Categorias
Política

“Vamos dar um basta”

Por Adriana Mendes, radialista

Esse post não é sobre mim, é sobre nós!

Nos últimos dias dois casos brutais de violência doméstica foram registrados em Mossoró. No sábado passado, uma mulher de 26 anos foi agredida com socos e chutes e só escapou da morte porque conseguiu fugir do agressor, seu ex-namorado, e pedir ajuda a uma vizinha.

O agressor, um homem de 25 anos, está preso preventivamente por lesão corporal. Na noite de ontem, uma idosa de 61 anos foi gravemente agredida com golpes de tesoura, além de chutes e socos, pelo próprio marido, de 68 anos.

Ela conseguiu sobreviver porque o filho acionou a polícia. Nesse caso, o agressor foi preso em flagrante e autuado por tentativa de feminicídio. As vítimas estão se recuperando dos traumas e ferimentos no corpo e na alma.

Noticiei os dois casos no Cidade Aflita, programa que apresento na Rádio Difusora de Mossoró com o coração partido. Sim, dói em mim. A violência contra a mulher não tem idade: não escolhe quem agride nem quem é vítima.

Ela não tem cor, posição social ou aparência física. A violência doméstica tem vítimas, e essas vítimas somos nós. Eu confesso: ando cansada de noticiar esses casos. Mas, ao mesmo tempo, vejo com esperança que as mulheres estão mais corajosas. Elas não se intimidam. Mesmo com medo, elas denunciam.

O aumento no número de casos nos últimos anos está diretamente relacionado ao crescimento do número de denúncias — e isso é essencial para interromper o ciclo de agressões. É vital que a sociedade, vizinhos e familiares estejam atentos aos sinais de violência doméstica, oferecendo apoio às vítimas e incentivando a denúncia.

Precisamos estar vigilantes, agir e falar em nome de quem não pode mais permanecer em silêncio. Sim, estou cansada de ver e relatar essas histórias. Exausta, também.

Mas continuo resiliente, com a fé de que, um dia, vamos dar um basta à violência doméstica e familiar contra a mulher não só em Mossoró, mas no mundo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmai.com

Categorias
Economia

Azul suspende voo entre Natal e Fernando de Noronha

Ponta Negra News

A Azul Linhas Aéreas confirmou nessa terça-feira (21) que deixará de operar a rota direta entre Natal, no Rio Grande do Norte, e Fernando de Noronha, em Pernambuco, a partir do dia 8 de março. A decisão faz parte de um processo de ajuste da malha aérea da companhia, conforme informou em nota oficial.

“Azul informa que, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, a partir de 8 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife”, declarou a companhia.

No site oficial da Azul, os passageiros que buscam voos para a paradisíaca ilha pernambucana já não encontram a opção de trecho direto saindo do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende à capital potiguar. A partir da suspensão, os voos para Fernando de Noronha estarão disponíveis exclusivamente a partir de Recife.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Sesap distribui novo lote de vacinas contra a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, a partir desta quarta-feira (22), um novo lote da vacina Qdenga, imunizante contra a dengue. Serão entregues 21.890 doses a 33 municípios do Rio Grande do Norte.

A distribuição das vacinas engloba 11 novas cidades ao rol de população indicada para receber a vacina, que, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, permanece dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.

O aumento do número de municípios se deu a partir da desistência de um terço das 33 primeiras cidades – elegíveis a partir de critérios como incidência de casos e óbitos – em receber novas doses, alegando dificuldade em alcançar o público-alvo.

Diante disso, a Sesap, em articulação com o Ministério da Saúde e a partir de critérios como população e incidência de casos, ampliou o número de locais que receberão as vacinas a partir deste mês. Grande parte dos novos municípios já receberão doses suficientes para cobrir toda a faixa populacional de 10 a 14 anos. O esquema vacinal do imunizante é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma, e a segunda dose já está reservada no estoque da Sesap.

Confira a lista de municípios e doses a serem entregues

Água Nova – 230
Apodi – 80
Areia Branca – 100
Baía Formosa – 670
Campo Grande – 60
Caraúbas – 100
Carnaubais – 100
Ceará-Mirim – 1400
Cerro Corá – 880
Extremoz – 300
Galinhos – 160
Governador Dix-Sept Rosado – 120
Grossos – 40
Ipanguaçu – 100
Itaú – 350
Janduís – 200
João Câmara – 500
José da Penha – 360
Jucurutu – 200
Luís Gomes – 150
Messias Targino – 60
Mossoró – 10000
Pau dos Ferros – 1000
Pendências – 600
Santa Cruz – 2250
São José do Seridó – 300
São Paulo do Potengi – 320
São Rafael – 460
Serra do Mel – 20
Severiano Melo – 330
Tibau – 40
Touros – 170
Venha-Ver – 240

Siga-nos no Instagram.

conttosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Álvaro Dias é ‘plano A’ para governo

Engana-se quem pensa que o senador Rogério Marinho (PL) tem uma candidatura irremovível ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O nome para o Executivo estadual não é o de Rogério, nem o do senador Styvenson Valentim (Podemos), que será candidato à reeleição.

Na verdade, o grupo, liderado por Rogério, tem o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), como ‘plano A’ dessa disputa.

Pesquisas já foram divulgadas nesta semana na tentativa de içar o nome de Álvaro para o governo.

Outra estratégia é fazê-lo percorrer o interior do estado.

O grupo sabe – com números em mãos – da pouquíssima capilaridade de Dias fora da região metropolitana de Natal.

Somado a isso, tem ainda a troca de partido.

Continuar no Republicanos – sigla minúscula em níveis nacional e estadual – é carta fora do baralho.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Allyson anuncia novo secretário de Esporte

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (União Brasil) anunciou na noite desta terça-feira o novo secretário de Esporte.

Formado em Educação Física pela Uern, Mário Paz substitui a jornalista Larissa Maciel.

Mário é especialista em Cinesiologia e Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida e Árbitro Internacional de Tênis de Mesa.

A mudança faz parte da reforma no secretariado de Allyson para a segunda gestão.

Confira todos os anúncios.

Saúde: Almir Mariano;

Educação: Leonardo Dantas;

Desenvolvimento Econômico: Pedro Fernandes;

Secretaria de Governo: Rodrigo Forte;

Procuradoria-geral: Raul Santos;

Controlador geral: Washington Luís;

Fazenda: Edilson Júnior;

Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito: Coronel Walmary Costa;

Urbanismo e Meio Ambiente: Sariny Nobre;

Cultura: Janaína Holanda;

Comunicação: Wilson Fernandes;

Serviços Urbanos: Miguel Rogério;

Administração: Luana Lorena;

Esporte: Mário Paz;

Infraestrutura: Rodrigo Lima;

Agricultura e Desenvolvimento Rural: Faviano Moreira;

Planejamento, Orçamento e Finanças: Tatiane Paula.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com