI.

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

A vacina contra HPV é medida eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

VACINA NA UBS:

A população contemplada com a vacina pode buscar uma das unidades básicas de saúde. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

VACINA NO MCJ:

A Coordenação de Imunizações do município também está disponilizando a vacina contra HPV durante o “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2025. O público-alvo pode buscar a proteção nos Polos Cidadela e Arraiá do Povo Poeta Zé Lima.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com