Categorias
Política

Caern deixa moradores de Serra do Mel sem água há 40 dias

Moradores das vilas Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Brasília e Goiás, em Serra do Mel, enfrentam uma grave crise de abastecimento de água há quase 40 dias.

O problema começou com a quebra do poço da Vila Mato Grosso, responsável pelo fornecimento de água para grande parte da cidade.

Até o momento, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) não consertou o equipamento, deixando os moradores sem uma solução concreta.

A demora no conserto do poço por parte da Caern geram indignação entre os moradores, que se sentem abandonados pela empresa responsável pelo abastecimento.

A crise não é apenas um reflexo de uma infraestrutura deficiente, mas também de uma gestão pública ineficiente e indiferente às necessidades básicas da população.

É urgente que a Caern tome providências imediatas para resolver o problema e que sejam adotadas medidas preventivas para evitar que esse tipo de crise se repita.

A falta de água é uma violação de um direito fundamental, e a população de Serra do Mel não pode continuar sendo negligenciada dessa forma.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró conquista Selo Unicef nas áreas de saúde, educação e cidadania

O Município de Mossoró conquistou o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2021/2024.

A certificação do órgão que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU) é um reconhecimento pelas ações da Prefeitura de Mossoró voltadas à primeira infância e adolescência em áreas como educação, saúde e proteção social. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (6), é fruto de um trabalho intersetorial, envolvendo diversas secretarias e executado ao longo dos últimos quatro anos. A entrega do Selo ocorrerá em dezembro, em Natal.

“Após Mossoró ser um dos 100 municípios brasileiros a receber o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, somos agora reconhecidos com o Selo Unicef, o que nos orgulha, principalmente porque reconhece todo o esforço da gestão no que se refere ao cuidado e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes mossoroenses, um compromisso que assumimos em 1º de janeiro de 2021 e que segue fortalecido cada dia mais”, destacou Allyson Bezerra.

Articuladora do Selo Unicef em Mossoró, a ouvidora-geral do Município, Janaína Holanda, também celebra o resultado.

“O Selo mostra o compromisso do gestor da cidade e o empenho de vários profissionais, em especial da Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania, em desenvolver ações que garantam os direitos da criança e do adolescente. E uma coisa muito importante também é colocar os adolescentes como protagonistas desse processo, que foi o que fizemos”, pontuou, acrescentando que a parceria com os Conselhos Tutelares e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) também foi fundamental para a conquista do Selo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Ibanez Monteiro é eleito presidente do TJRN

A sessão do Tribunal Pleno do TJRN, nesta quarta-feira, 6, realizou a eleição da nova diretoria da Corte Estadual de Justiça, para o próximo biênio (2025-2026), para, entre outros cargos, os de presidente, vice-presidência e corregedor-geral de Justiça, os quais serão ocupados, respectivamente, pelo desembargador Ibanez Monteiro, Berenice Capuxu e Sandra Elali.

As funções de Ouvidor do Tribunal de Justiça serão exercidas pelo desembargador Saraiva Sobrinho e a direção da Escola de Magistratura (ESMARN), a Coordenação dos Juizados Especiais e Turmas de Uniformização e Jurisprudência, bem como a direção da Revista do Poder Judiciário (REPOJURN), serão ocupadas pelos desembargadores Amílcar Maia, Cornélio Alves e João Rebouças.

A eleição, que seguiu as diretrizes do artigo 53 do Regimento Interno do TJRN, transcorreu de forma rápida, com os votos sendo proferidos à unanimidade para o preenchimento dos cargos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Lojinha de Santa Luzia será aberta neste domingo

A Lojinha de Santa Luzia será aberta ao público neste domingo (10), após a Santa Missa das 19h na Catedral, em Mossoró. O espaço estará instalado na Praça da Convivência Fraterna, ao lado da igreja. no Centro da cidade.

No espaço, as pessoas podem acompanhar diversas novidades de artigos religiosos, como a camiseta da festa e de eventos esportivos, caneca, terços, imagens de Santa Luzia (de 15, 30 e 40 cm), velas, lembrancinhas natalinas e muito mais.

Além do espaço físico, a Lojinha de Santa Luzia tem o atendimento e a venda de artigos religiosos de forma on-line. Todas essas informações estão disponíveis através do Instagram @lojinhasantaluziamossoro.

A Lojinha também faz entregas em domicílios situados em Mossoró, mediante o pagamento de taxa de entrega, e ainda envia produtos para outras cidades com a cobrança do frete.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo apresenta projeto que prevê ICMS em 20% e ‘cashback’

O Governo do Estado enviou à apreciação da Assembleia Legislativa projetos de leis voltados à legislação tributária.

As medidas foram discutidas e apresentadas, esta semana, aos representantes de entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte, antes do envio à Casa Legislativa, aonde passa à análise dos deputados estaduais.

Na construção das propostas remetidas ao Legislativo, o Governo do Estado busca a recomposição das finanças, notadamente após a redução da alíquota modal do ICMS, hoje em 18%, e incluiu uma série de medidas que trazem benefícios ao setor produtivo e à população, sem perdas ao Estado, e que vão além da retomada da alíquota do ICMS para 20% a partir de 2025.

Entre as medidas que estimulam o comércio e gera especialmente benefícios à população, está um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Estadual a devolver para famílias de baixa renda o valor correspondente ao ICMS pago por este consumidor no ato da compra no comércio, uma espécie de ‘cashback”.

A equipe econômica do governo do estado estima que 850 mil famílias de baixa renda serão alcançadas com essa medida — para ter acesso requer estar inscrita no Cadúnico. Algumas dessas regras já foram debatidas com as entidades que representam o setor de comércio do Rio Grande do Norte. O Projeto deve alcançar até 850 mil famílias inscritas no CadÚnico, e repercutir até RS 5 milhões em ICMS.

De maneira prática, quando essa família efetua uma compra no comércio do Rio Grande do Norte, o ICMS que incide sobre aqueles produtos adquiridos volta parcialmente para esta família em forma de crédito que poderá ser usado novamente no comercio local. Para a Secretaria de Estado da Fazenda, o projeto estimula esse consumidor a solicitar a nota fiscal, tal qual ocorre hoje através do Nota Potiguar.

A medida gera benefício direto ao cidadão, e por outro lado esse “crédito” voltará em forma de consumo ao comércio, porque gera mais poder de compra ao consumidor, realimentando o ciclo de vendas e arrecadação. Nessa lógica, ganha o estado porque mantém arrecadação, o comércio em função de um recurso que volta na forma de consumo, e o cidadão com baixa renda, que passa a ter uma espécie de crédito, tal qual já é praticado por algumas empresas e corporações.

O Poder Executivo, entre as propostas de mudanças encaminhadas à Assembleia Legislativa, pretende alterar também legislações que tratam do ICMS relativo aos veículos elétricos e o IPVA dos demais veículos, esse com relação à atual abrangência do benefício de isenção do imposto. Há ainda proposta de modificação da lei que trata do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos – ITCD.

Construção civil

O Governo do Estado também apresentou uma proposta que estimula o setor da construção civil, com discussões bastante avançadas junto às entidades que representam o setor, e que devem impulsionar o mercado imóveis e insumos. Além de trazer enorme benefício social à medida que contribui para reduzir o déficit habitacional, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade ou com menor poder aquisitivo.

A proposta, construída com o Sinduscon e apresentada às federações da Indústria e do Comércio, o ICMS que incide sobre o material de construção de imóveis será transformado numa espécie de crédito destinado à pessoa que vai comprar aquele imóvel. O ICMS que incide sobre os materiais adquiridos para construção daquela casa ou apartamento, por exemplo, deixa de ir para o Estado, e é revertido em parte da contrapartida (entrada) que o cidadão precisa ter para comprar aquele imóvel. Uma operação que seria voltada a um público específico, com regras em discussão e estimativas de alcance e custos já debatidos entre o setor produtivo e o Estado.

Quando for implementada, trará ganho indireto de arrecadação, segundo as projeções da Sefaz, e estimula a geração de empregos e renda em um dos setores que mais gera postos de trabalho no Rio Grande do Norte.

Siga-nos no Instagram.

conttaosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Câmara pode virar o ano sem pagar remuneração a servidores

Ninguém se admire se a Câmara Municipal de Mossoró virar o ano com uma penca de dívidas com o seu próprio funcionalismo.

Questões básicas, como férias, já são pagas com atraso de forma recorrente.

Por lá, o cenário nas contas é avassalador.

Coisa de quem não fez o dever de casa, como deveria.

Paralelamente, o mesmo Poder Legislativo segue fazendo contratação de servidores, dando reajustes remuneratórios e produzindo novos contratos de prestação de serviços.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró Oil & Gas avança na montagem de estrutura

A organização do Mossoró Oil & Gas Energy (Moge) avança na montagem da estrutura do evento, considerado um dos maiores do segmento onshore na América Latina. Numa área superior a 5 mil metros quadrados do Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), equipes já trabalham na estruturação de dois pavilhões. Lá, serão instalados estandes e arenas para palestras. A conclusão da montagem está prevista para o próximo dia 22.

Realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, o Moge acontecerá entre os dias 26 e 28 deste mês. Na edição 2024, o evento terá o número de estandes ampliado de 130 para 200. Para isso, o espaço dedicado à feira será expandido em mil metros quadrados, com a instalação de um segundo pavilhão.

Além da montagem dos pavilhões na área externa do Expocenter, equipes concentram esforços, também, no trabalho de manutenção do sistema de ar-condicionado, para assegurar climatização adequada do local. Com esse intuito, serão utilizados mais de 6 milhões de BTUs em toda a área destinada ao Moge.

De acordo com Criste Jones, coordenador de Infraestrutura do Mossoró Oil & Gas Energy, toda a área do prédio já passou por vistoria do Corpo de Bombeiros e está liberada para a sequência dos trabalhos de montagem. O objetivo, segundo ele, é garantir segurança e conforto aos participantes do evento.

“O Moge é um dos maiores do onshore na América e maior do Brasil, e, mais uma vez, queremos garantir a melhor experiência para quem participa do evento, quem faz o evento se tornar a referência que é. E tudo começa com a montagem adequada da estrutura, priorizando um ambiente seguro e confortável para quem participa, seja expositor, palestrante ou visitante”, ressalta.

Evento ainda maior

Em 2023, a feira de negócios atraiu mais de 10 mil inscritos, incluindo representantes de 17 países e 20 estados brasileiros. Para este ano, a perspectiva é de ampliar esses números, até como consequência natural do aumento de estandes.

O Moge 2024 terá como tema “Integração energética: numa terra de negócios e mar de oportunidades”. A meta de superar os números da edição do ano passado visa também aquecer o mercado e fortalecer a cadeia produtiva do petróleo, gás e energias no RN. Para isso, aposta no cenário promissor, com previsão de investimentos bilionários no segmento.

Programação 

O evento contará com Arena Petróleo, Gás e Energia; Arena ESG e Arena Inovação, Arena Comercial, feira de negócios, além de visitas técnicas e o Simpósio de Petróleo e Gás – este, em parceria com a Ufersa, compõe a parte científica do evento.

Outro destaque será nova edição do PetroSupply Meetings. Os encontros empresariais organizados pelo Polo Sebrae Onshore promovem a realização de negócios entre fornecedores e grandes operadoras e compradoras de bens e serviços do setor de petróleo, gás e energia de maneira geral.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com