Categorias
Utilidade Pública

RN alcança 6 milhões de vacinas aplicadas contra a Covid-19

O Rio Grande do Norte alcançou seis milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todos os 167 municípios do estado. A marca é resultado dos dados inseridos na plataforma RN+ Vacina desde o início da campanha de imunização, há cerca de um ano.

A soma de seis milhões envolve as primeiras, segundas e doses de reforço operadas pelas gestões municipais, a partir das remessas feitas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Essa quantidade de vacinas proporcionou, até agora, que o RN chegasse, com a primeira dose, a pouco mais de 86% do público-alvo da vacinação, a 77% com a segunda dose e 26% com o reforço vacinal. Entre os adultos a cobertura vai, respectivamente, a 91%, 85% e 31%.

A imunização entre cinco e onze anos, última faixa etária a iniciar o processo de vacinação, já alcançou mais de 43 mil crianças com a primeira dose.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Em mensagem anual, prefeito cita reforma da Estação das Artes e parceria com Governo Federal

Do Blog Carol Ribeiro

O prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) fez hoje a leitura da mensagem anual, ato que marca o início dos trabalhos legislativos.

O discurso longo teve como destaque inicial o pagamento dos salários em dia dos servidores públicos municipais.

Fez questão de dizer que a adequação na Previdência, cujo projeto será votado nos próximos dias na CMM, faz parte de uma obrigação imposta pela EC 103/2019, mas que não fará nada “além do que manda a lei federal”.

Dívidas

Também destacou o pagamento de R$ 116 milhões em dívidas da gestão anterior, além de citar “licitações estranhas” que encontrou e a abertura da “caixa preta dos cargos comissionados e salários”, ainda alfinetando a gestão anterior.

Tecnologia

Anunciou a criação da Ouvidoria Itinerante para fiscalização do serviço público municipal.

Ressaltou a implantação do programa “Mossoró Digital”, no ano passado, iniciativa que modernizou os processos internos do Município e a solicitação de serviços pela população.

Cultura

Sobre cultura, destacou o Mossoró Cidade Junina como “apoio aos artistas da terra”.

Fazendo um paralelo com a área do turismo, citou as reformas que estão acontecendo no Memorial da Resistência, Praça da Convivência e Teatro Dix-Huit Rosado, que segundo o gestor já está em fase de iniciação.

O prefeito anunciou a reforma da Estação das Artes que, de acordo com a mensagem, deverá ser composta pela substituição do piso para os eventos.

Aliança com Brasília

O prefeito Allyson Bezerra classificou a parceria com o Governo Federal, que acontece através do Ministro Fábio Faria (PSD) como um “apoio especial e diferenciado”, que permite a perfuração de poços e ainda vai proporcionar, “através de dotações articuladas, a construção de uma Policlínica no Alto de São Manoel, quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), duas grandes escolas e duas novas creches, com recursos da ordem de R$ 50,5 milhões”, frisou.

Educação

Meta anunciada de reformar mais 30 escolas e creches em todo o nosso município.

Infraestrutura

Enfatizou a ampliação da malha viária, destacando que, em 2021, foram pavimentados 49 mil metros quadrados de novas ruas.

Para este ano a meta é pavimentar ruas nos bairros: Aeroporto 2, Parque Universitário, Santo Antônio, Bela Vista, Conjunto Alfredo Simoneti, Conjunto Novo, Sumaré, Planalto, Alameda e tantos outros que ainda possuem ruas sem pavimentação.

O prefeito anunciou ainda que neste mês o Município vai finalizar a licitação e iniciar as obras do novo Shopping do Vuco-Vuco.

Mobilidade

Destacou o apoio ao transporte coletivo.

Anunciou início de mais 5 novas linhas atendendo bairros como Nova Mossoró, Santa Júlia, Bom Jesus, Belo Horizonte e Lagoa do Mato.

E prometeu, a partir de maio, 14 linhas ativas em Mossoró, com ônibus chegando a todas as regiões urbanas.

Saúde

O prefeito classificou a área da saúde como a mais desafiadora do primeiro ano da gestão, principalmente em virtude da pandemia do coronavírus.

Além das ações da pandemia, ainda citou a transferência do antigo Hospital São Camilo de Lellis para novas instalações, com condições mais adequadas para acolhimento e atendimento aos pacientes, e a garantia de médicos nas Unidades Básicas de Saúde.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

RN tem janeiro mais chuvoso dos últimos 18 anos

Após um ano de 2021 com chuvas abaixo da média no Rio Grande do Norte, as chuvas observadas no mês de janeiro de 2022 estão 160,7% acima do normal. A média de chuvas esperada para o primeiro mês do ano, pré-estação chuvosa no RN, era de 55,2 milímetros (mm) enquanto que a observada foi de 144 mm. De acordo com a análise da unidade instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), na série histórica, esse é o mês com maior acumulado pluviométrico comparado ao mesmo mês desde 2004.

“As previsões estão se confirmando. Desvios positivos foram observados em todas as Mesorregiões, com destaque para as Mesorregiões Central e Agreste que apresentaram desvios percentuais acima de 200% em relação ao valor esperado”, disse o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

A combinação de diversas condições meteorológicas como as temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico, ventos, umidade favoreceram a ocorrência das chuvas no RN no primeiro mês do ano. “A atuação do sistema meteorológicos transientes, como restos de Frentes Frias e Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS). Como as condições termodinâmicas dos oceânicas apresentaram-se favoráveis, tivemos ocorrência de boas chuvas em todas as Mesorregiões do Estado”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot

Para o mês de fevereiro o cenário segue favorável para ocorrência de chuvas no RN. Na região Oeste a média mínima esperada é de 116,5mm, na região Central, 93,2mm, no Agreste 69,6mm e Leste 92,2mm.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Igreja informa afastamento de pastor envolvido em escândalo de abuso sexual e trabalho escravo

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Mossoró e Região (IEADEM), Ministério de Missão, lançou nota nesta terça-feira sobre o escândalo envolvendo o pastor Geraldo Braga da Cunha, acusado de abuso sexual e trabalho escravo.

Uma reportagem do portal de notícias UOL apontou, com base em apuração do Ministério do Trabalho e Previdência, que o líder religioso abusava sexualmente de uma mulher que trabalhava como empregada doméstica de sua casa há 32 anos. Ela teria chegado ao local aos 16 anos de idade e estava em regime de trabalho escravo.

O pastor nega às acusações.

A igreja, em nota, informou que Geraldo Braga da Cunha foi “afastado preventivamente de suas funções eclesiásticas e determinou, através da sua Diretoria, a abertura de procedimento administrativo disciplinar, para que sejam apurados os fatos e aplicada, se for o caso, conforme as constatações do processo, as penalidades previstas no estatuto e no regimento interno da igreja”.

Confira a nota na íntegra:

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mossoró-RN (IEADEM), vem tornar público sua posição a respeito de denúncias veiculadas na imprensa , a respeito de um obreiro dirigente de congregação na área rural do município de Mossoró, que estaria submetendo uma mulher a trabalhos análogos à escravidão, além de abusá-la sexualmente.

A Diretoria da IEADEM recebeu com surpresa a notícia veiculada pela imprensa neste dia 01/02/2022, e deixa bem claro que não comunga em nada com essas condutas denunciadas. A IEADEM é uma instituição fiel cumpridora das leis e zela pela dignidade da pessoa humana, não tolerando qualquer conduta que venha a representar transgressão às normas civis, trabalhistas e criminais do nosso país.

Em relação a esse caso, esta instituição, ao tomar conhecimento das acusações envolvendo um dos seus presbíteros, resolveu por afastá-lo preventivamente de suas funções eclesiásticas e determinou, através da sua Diretoria, a abertura de procedimento administrativo disciplinar, para que sejam apurados os fatos e aplicada, se for o caso, conforme as constatações do processo, as penalidades previstas no estatuto e no regimento interno da igreja.

Por fim, cumpre-nos informar que a Igreja Evangélica Assembléia de Deus é instituição centenária, que presta relevantes serviços à sociedade em que está inserida, estando à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com