Categorias
Política

Vereador mossoroense vai assumir mandato de deputado

Diário Político (Vonúvio Praxedes)

Na manhã desta quarta-feira (21), Isaac da casca (MDB) pediu afastamento de suas funções como vereador de Mossoró.

Este Diário Político entrou em contato com o parlamentar que confirmou envio e aprovação do requerimento de afastamento por 30 dias da CMM. O objetivo é assumir a cadeira de deputado estadual ocupada na titularidade por Adjuto Dias (MDB) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O regimento da ALRN indica a necessidade de convocação de suplente quando afastamento é superior a quatro meses. “De início poderei assumir por este período, mas Adjuto se necessitar, poderá voltar antes disso e eu retorno à Câmara mossorense”, esclareceu Isaac.

O vereador Isaac da Casca tornou-se suplente de deputado estadual quando disputou as eleições de 2022 e conquistou 8.610 votos.

Adjuto Dias é filho do Prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e obteve 57.657 votos nas eleições de 2022.

“O deputado Adjunto não disse a motivação do afastamento, mas a Assembleia já solicitou envio da minha documentação”, informou.

A posse de Isaac na ALRN no parlamento estadual deverá acontecer nos próximos dias.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Projeto busca incentivar futebol feminino nas escolas públicas de Mossoró

Coordenado pelo professor de Educação Física, Brígido Alves, o projeto “084 Para Elas”, recém-implantado, inicialmente no ginásio da Escola Municipal Duarte Filho, tem como objetivo transformar a vida de meninas das escolas públicas de Mossoró através do futebol feminino.

Totalmente gratuito as aulas acontecem às 19h toda quarta-feira contemplando meninas de 7 a 12 anos e já conta com 30 jovens atletas, que são acompanhadas por profissionais mulheres em diversas áreas de atuação no esporte.

As estudantes de Educação Física Daniela Sousa e Sthephanny Damares são as responsáveis pela condução das meninas, muitas já vislumbrando um futuro no esporte.

Emily Sofia, aluna, exalta a importância da iniciativa “Esse projeto é muito legal porque fora da escola eu não tinha como jogar e agora eu estou conseguindo vir. Estou conseguindo aprender, desenvolver muita coisa, fazer novas amizades e os professores são muito legais”.
O Rio Grande do Norte, tem como sua grande referência nesta modalidade esportiva a atleta da Seleção Drasileira de Futebol Feminino, Antonia Silva, natural da cidade de Santana do Matos, região Oeste do Estado.

“Este projeto tem como objetivo empoderar e apoiar meninas a partir de 7 anos para a prática esportiva, promovendo um ambiente agradável dando oportunidades e criando um espaço seguro para a troca de experiências, projeto totalmente gratuito.” Comenta Brígido, idealizador da iniciativa.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Coligação governista entra com ação contra Lawrence; defesa repudia

Blog Carol Ribeiro

A coligação Mossoró do Povo, formada pelo União Brasil, partido de Allyson Bezerra, PSD, Solidariedade e Republicanos entrou com ação de impugnação do registro de candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) a prefeito de Mossoró.

Entre os argumentos está o julgamento irregular das contas da gestão de Lawrence Amorim no Tribunal de Contas da União (TCU), quando era prefeito de Almino Afonso, por “malversação dos recursos públicos”. Lawrence foi prefeito entre 2009 e 2016.

Segundo o advogado Caio Victor, a decisão do TCU, que transitou em julgado, de acordo com a ação, preenche todos os requisitos para a inelegibilidade de Lawrence Amorim.

“A supramencionada condenação do TCU em face do Impugnado preenche todos os requisitos do citado dispositivo legal: rejeição das contas por irregularidade insanável; irrecorribilidade das decisões; prática de atos que configuram ato doloso de improbidade administrativa; e com imputação de débito”, diz trecho da impugnação.

A coligação pede o indeferimento do registro do candidato da oposição: “posto que sua vida pregressa é incompatível com a probidade administrativa e a moralidade exigidas de quem quer exercer um mandato eletivo (art. 14, §9º3, da Constituição Federal), ainda mais de chefia do executivo”.

Despacho

De acordo com despacho da juíza eleitoral da 34ª zona do TRE, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, Lawrence, antes mesmo de ser citado, apresentou contestação.

Assim, considerado a necessidade de garantia do contraditório com a apresentação de documentos com a contestação, a magistrada intima a parte de Allyson para, em dois dias, a contar desta terça-feira (20), a se manifestar sobre a contestação de Lawrence.

Defesa

“Eu desafio o prefeito, o advogado dele, o presidente do partido dele, a provar que há desaprovação das contas, malversação de recursos públicos e questionamento de improbidade. Isso foi feito para criar factóide na imprensa”, afirma Humberto Fernandes, advogado do candidato a prefeito de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), em conversa com o Blog Carol Ribeiro.

A defesa de Lawrence protocolou Contestação à Ação de Impugnação do Registro de Candidatura nesta segunda-feira (19). “As contas do candidato ora impugnado sequer foram meritoriamente julgadas”, diz trecho do documento.

A defesa, no entanto, afirma que os argumentos beiram a “leviandade” e que os documentos trazidos são “totalmente imprestáveis”.

A contestação apresentada à Justiça Eleitoral traz a integra do Acórdão do TCU (Nº 1447/2024 – TCU – 2ª Câmara – Processo TC-005.497/2017-5) que versou sobre a situação das contas de Lawrence enquanto prefeito.

Pela decisão do TCU, de acordo com os documentos, “a liquidação do débito atualizado monetariamente saneará o processo e o Tribunal julgará as suas contas regulares com ressalva dando-lhe quitação”.

A defesa aponta que a dívida foi parcelada e vem sendo paga mensalmente.

A dívida referida se trata de convênio realizado entre a prefeitura de Almino Afonso e o Ministério do Turismo para realização de evento cultural em 2009 e o pagamento da parte do Executivo Municipal no acordo em questão com o Executivo Federal à época.

A contestação traz, ainda, a certidão negativa emitida pelo TCU para fins eleitorais, atestando a elegibilidade de Lawrence Amorim. O pedido de registro anexou também as demais certidões negativas exigidas pela Justiça Eleitoral.

O pedido é para que a Justiça rejeite os argumentos e julgue a ação improcedente.

Além disso, requer a improcedência da ação por “litigância de má-fé”. De acordo com os artigos 80 e 81 do Código do Processo Civil, é quando uma das partes afronta a verdade ou se vale de recursos fraudulentos em um processo. Nesse caso, além da impocedência, o juízo pode impor multa ao impugnante, como uma forma de sanção ética.

Para o advogado, em conversa com o Blog Carol Ribeiro, o processo foi “litigado de má fé para fazer fake news na imprensa e é uma ação mentirosa”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Candidato governista lidera disputa em Apodi

TCM Notícia

A Pesquisa TCM/TS2 apresenta nesta terça-feira (20) o quadro de intenção de votos estimulados e rejeição para Prefeitura de Apodi, nas eleições 2024.

Sabino Neto (MDB) aparece com 42,3%. Gilliard (PSD) surge com 35,7%. Não sabem/não responderam 13,8%. Branco/nulo/nenhum 8,3%.

Rejeição

Na rejeição, Sabino tem 30,2%. Giliard aparece com 29,0%. Poderia votar em qualquer um corresponde a 20,5%. Não sabem/não responderam 12,6%. Não votaria em nenhum 7,6%.

Sobre a pesquisa

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 589 eleitores de Apodi entre os dias 15 a 17 de agosto de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95%.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-0009/2024.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com