Categorias
Sem categoria

Prefeitura define cronograma para segunda dose atrasada da CoronaVac

Vacinação com CoronaVac começará no sábado

Foto: Allan Pahblo

Mossoró receberá, nesta sexta-feira (14), 6.600 doses da vacina Coronavac, todas destinadas à segunda dose em idosos e profissionais de saúde. A Prefeitura aplicará a integralidade do lote nas pessoas com maior atraso na vacinação contra a Covid-19: quem tomou a primeira dose de Coronavac até 31 de março. A vacinação desse público ocorrerá sábado (15) e domingo (16), em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h.

As doses serão entregues ao Município pela segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) em meados da tarde desta sexta-feira. Em seguida, a Prefeitura cuidará da logística de distribuição e armazenamento. Sábado e domingo, serão aplicadas em quem tomou a primeira dose de Coronavac até 31 de março.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, reforça que somente as pessoas que tomaram a primeira dose até o último dia de março receberão a segunda dose desse novo lote. Ela assegura que a nova remessa é suficiente para atender a todos que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 31 de março.

Pontos de vacinação – 15 e 16 de maio

UBS Vereador Durval Costa – Walfredo Gurgel
UBS Raimundo Rene Dantas – Boa Vista
UBS Dr. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz
UBS Dr. Cid Salém Duarte – Abolição 4
UBS Sueldo Câmara – Quixabeirinha
UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade 1
UBS Agnaldo Pereira – Vingt Rosado
UBS Dr. José Fernandes de Melo – Lagoa do Mato
UBS Enfermeira Conchita da Escóssia – Abolição 2

UBS Centro Clínico Evangélico – Centro

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Prefeitura anuncia reabertura do Parque Municipal

Local estava fechado por meio de decreto

Foto: web

A Prefeitura de Mossoró informa que nesta sexta-feira, 14, o Parque Municipal Maurício de Oliveira será reaberto em conformidade com o que preconiza o decreto estadual de nº 30.562/2021.

O equipamento será aberto para acesso ao público às pistas para caminhada e corrida, observando o disposto no decreto estadual que estabelece funcionamento com 50% de sua capacidade máxima.

Neste primeiro momento, o parque funcionará de terça-feira a domingo, nos seguintes horários: das 06h às 10h e das 14h às 18h.

A Gerência de Educação Ambiental trabalha para reabrir os demais equipamentos do Parque Municipal a partir de 21/05/2021.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Associação alerta para alto déficit de policiais civis no RN

Presidente da Associação quer pressa na realização de concurso

Foto: web

Já há alguns anos a Associação de Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN) vem alertando sobre o processo contínuo de defasagem do efetivo da instituição do RN.

Em todos os comunicados, delegados e delegadas vem trazendo a proporção da quantidade de policiais na ativa, considerado o “efetivo ideal” e este índice tem sido cada vez menor. Para se ter ideia da gravidade da situação, agora em maio deste ano, com as últimas aposentadorias, exonerações e mortes, a polícia investigativa do Rio Grande do Norte alcançou a marca de 25,26% da quantidade mínima de policiais para oferecer um bom serviço à população.


Isso porque o dado do “efetivo ideal” foi criado em 2004, ou seja, nestes 17 anos, o número adequado de policiais civis no RN deve ser bem maior.

Partindo para os números reais, de acordo com o estatuto que regulamenta a profissão, o RN deveria ter 5.150 homens e mulheres nas delegacias e departamentos, mas atualmente esse número é de 1301 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes.

“A Polícia Civil está simplesmente para colapsar. O bom serviço que ainda conseguimos entregar é fruto da abnegação e sacrifício dos nossos policiais, mas não dá para entregar um serviço que a população precisa e merece com esse efetivo ínfimo”, disse a presidente da Adepol/RN, Taís Aires.

Mais grave

Segundo a presidente, a situação é ainda mais grave se for levada em conta a quantidade de policiais civis que já estão aptos a se aposentar – 142, precisamente -, o que deve aumentar ainda mais o déficit. 


O último concurso da Polícia Civil teve edital lançado em 2008, ou seja, há treze anos. Desde 2015 o último processo foi aberto para a aplicação de novas provas. Após muita postergação,  um novo concurso foi criado e as provas, marcadas para os dias 07 e 14 de março deste ano. No final de fevereiro elas foram suspensas, por causa da pandemia. Na semana passada, a Adepol/RN enviou um ofício à Secretaria de Saúde do estado pedindo que o comité científico se reúna e se debruce sobre a questão.

“O que nós queremos é que uma nova data seja discutida. Sei que o problema da pandemia é grave, mas não podemos deixar a PC acabar”, concluiu a presidente Taís.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com