Categorias
Utilidade Pública

Secretaria da Fazenda notifica devedores do Simples Nacional

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) notificou nesta semana microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional com débitos em aberto perante o Fisco Municipal. A medida é para regularização da situação fiscal, sob pena de exclusão de ofício.

Para evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2024, a Sefaz explica que a empresa deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento à vista ou parcelamento, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

“Os contribuintes devem verificar a notificação recebida no DTE (Domicílio Tributário Eletrônico) do Simples Nacional para fins de regularização ou impugnação”, destaca Edilson Júnior, secretário da Fazenda de Mossoró. Foram notificados mais de 3.000 contribuintes, com total de pendências em aberto superior a R$ 3 milhões.

A empresa que regularizar a totalidade de suas pendências no prazo mencionado não será excluída pelos débitos constantes do referido Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito. Continuará, portanto, no regime do Simples, não havendo necessidade de qualquer outro procedimento.

Para contestar os valores cobrados, deverá a empresa apresentar, também no prazo de 30 dias após a ciência do Termo de Exclusão, impugnação dirigida ao Núcleo do Simples Nacional da Sefaz Mossoró para fins de avaliação e julgamento.

Em caso de dúvidas e mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com o NUSIMP (Núcleo do Simples Nacional), através do WhastApp: (84) 99655-5429.

Siga-nos no Instagram.

contatosauloval@gmail.com

Categorias
Política

Governo do RN decreta ponto facultativo dia 13 de outubro

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 13 de outubro de 2023, nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual. O Decreto nº 33.023, de 06 de outubro de 2023, foi publicado, no sábado (7), no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a norma, o ponto facultativo “não se estende às forças policiais civis e militares, às unidades e serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos”. Além disso, competirá aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades da Administração Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado dispor sobre a adesão ao ponto facultativo.

Destaca-se que o dia 12 de outubro é feriado nacional porque é dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a santa padroeira do Brasil.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Desembargadora será empossada dia 24

A desembargadora Berenixe Capuxú toma posse no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) no dia 24 de outubro, em sessão a ser realizada no auditório do prédio sede da Justiça Estadual, às 16h.

O aviso de sessão especial da Corte de Justiça foi publicado pelo presidente do Corte potiguar, desembargador Amílcar Maia, no DJe de 6 de outubro. A cerimônia oficial terá transmissão em tempo real pelo canal do TJRN no YouTube: www.youtube.com/user/canaltjrn

A magistrada, com 41 anos de atividade jurisdicional, foi oficializada como nova integrante do Pleno, por votação dos pares, na sessão de 4 de outubro. Ela é a 7ª mulher a integrar a segunda instância da Justiça Estadual. Berenice Capuxú tem 69 anos, é formada em Direito pela UFRN e especialista em Direito de Família, área na qual atuou na Comarca de Natal a partir de 1995.

Caicoense, é casada, tem quatro filhos e sete netos. Serra Negra do Norte, Jucurutu e Currais Novos, localizadas na região onde nasceu, o Seridó, foram as primeiras comarcas nas quais judicou. Foi convocada em diversas oportunidades para compor o Pleno, substituindo desembargadores em férias ou afastamentos. De maio de 2016 ao mesmo mês do ano de 2018 fez parte do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), como membro efetivo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governismo está entre dois nomes para disputar Prefeitura

O grupo da prefeita de Areia Branca Iraneide Rebouças (PSDB) está para decidir entre dois nomes para disputar à Prefeitura em 2024.

Ou vai Doutor Beguinho (PSD) ou o ex-prefeito e atual vice Doutor Bruno Filho (MDB).

Martelo só deve ser batido posteriormente.

Leia mais: Ex-deputado deve ser candidato a prefeito noutro partido

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Rui Costa cumprirá agenda no RN

O  ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa cumprirá agenda em Natal na próxima segunda-feira (16).

Ele fará o lançamento oficial do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).

O programa prevê investimentos de aproximadamente R$ 45 bilhões no RN.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Assembleia Legislativa se instalará em Mossoró

Em novembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) se instalará em Mossoró, nos dias 22 e 23. Na oportunidade, o Legislativo Estadual realizará, na Câmara Municipal, sessões solene e ordinária e, na Praça Vigário Antônio Joaquim, o projeto Assembleia e Você.

Parceria entre ALRN, Câmara Municipal e Prefeitura, o projeto Assembleia e Você em Mossoró oferecerá ações nas áreas social, saúde, educação, entre outras.

Na sexta-feira (5), na Câmara de Mossoró, equipes da Assembleia Legislativa se reuniram com o presidente da Casa, Lawrence Amorim (Solidariedade), secretários municipais e outros servidores públicos.

A reunião encaminhou providências do projeto Assembleia e Você, que, em Mossoró, chegará à  13ª edição. A mais recente ocorreu em Nísia Floresta, em agosto deste ano.

Segundo Lawrence Amorim, será uma honra para a Câmara receber o Parlamento Estadual, no projeto Assembleia Itinerante. Também destacou a importância do projeto Assembleia e Você.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Estudantes da Ufersa em Israel voltarão ao Brasil

Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, que se encontram no país de Israel, serão repatriados.

Em ofício encaminhado à Embaixada do Brasil em Israel, a reitora Ludimilla de Oliveira argumenta que em decorrência da situação de emergência naquele país, se faz necessário em caráter de urgência o repatriamento dos dois estudantes da Universidade, que participam de intercâmbio acadêmico em Israel. O deslocamento dos estudantes deve ser feito dentro das prioridades do Itamaraty. Os estudantes já preencheram formulário após a solicitação da Universidade para o retorno deles ao Brasil.

A reitora explicou que eles estão no extremo sul de Israel não sendo possível o deslocamento imediato até Tel Aviv. “O momento agora é para aguardar as diligências da Embaixada do Brasil em Israel”, afirmou.

“Vamos aguardar a chegada dos aviões brasileiros em Israel e as providencias que serão tomadas para o repatriamento”, frisou. Diante das tratativas diplomáticas, a reitora acredita que a repatriação dos dois estudantes da Ufersa estará na lista de prioridades da Embaixada do Brasil no país de Israel.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com