Categorias
Utilidade Pública

Furtos de cabos no RN crescem 30% em menos de três meses

Entre os dias 1º de janeiro e 14 de março de 2024, o número de furtos de cabos da rede elétrica no Rio Grande do Norte cresceu 30% em comparação com igual intervalo do ano anterior.

Na madrugada desta quinta-feira (14), criminosos furtaram mais 1.710 metros de cabos de média tensão. Eles agiram nas estruturas de distribuição de energia que cruzam a zona rural de Grossos, litoral da região Oeste potiguar, deixando mais de seis mil pessoas sem eletricidade e prejudicando o funcionamento de comércios, serviços públicos essenciais e salineiras.

Esse foi o 11º registro de ação criminosa somente na região da Costa Branca do estado entre dezembro de 2023 e março deste ano feito pela Neoenergia Cosern. O crime dessa quinta-feira (14) se soma às outras investidas criminosas que culminaram, nesse recorte temporal, no furto de mais de cinco toneladas de cabos e na derrubada e/ou quebra de 26 postes somente entre as cidades de Guamaré e Macau.

Números absolutos

1º de janeiro a 14 de março de 2024: 291 registros de furtos de cabos

1º de janeiro a 14 de março de 2023: 224 registros de furtos de cabos

Aumento: 67 ocorrências (30%)

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Escola Eliseu Viana está “caindo aos pedaços”

Estudantes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, em Mossoró, entraram em contato com o blog para mostrar, através desse vídeo abaixo feito pelo aluno Victor Mikael, a necessidade de uma reforma imediata na estrutura da escola.

Segundo ele, vagas deixaram de ser oferecidas à comunidade este ano por conta da precariedade do prédio. Sete turmas foram fechadas.

“Uma escola com qualidade no ensino. Todos os anos aprova muitos no Enem, mas que está sendo sendo inviabilizada e mal falada por outras pessoas [por conta da estrutura]”, lamenta.

“Está caindo aos pedaços”, acrescenta.

Ele lembra ainda que em setembro de 2023 a governadora Fátima Bezerra (PT) esteve no local e prometeu reformá-la no início deste ano mas as melhorias ainda não chegaram.

Outro lado

Em contato com o blog, a diretora da 12ª Diretoria de Educação e Cultura (Direc), Ana Morais, disse que o Eliseu Viana passará por uma grande reforma, no valor de R$ 6 milhões.

“A escola tem mais de meio século e nunca recebeu uma reforma [das gestões anteriores]”, argumentou.

Segundo ela, “o edital de licitação deve ser publicado nos próximos dias” e “já está em uma comissão na Secretaria de Infraestrutura”.

Ana acredita que as obras começam neste primeiro semestre.

Ela destacou ainda que parte das imagens contidas no vídeo se refere a um bloco já interditado por orientação do Ministério Público do RN, que está sem uso.

Sobre a diminuição de vagas, admite que ocorreu, mas que a rede estadual em Mossoró, no geral, “ampliou as vagas em relação a 2023” e que “parte dos estudantes do Eliseu migrou para escolas como Moreira Dias, Abel Coelho e Jerônimo Rosado”.

A Secretaria de Infraestrutura também emitiu nota.

Sobre a escola Eliseu Viana, a SIN recebeu a documentação da secretaria de educação, e estamos fazendo a conferência dessas informações técnicas, como orçamento e cronograma, que até segunda feira deve estar concluso. Após isso, será iniciado o procedimento licitatório, para a contratação dos serviços.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Prefeito de Janduís perde o cargo

Da Tribuna do Norte

O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT), tem 30 dias para deixar o cargo. Condenado por improbidade administrativa, o gestor teve decisão de perda de mandato publicada pela Justiça do Rio Grande do Norte. A Câmara Municipal de Janduís já foi notificada sobre a decisão.

O caso em questão é referente à contratação da empresa Coleta Prestadores de Serviços LTDA, entre 2005 e 2008, quando o médico já era prefeito. Segundo a decisão, a contratação foi irregular e gerou um prejuízo de R$ 276,7 mil aos cofres de Janduís. Condenados, Salomão Gurgel e a empresa cometeram ato de improbidade administrativa.

Com a decisão transitada em julgado, que é quando não há mais recurso, a juíza Erika Souza Correa Oliveira, determinou a inscrição do nome de Salomão Gurgel e da empresa no Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos do Tribunal Superior Eleitoral (INFODIP), para fins de efetivação da pena de suspensão dos direitos políticos, além de inscrição nos cadastros nacionais de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), proibindo a contratação com o Poder Público e de recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, e no de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, com o intuito de dar ciência ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Prazo

Ainda na decisão, a magistrada determinou que fosse expedido ofício à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores sobre o teor da decisão para que seja cumprida a penalidade de perda do cargo de Salomão Gurgel, em até 30 dias. Tanto o gestor quando a empresa deverão também fazer o ressarcimento integral ao dano sofrido pelos cofres públicos e pagamento das multas.

Salomão Gurgel foi prefeito de Janduís em quatro períodos, ocupando a vaga entre 1983 e 1988, 2005 a 2012 (com duas eleições), e desde 2021, quando venceu Sílvia Helena (PL) com 56,06% dos votos, contra 43,94% da adversária. A maioria foi de pouco mais de 450 votos. Com a decisão judicial, assume a vaga o vice-prefeito, Elvisney Soares Gurgel (PT).

Categorias
Utilidade Pública

Açudes em Encanto e São Paulo do Potengi sangram nesta quinta-feira

O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), indica que a barragem Campo Grande, localizada em São Paulo do Potengi, com capacidade para 23.139.587 m³; e o Açude Público do do Município de Encanto, com capacidade para 5.192.538 m³, completaram 100% da sua capacidade e sangraram hoje.

O açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com capacidade para 8.273.877 m³, começou a sangrar nesta quarta-feira (13). Outros reservatórios monitorados pelo Igarn, que já sangraram em 2024 , foram: o açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que possui capacidade para 5.158.750 m³, e sangrou na última segunda-feira (11); o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, que teve sua sangria registrada na sexta-feira, 08 de março; o açude Pataxó, e localizado em Ipanguaçu com capacidade para 15.017.379 m³, no dia 28 de fevereiro.

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, acumula 8.806.408 m³, percentualmente, 85,32% da sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. Em meados de fevereiro, o manancial estava com 278.918 m³, correspondentes a 2,71% da sua capacidade total.

Outro manancial que continua recebendo recarga é o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, que acumula 6.846.863 m³, correspondentes a 15,41% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No comparativo, o manancial estava com 626.813 m³, no dia 15 de fevereiro, o que equivalia a 1,42% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.355.753.333 m³, correspondentes a 56,48% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No relatório divulgado no dia 15 de fevereiro, o manancial estava com 1.230,56 bilhão de m³, equivalentes a 51,86% da sua capacidade total.

A barragem Santa Cruz do Apodi também segue recebendo água, acumula 359.693.350 m³, equivalentes a 59,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Em meados de fevereiro, o reservatório acumulava 344.622.360 m³, equivalentes a 57,46% da sua capacidade total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 225.708.253 m³, percentualmente, 77,08% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No relatório do dia 15 de fevereiro, o reservatório estava com 219.149.906 m³, equivalentes a 74,84% da sua capacidade total.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Dom de Amar promove “Páscoa Solidária” em comunidade rural

A Associação Dom de Amar já está em andamento com a sua primeira campanha de arrecadação deste ano. Denominada “Páscoa Solidária”, a ação é em prol das mais de 80 crianças e moradores da comunidade Hipólito, zona rural de Mossoró.

O objetivo é promover valores como solidariedade, partilha e amor ao próximo. A campanha mobiliza os mais de 40 voluntários do ´Dom de Amar´ que atuam por meio de redes sociais e presencialmente para arrecadar a doação no valor de 20 reais. A quantia será destinada para aquisição dos ovos de chocolate e insumos que serão utilizados para o lanche e recreação dos presentes.

De acordo com a voluntária Danielle Casillo, a Páscoa é um ato de amor ao próximo. “Muitas pessoas não têm a oportunidade de vivenciar esse momento. Contamos com cada um para tornar esse momento mais leve e doce”, ressaltou.

Como contribuir

Por meio da chave pix (CNPJ – 50200475000108) da Associação Dom de Amar, qualquer pessoa sensível ao próximo pode realizar a doação de valor a partir de 20 reais. Empresas interessadas em apoiar a campanha podem entrar em contato para explorar oportunidades de parceria e patrocínio, por meio do endereço na rede social instagram (@domdeamar).

Entrega

Na data 7 de abril (Domingo), às 8h, o grupo se dirige à Comunidade Hipólito onde será realizado um momento de atividades que celebram a Páscoa e valorizam a interação social. Recreação com a presença de palhaço, lanche, entrega dos ovos de chocolate, oração e celebração marcarão o encontro.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Albergue de Mossoró realiza campanha de novos sócios

O Albergue de Mossoró (Albem) é uma instituição sem fins lucrativos, que depende da ajuda da sociedade para manter os seus serviços.

Com o objetivo de arrecadar mais recursos e poder expandir o trabalho social, a instituição está realizando a campanha “Seja um Sócio Doador”.

O objetivo é fazer com que mais pessoas possam ser sócias e doar, mensalmente, valores em dinheiro para a instituição. Com esses recursos é possível arcar com os custos da folha de funcionários bem como de itens que não são doados com frequência pela sociedade, como é o caso de carnes e do material de limpeza.

Trabalho social

Para ser um sócio doador e contribuir com o trabalho social do Albem, o cidadão deve realizar o cadastro (o link está disponível na bio e nos destaques do Instagram) e definir o valor que será doado mensalmente para a instituição.

A contribuição pode ser feita via depósito em conta, pix ou cartão de crédito. É importante frisar que o valor doado todos os meses para a instituição é definido pelo próprio doador. Além de arrecadar os recursos para a instituição, a campanha também busca fidelizar os doadores.

Há mais de sete anos, o Albem acolhe acompanhantes de pacientes de outros municípios e da zona rural de Mossoró, que não têm onde ficar na cidade. Para que o acompanhante seja acolhido, o paciente deve estar internado nos hospitais de Mossoró que são conveniados com a rede SUS.

Após chegar ao Albergue, os acompanhantes têm direito a alimentação, dormitório e palavra de conforto durante o período em que durar a internação do paciente. Não é cobrada nenhuma taxa ao albergado pela sua permanência no local.

Para saber mais sobre o Albem, entre em contato pelo telefone (84) 98855-3452 (WhatsApp), ou acompanhe a instituição pelas redes sociais (@mossoroalbem).

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Carlos lidera disputa e Natália vê Paulinho e Rafael se aproximando

Do Agora RN

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura Municipal do Natal com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais em relação à segunda colocada, a deputada federal Natália Bonavides (PT), conforme pesquisa feita pelo Instituto Exatus e divulgada pelo AGORA RN nesta quinta-feira 14.

Carlos Eduardo foi citado por 34,44% dos consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, enquanto Natália obteve 14,97% das citações. Em terceira colocação, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 10,7%.

Em quarta e quinta colocações, surgem o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer Rafael Motta (PSB) e a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), com 10,6% e 2,58%, respectivamente.

Dos 2 mil eleitores consultados pelo Instituto EXATUS para a pesquisa, 16,15% responderam que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”. Outros 11% disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa.

Rejeição

Foi perguntado aos eleitores em qual pré-candidato eles jamais votariam para prefeito de Natal. Para isso, foram apresentados os mesmos nomes dos pré-candidatos citados no cenário estimulado para intenção de votos e a resposta foi Carlos Eduardo, com 22,89%.

Em seguida, aparece Natália Bonavides com 11,89%; Paulinho Freire, com 11,4%; Rafael Motta, com 8,18% e Joanna Guerra, com 3,82% das citações.

Não sabem ou não quiseram responder à pergunta sobre rejeição para a Prefeitura de Natal 29,14% dos entrevistados. Outros 12,69% disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, podendo votar em qualquer um deles.

Dados

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de março, por uma equipe de 13 entrevistadores, dois supervisores e um estatístico, e que ouviram 2 mil eleitores em Natal . A margem de erro é de 2,19%, com 95% de confiança. O registro é o RN-04623/2024.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN apresenta proposta de política salarial aos servidores

O Governo do Rio Grande do Norte propôs, nesta quarta-feira (13), uma política salarial linear dos vencimentos, subsídios, salário-base e proventos dos servidores ativos e inativos, e pensionistas com paridade. A proposta foi apresentada durante reunião entre o Comitê de Gestão e Eficiência e representantes das categorias de sindicatos do funcionalismo público.

A política salarial apresentada visa garantir a partir do ano de 2024 que os servidores tenham uma reposição pela inflação em relação ao IPCA do ano anterior. “A orientação é que possamos ter uma política salarial permanente, que possa sair do governo e passar a ser uma política salarial de Estado”, afirmou o secretário extraordinário de Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha.

De acordo com a proposta, a recomposição se dará sempre no mês de abril, aplicando o índice de inflação medido pelo IPCA do ano anterior, iniciando agora em 2024, com implantação a partir de abril de 2025. Dentro da proposição, o menor salário pago aos servidores passaria a ser R$1.500, acima do valor do salário mínimo, podendo ainda ser ajustado caso o valor do mínimo a partir de janeiro de 2025 seja maior.

O secretário da Administração, Pedro Lopes, ressaltou que a proposição está dentro das possibilidades financeiras do Estado. “Dentre as considerações levantadas para a implantação dessa política salarial, estão o comprometimento de gasto com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, que no 3º quadrimestre de 2023 ficou em 56,94%, e a meta de cumprir, até 2032, o comprometimento para menos de 49%, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal”, lembrou.

Condicionantes

Outro motivo que prejudicou as contas do Estado foi a redução da alíquota modal do ICMS para 18%, implicando neste ano de 2024 em perda de receita estimada em R$ 700 milhões ao ano para o Governo, o que deve aumentar o comprometimento no relatório do 3º quadrimestre de 2024 e impede a implementação de uma política de recomposição salarial neste exercício.

A proposta também fica condicionada a dois fatores. Segundo projeções apresentadas pela equipe do Governo, é necessário que o crescimento da despesa bruta de pessoal do exercício de 2024, em relação ao ano de 2023, descontadas as implantações por decisão judicial e as obrigações patronais do regime próprio, não supere a 90% do crescimento da receita corrente líquida. Essa condição é atendida caso a RCL cresça ao menos 7,2% e não haja recomposição salarial para os servidores e adequações no exercício de 2024.

O segundo condicionante está relacionado ao estudo orçamentário-financeiro atestar que o incremento do gasto com pessoal no exercício da implantação, sobre o valor registrado no ano anterior, não exceda a 80% do crescimento estimado da RCL. “A condição será atendida se a arrecadação do ICMS em 2024, 2025 e 2026 mantiver o mesmo nível quando a alíquota modal era 20%. Esse comportamento será observado para as arrecadações dos meses de fevereiro a setembro de 2024”, esclareceu Pedro Lopes.

Além dos secretários supracitados, participaram da reunião o procurador-geral adjunto, José Duarte Santana; o secretário executivo do Tesouro, Álvaro Luiz; o secretário adjunto da Administração, Iranildo Germano; e a secretária adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz. Outras reuniões junto aos sindicatos e associações dos servidores serão realizadas ao longo dos próximos dias.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Wigna Ribeiro e Mykaell Bandeira lançam “Antônio Francisco – Por Trás dos Versos”

Nesta quinta-feira (14), data em que é comemorada nacionalmente o Dia da Poesia, a Parêa Produções lançará virtualmente o documentário “Antônio Francisco – Por Trás dos Versos”, dirigido por Mykaell Bandeira e Wigna Ribeiro.

A exibição do filme irá ocorrer através da plataforma do YouTube da Parêa TV, a partir das 19h.

A obra retrata a vida e grande legado do poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco. Uma das pessoas mais importantes da literatura de cordel da atualidade, Antônio é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré.

O documentário tem ainda depoimentos de Antônio Francisco, Nira Maria, Segundo Neto, Caio César Muniz, Crispiniano Neto, Evandro Cunha e Gustavo Luz

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Podemos é o 6º partido a apoiar reeleição de Allyson

O Podemos é outro partido já tido como certo no arco de alianças da candidatura à reeleição do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (União Brasil).

Em entrevista ao Meio dia Mossoró, da 95 FM, Allyson disse nesta quarta-feira aos jornalistas Tárcio Araújo e Vonúvio Praxedes, âncoras do programa, que a legenda lhe garantiu apoio e que seus representantes locais estarão no evento que ele vai realizar no próximo dia 22, junto com os outros partidos aliados.

Em Mossoró, o Podemos é presidido pelo ex-vereador Narcízio Silva.

No estado tem como principal expoente o senador Styvenson Valentim.

Os partidos que apoiam Allyson são: União Brasil, PSD, Solidariedade, PSB, PSDB e agora o Podemos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com