Categorias
Cultura

Arraiá do Povo começa a ser montado para o MCJ

Começou a ser montada na terça-feira (30) a estrutura do Arraiá do Povo, um dos polos do “Mossoró Cidade Junina”.

Estreante em 2023, o polo promete mais uma vez marcar o “Mossoró Cidade Junina” com forró raiz com shows de artistas nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de junho.

Confira a programação:

Sábado, 8 de junho
Nonato Poeta
Circuito Musical
Bartô Galeno

Domingo, 9 de junho
Tropykalia
Waldonys

Sábado, 15 de junho
Brasas do Forró
Chambinho do Acordeom

Domingo, 16 de junho
Amazan
Vicente Nery

Sábado, 22 de junho
Lairton e seus Teclados
Júnior Vianna

Domingo, 23 de junho
Lagosta Bronzeada
Ferro na Boneca

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Álvaro anuncia apoio a Paulinho e indica vice

O prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) anunciou na tarde desta quinta-feira o apoio ao nome do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) para disputa à prefeitura de Natal.

Ele emplacou ainda o nome de sua secretária de Planejamento Joanna Guerra (Republicanos) como vice na chapa.

Mais cedo, Álvaro havia dito, em entrevista à jornalista Micarla de Sousa, na TV Ponta Negra, que estava em dúvida entre os prefetáveis Carlos Eduardo (PSD), Paulinho Freire, Rafael Motta (Avante) ou Joanna.

Confira o vídeo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Aumento de chuvas reduz áreas de seca no RN

As chuvas acima da média ao longo do ano de 2023 e nos primeiros meses de 2024 tiveram um impacto significativo na redução das áreas afetadas pelo fenômeno da seca no Rio Grande do Norte.

É o que apontam os dados recentes do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e referentes ao mês de março de 2024, que mostram que apenas 8 dos 167 municípios do estado estão classificados na categoria de seca fraca.

No ano de 2023, as chuvas ficaram 9,2% acima da média esperada, enquanto os primeiros dois meses de 2024, janeiro e fevereiro, registraram volumes acima da média em 29,4% e 48,1%, respectivamente.

“Analisando o mês de março em anos anteriores, observou-se que pela primeira vez em seis anos, o Rio Grande do Norte está praticamente sem seca graças à melhoria nos indicadores de precipitação, o que resultou no recuo da seca fraca em praticamente todo o estado”, comentou Josemir Neves, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, responsável pela coordenação da validação do monitor no âmbito do estado.

O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) monitora 63 reservatórios em todo o RN, dos quais 22 estão com capacidade máxima.

Destaque nacional para a barragem Marechal Dutra (Gargalheiras), que atingiu sua capacidade máxima após 13 anos. A sangria do reservatório, juntamente com o açude Dourado, também com 100% de sua capacidade, assegura o abastecimento de Currais Novos e Acari pelos próximos quatro anos.

Os municípios que ainda enfrentam seca são Paraná, Major Sales, Luís Gomes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Venha-Ver e São Miguel, todos localizados na região do Alto Oeste Potiguar.

As previsões indicam uma seca branda para os próximos meses, considerando as condições climáticas atuais. Segundo análises das equipes de meteorologia, o planeta está passando por uma transição climática, com o enfraquecimento gradual do fenômeno El Niño, o que poderá resultar no La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico. Essa mudança tende a aumentar o volume de chuvas no território potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeitura exonera servidor e passa a investigar caso

O Diário Oficial de Mossoró (DOM) desta quarta-feira (1º) trouxe à exoneração de Francisco Thiago Bento Silva, até então diretor de Gestão da Secretaria Municipal de Cultural.

A saída dele do cargo ocorreu no mesmo em um áudio, supostamente gravado por Thiago, fazia cobrança irregulares para benefício financeiro próprio em contratos públicos da pasta.

A Prefeitura emitiu a seguinte nota e disse que o caso “deverá ser apurado pela instâncias competentes”.

A Prefeitura de Mossoró tomou conhecimento de áudio envolvendo servidor do Município, o qual tratava de suposto caso de irregularidade no trato da coisa pública. Referido servidor já foi exonerado e o caso agora deverá ser apurado pelas instâncias competentes.

Mossoró-RN, 02 de maio de 2024
Prefeitura Municipal de Mossoró

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com