Categorias
Utilidade Pública

MPRN investiga lavagem de dinheiro em igrejas

operação Plata, deflagrada nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), apura o crime de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas por parte de integrantes de uma facção criminosa. O grupo lavava o dinheiro com a compra de imóveis, fazendas, rebanho bovino, automóveis, abertura de mercados e até com a fundação de igrejas evangélicas.

O principal investigado na operação é Valdeci Alves dos Santos. Ele é originário da região Seridó do Rio Grande do Norte e é apontado pelo Ministério Público de São Paulo, em ação separada, como liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos. Valdeci já estava preso na Penitenciária Federal de Brasília.

No Rio Grande do Norte, ele tem como maior aliado o irmão Geraldo dos Santos Filho, conhecido por Pastor Júnior. Segundo as investigações do MPRN, há pelo menos duas décadas os dois mantêm o esquema de lavagem de dinheiro, tendo como participantes seus irmãos, filhos, sobrinhos e comparsas fora da família.

Ao lado da mulher dele, Geraldo é investigado por constituir um patrimônio de R$ 6.189.579,42, valor incompatível com seus rendimentos laborais declarados. A mulher dele também foi presa nesta terça-feira.

Em 2019, Geraldo Filho foi preso usando documento falso em nome de José Eduardo Medeiros de Moura. Ele e a mulher teriam constituído uma empresa jurídica para a lavagem de dinheiro.

Laranjas

A suspeita é a de que Geraldo e a mulher, através de “laranjas”, lavavam dinheiro também através de igrejas evangélicas. Em nome desses laranjas, a suspeita é que o casal abriu pelo menos sete igrejas nos Estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em algumas dessas igrejas.

O material apreendido nas igrejas será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento de outras pessoas nos crimes. Valdeci já estava preso na Penitenciária Federal de Brasília, onde foi cumprido novo mandado. Geraldo e outras cinco pessoas foram presas no Rio Grande do Norte nesta terça e encaminhadas ao sistema carcerário potiguar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmai

Categorias
Política

Prefeita fará leitura da mensagem anual nesta quarta

A Prefeita Lidiane Marques (PSDB) fará nesta quarta-feira (15) a leitura da mensagem anual à Câmara Municipal de Tibau. A solenidade marca a abertura oficial dos trabalhos legislativos da casa no ano de 2023.

A sessão solene, com a mensagem da prefeita, está marcada para às 9h, na Câmara de Vereadores da cidade.

Na ocasião, Lidiane também apresentará um balanço das ações realizadas em 2022 pela gestão, além de compartilhar os projetos que já estão em execução e os que ainda se iniciarão para o ano de 2023 em Tibau.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Prazo para atualização de prova de vida encerra amanhã

O prazo para a prova de vida dos aposentados e pensionistas beneficiários do complemento de aposentadoria do quadro de servidores inativos do Município de Mossoró segue até a próxima quarta-feira (15). O procedimento foi iniciado no último dia 1º de fevereiro.

O pensionista menor de idade terá sua prova de vida realizada através do seu genitor. Já os beneficiários impossibilitados de locomoção por motivo de saúde poderão entrar em contato com a Secretaria, por meio do telefone (84) 3315-4968, para agendamento de visita técnica para fins de prova de vida.

A Secretaria de Administração atende das 8h às 17h.

Aqueles que cumprem pena de prisão ou detenção deverão encaminhar à Semad o original do Atestado de Permanência Carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição carcerária.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com