Categorias
Utilidade Pública

Sesap vai usar reserva técnica para aliviar falta de 1ª dose

A Secretaria de Estado da Saúde Pública vai usar parte de sua reserva técnica para aliviar a situação da falta de vacinas para primeira doses nos municípios.

A informação é da subsecretária de Gestão e Planejamento, Lyane Ramalho.

Ela afirma que serão usadas 10 mil doses de vacinas da reserva técnica, para distribuição a todos os municípios potiguares, incluindo Mossoró, que está prestes a suspender a aplicação da primeira dose.

O lote deve chegar aos municípios na tarde desta quarta-feira (23).

Previsão de novas remessas

Lyane Ramalho lembrou que o RN deve receber até a próxima quinta-feira (24) as doses da Janssen, que chegaram hoje ao Brasil. O RN receberá 46,6 mil doses desse imunizante.

Além disso, um novo lote de vacinas, vindo do Ministério da Saúde, é aguardado até a próxima sexta-feira (25).

Essas remessas devem garantir a continuidade da campanha de vacinação, com primeira e segunda dose.

Leia mais: Com riscos de suspender primeira dose, Mossoró pede pressa a Sesap

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Órgãos do governo do RN não terão ponto facultativo

O Governo do Estado informa que não haverá feriado ou ponto facultativo nos dias 23 e 24 deste mês de junho, dia de São João.

“Devido o momento atual de pandemia, o Governo do RN compreende que feriados e pontos facultativos podem estimular festividades, o que não é aconselhável”, disse em rede social.

Ou seja, não haverá qualquer alteração no expediente dos órgãos estaduais nesta data.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Filme do Chuva de Bala no País de Mossoró estreia nesta quarta

A bravura dos mossoroenses liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes na batalha da resistência ao Bando de Lampião será contada no filme Chuva de Bala no País de Mossoró.

O filme estreia na noite desta quarta-feira (23), véspera do Dia de São João, no canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube. O Chuva de Bala é uma das iniciativas culturais da Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura para valorizar a cultura mossoroense, gerando renda para artistas e profissionais envolvidos na produção e integra a programação do Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual.

Nas últimas décadas, o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró foi encenado em um cenário de teatro montado ao ar livre no adro da Igreja de São Vicente. Em 2020, o espetáculo não foi realizado devido à pandemia da Covid-19, mas, neste ano, a Prefeitura de Mossoró retomou o Chuva de Bala em formato de cinema. Pela primeira vez a história de resistência de Mossoró será contada em um filme.

Elenco

Mais de 100 pessoas participaram do Chuva de Bala, dentre eles 72 artistas de 16 grupos e outros artistas independentes envolvidos diretamente no filme, entre bailarinos, atores, atrizes e músicos. O resultado desse trabalho será exibido pela primeira vez no filme a partir das 20h15 desta quarta-feira, no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube (https://www.youtube.com/prefeiturasorooficiademosl).

Logo depois, haverá shows de artistas da terra nos Polos Cidadela e Estação das Artes. As apresentações serão transmitidas também virtualmente em live diretamente dos palcos dos teatros Municipal Dix-Huit e Lauro Monte.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Deputados definem cinco membros para compor CPI da Covid

A reunião da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deliberou o encaminhamento dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar os gastos do Governo do Estado durante a pandemia da Covid-19. A Comissão será composta por 5 membros. Outro ponto em questão é a indicação dos nomes por parte dos blocos partidários que deverá ser feita até esta quarta-feira (23).

Caso sejam compostos mais de cinco blocos partidários e, consequentemente, sejam indicados mais do que o limite de integrantes da CPI, as vagas serão sorteadas. Feito isto, a instalação da CPI será efetivada pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, agendando a sua primeira sessão, quando serão escolhidos o presidente e o relator do colegiado.

Como de praxe, as vagas de presidente e relator da CPI devem ser ocupadas por um representante da oposição e outro da situação – como prevê o regimento interno. O próximo passo – após a definição dos membros e quantitativo – será o início das atividades da CPI da Covid.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró passa a contar com rede própria de armazenamento de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró recebeu nesta terça-feira, pela primeira vez, modernos refrigeradores para armazenamento de vacinas.

Ao todo, são 8 câmaras frias que dão ao município autonomia para manter em estoque vacinas nas condições adequadas.

Os equipamentos foram recebidos através de convênio com o Ministério da Saúde.

Sendo assim, os imunizantes não precisam mais ser armazenados na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).

“A prioridade do Ministério da Saúde é a campanha de imunização contra a Covid-19. Entretanto, essa nova rede fria nos dá condições plenas de armazenar outras vacinas, como da Influenza, por exemplo. Com a nossa rede própria, passamos a ter condições de não mais depender da rede da II URSAP”, explicou o coordenador do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Policiais civis farão paralisação contra Reforma Administrativa

Os policiais civis e servidores da Segurança do Rio Grande do Norte se reuniram em Assembleia Geral Virtual, na noite desta segunda-feira, 21, e deliberaram pela participação da categoria em uma mobilização nacional que será realizada nesta quarta-feira, 23, contra a Reforma Administrativa.

Aqui no RN, a categoria decidiu, por unanimidade, realizar uma paralisação durante toda a manhã da quarta-feira, como forma de protesto e para chamar atenção da sociedade para os males que a PEC 32 trará não só para os servidores públicos. Com isso, o atendimento nas delegacias será suspenso das 8h às 12h.

“Muita gente se engana ao pensar que uma possível reforma administrativa seria apenas para cortar privilégios de servidores públicos. Na verdade, se essa PEC 32 for aprovada trará grandes retrocessos para instituições, como as polícias, pois permitirá que políticos voltem a ter controle e poder de demissão, manipulação e até extinção de cargos sem justificativas legais e morais”, explica Edilza Faustino.

De acordo com a presidente do SINPOL-RN, os defensores da reforma administrativa usam como argumento os possíveis privilégios dos servidores. “No entanto, eles não informaram à sociedade que os verdadeiros privilegiados, como integrantes do poder legislativo e judiciário, por exemplo, não estão incluídos na reforma. Ou seja, não há nada de combate a privilégios nessa PEC 32”.

Por esse motivo, os policiais civis e servidores da segurança do RN decidiram paralisar as atividades na quarta-feira, dentro da mobilização nacional que reúne servidores de vários segmentos. “Nossas categorias já sofrem com efetivo reduzido, sobrecarga de trabalho, falta de ferramentas adequadas, risco constante de morte [em serviço ou de folga] e, nos últimos anos, têm sofrido com vários ataques aos direitos. Não podemos permitir mais retrocessos e ameaças a quem tanto se sacrifica”, completa Edilza Faustino.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Com riscos de suspender primeira dose, Mossoró pede pressa a Sesap

O município de Mossoró corre o risco de suspender, de novo, a aplicação da primeira dose de vacina contra Covid-19.

A informação é do coordenador do setor de Imunização, Etevaldo Lima.

“Temos poucas vacinas para primeira dose e uma grande procura. Nós entramos em contato com a Sesap [Secretaria de Estado da Saúde Pública], para enviar imediatamente ao município as doses que chegaram ao estado no domingo passado (20). A cota de Mossoró ainda não chegou”, explica.

No domingo passado, o estado recebeu 112 mil imunizantes AstraZeneca. Entretanto, a distribuição aos municípios ainda não começou.

“Sabemos que boa parte desse lote é para segunda dose, mas alguma quantidade será para primeira dose, o que pode garantir à continuidade da campanha de vacinação. A nota técnica da Sesap trará orientações sobre isso”, complementou.

Segundo números do RN Mais Vacina desta terça-feira, 103.243 pessoas receberam a primeira dose em Mossoró. Outras 39.263 receberam as duas doses.

O município recebeu um total de 144.824 doses.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública enviou nota sobre esse assunto.

A Sesap esclarece que as 112 mil doses do imunizante Astrazeneca-Fiocruz que chegaram no domingo (19) são destinadas à segunda dose. É importante ressaltar que as doses serão distribuídas em tempo oportuno para garantir a vacinação da população e que nenhum município utilize este quantitativo como d1, como já aconteceu e prejudicou a população. A logística de distribuição foi pactuada com os municípios através da Câmara Técnica de Vacinas.

A secretaria trabalha no intuito de garantir que todas as pessoas tenham acesso à vacina e aguarda a chegada de doses durante a semana, enviadas pelo Ministério da Saúde para a continuidade da vacinação.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com