Categorias
Política

Styvenson quer dar transparência às ’emendas pix’

O senador Styvenson Valentim (RN) apresentou, nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei 3247/2024.

A iniciativa surge na esteira do acordo firmado entre os Três Poderes sobre as chamadas ’emendas Pix’, ocorrido na terça-feira (20/08), e visa regulamentar a execução orçamentária e financeira, além de aprimorar a fiscalização e o controle dessas transferências especiais.

O senador Styvenson Valentim destaca que o projeto preenche uma significativa “lacuna legislativa” que vinha sendo ocupada, de forma precária, por uma lei temporária. “A proposta aprimora os repasses de recursos provenientes de emendas Pix ao projeto de lei orçamentária anual do governo federal. Ela traz, por exemplo, requisitos mínimos de planejamento, transparência e reconhecimento à participação dos conselhos de saúde, assistência social e educação na aplicação dos recursos públicos”, explica o parlamentar.

O Projeto de Lei 3247/2024 estabelece que as transferências especiais sejam aplicadas em programas dos municípios, conforme previsto na Constituição. Além disso, exige a individualização do ente beneficiário dos recursos, o que aumenta a transparência e responsabiliza o titular do Executivo do ente beneficiário pela utilização dos recursos, facilitando o controle.

A proposta também reforça a fiscalização ao atribuir ao Tribunal de Contas da União (TCU) o acompanhamento sobre a aplicação das emendas, entre outras medidas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeita é multada por propaganda eleitoral antecipada

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), candidata à reeleição, recebeu mais uma punição da Justiça Eleitoral. Ela terá que pagar mais uma multa de R$ 5 mil por promover campanha eleitoral irregular. A segunda sanção do tipo que é aplicada contra ela.

No entendimento do juiz Edilson Chaves de Freitas, da 40ª Zona Eleitoral, Marianna Almeida realizou propaganda eleitoral antecipada ao divulgar o seu número de urna nas redes sociais e em eventos públicos antes do período legal de campanha, iniciado no último dia 15. O Ministério Público Eleitoral também deu parecer apontando a irregularidade das ações de Marianna.

Segundo o juiz eleitoral, a divulgação da prefeita não se tratou apenas da exibição de eventos sem pedido de votos, como ela alegou em sua defesa. “Restou configurada a propaganda antecipada irregular, de modo que a aplicação de multa é medida que se impõe”, determinou o magistrado.

Não é a primeira condenação que Marianna Almeida sofre da Justiça Eleitoral por fazer propaganda eleitoral extemporânea. Além de uma primeira multa, no início do mês, ela já havia sido proibida de divulgar conteúdos como os que agora lhe renderam multa e de realizar mobilizações em locais abertos antes do período legal de campanha.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Neoenergia Cosern remove mais de 52 toneladas de cabos irregulares

De janeiro de 2021 a julho de 2024, a Neoenergia Cosern removeu aproximadamente 52,4 toneladas de cabos de telecomunicações (telefonia e internet) instalados à revelia na rede de postes em todos os municípios potiguares.

A colocação irregular desses itens nas estruturas de distribuição de energia elétrica pode se tornar um risco à segurança da população, pois pode causar sobrepeso e outros danos à estrutura dos postes. É imprescindível que as empresas de telecomunicações obtenham o aval técnico da Neoenergia Cosern autorizando o compartilhamento dos postes para tal fim.

A retirada dos cabos e outros equipamentos de telecomunicações integra a Operação Ordenamento e é necessária para garantir mais segurança, reduzir a poluição visual, identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações.

A Operação Ordenamento é contínua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116 ou pelo e-mail usomutuo.cosern@neoenergia.com .

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com