Categorias
Sem categoria

Assembleia aprova LDO de 2021

Deputados em sessão ordinária
Foto: João Gilberto

O Projeto de Lei nº 123/2020, de iniciativa do Governo do Estado, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração do orçamento de 2021 (Lei Orçamentária Anual – LOA) foi aprovado pelos deputados na sessão plenária desta terça-feira (20). Além deste, outros projetos de iniciativa do Executivo, parlamentar e do Ministério Público do Estado (MPE/RN) foram aprovados.

O projeto da LDO passou pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) antes de ir a plenário e teve relatoria do deputado Tomba Farias (PSDB) e recebeu, nesta comissão, 28 emendas, sendo 21 de textos e 7 de criação e alteração de metas. “Este ano não foi uma tarefa muito fácil, porque tivemos muitos problemas, inclusive agravados pela Covid-19, que muitas vezes não permitiram nos reunirmos, mas agradeço o esforço de todo o corpo técnico desta Casa”, afirmou Tomba.

O relator fez a ressalva de que na LDO o Executivo “restringiu o Poder Legislativo na elaboração orçamentária, quando pretende priorizar na execução do orçamento uma agenda estratégica do governo”, lamentou.

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) elogiou o trabalho do relator e da Comissão de Finanças. “Foi um grande trabalho do relator e de toda a assessoria, que se debruçou sobre essa matéria de tanta importância, num trabalho de tardes e noites”, disse Ezequiel. A atuação do relator também foi motivo de elogio do colega Gustavo Carvalho. “Foi um trabalho incansável, é uma peça muito difícil de ser analisada e a dedicação do deputado Tomba merece parabéns”, disse.

A LDO orienta as metas e prioridades, incluindo as despesas de capital, estrutura e a organização dos orçamentos; as diretrizes gerais e específicas para elaboração e execução dos orçamentos, além de outras especificações para aplicação do orçamento anual para 2021.



contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Governo renova decreto de calamidade pública em virtude da Covid-19

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira o Decreto Nº 30.071, no Diário Oficial do Estado, em que prorroga o Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Norte, por conta da pandemia do novo coronavírus. O documento considera o fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, a pandemia da Covid-19. 
A assinar o atual decreto, a governadora Fátima Bezerra também leva em conta a continuidade do estado de calamidade pública em saúde, de importância internacional declarada pela Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. 
A decisão do Estado considera a continuidade dos casos da Covid-19 no Brasil e principalmente no Rio Grande do Norte. Por isso continua necessária a celeridade de respostas, fortalecendo estruturas de atendimento aos pacientes infectados, para evitar a proliferação da doença causada pelo novo coronavírus.
Declarado

Considerando a permanência de confirmação de pessoas infectadas e mais de dois mil óbitos decorrentes da pandemia no RN, relatados em boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o documento assevera que “Fica declarado ‘Estado de Calamidade Pública’ em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude do desastre classificado e codificado como Estado de Calamidade Pública provocada por desastre natural biológico, Nível III – Desastre de Grande Intensidade”.
Tão logo publicado o novo decreto, que entra em vigor na data de sua publicação, por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, o Gabinete Civil do Governo do Estado (GAC) emitirá ofício requerendo Reconhecimento Federal de Estado de Calamidade Pública, instruído na forma estabelecida pela Portaria Ministerial nº 743, de 26 de março de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Siga-nos no Instagram
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

Candidato do PSOL propõe estatizar transporte público

Professor Ronaldo durante sabatina da Rádio Rural

Foto: divulgação

Uma das principais proposta do candidato a prefeito de Mossoró, Professor Ronaldo (PSOL), é estatizar o transporte público municipal.

Nesse contexto, o postulante ao Palácio da Resistência propõe o fim da operação de ônibus pelas empresas privadas. A Prefeitura criaria uma empresa própria para operar as linhas no município.

Foi o que ele explicou durante sabatina realizada neste terça-feira, na Rádio Rural de Mossoró.

“A nossa proposta é estatizar o transporte público municipal e criar Passe Livre por uma empresa única e municipalizada de transporte urbano, além de tarifa zero e passe livre para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e desempregados. Estes transportes devem ser adaptados para grupos que necessitam de especificidades”, afirmou.

Na oportunidade, Professor Ronaldo explicou ainda outras propostas de mobilidade urbana, como ciclovias.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Rede de escola do RN e da PB promove nova seleção para bolsa estudantil

Over oferece nova seleção

Foto: reprodução


O Over Colégio e Curso promoverá mais uma seleção para bolsa de estudos. O aluno poderá optar por participar da prova no próximo sábado (24 de outubro) ou no dia 7 de novembro. 


Estarão sendo oferecidas bolsas para o fundamental anos finais, ensino médio e cursinho para as cinco unidades do Over em Natal (inclusive a que será inaugurada na zona Norte) e ainda para Mossoró e João Pessoa.


As bolsas contemplam descontos de até 50% no valor da mensalidade e as inscrições para os interessados são gratuitas e podem ser feitas no site bit.ly/VestibulinhoOver.


Após a inscrição, os candidatos receberão as informações de acesso à prova por e-mail e o edital completo. 


A avaliação conta com 25 questões, sendo 13 de matemática e 12 de língua portuguesa. 

Para o conteúdo programático, aos alunos do nono ano, serão abordados  os assuntos estudados no ano anterior (oitavo ano), e para o ensino médio e cursinho a grade curricular do Enem até a série estudada.


Siga-nos no Instagram


contatosaulovale@gmail.com