Categorias
Sem categoria

Bancada de Rosalba mantém veto a projeto de Sandra

Vereadora tem veto mantido por governistas
Foto: Edilberto Barros

Por força da bancada da prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), a Câmara Municipal de Mossoró manteve o veto ao projeto de Lei Complementar 7/2020, que autorizaria a instituição da política municipal de ciência, tecnologia e inovação.

A proposta é de autoria da vereadora governista, mas quase dissidente, Sandra Rosado (PSDB).

Sandra votou para derrubar o veto e contou com o apoio de cinco vereadores da oposição. Ela necessitaria de 11 votos para vencer a queda de braço.

Oito vereadores do governo garantiram a manutenção do veto.

Nota do Blog: O episódio mostra, mais uma vez, a difícil relação do grupo de Sandra com o grupo de Rosalba. Apesar de estarem no mesmo palanque este ano, o clima continua pesado.


Siga-nos no Instagram.
contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

MPF confirma arquivamento de inquérito contra estudante que criticou reitora

Queda de braços: Ludimilla e Ana Flávia em inquérito policial

Foto: Reprodução

Por unanimidade, a 2a Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (2CCR/MPF), que atua na matéria criminal, homologou nesta segunda-feira (5) o arquivamento de inquérito policial contra a estudante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Ana Flávia Lira. O inquérito apurou acusações de calúnia, difamação, ameaça e associação criminosa após críticas da aluna à reitora da universidade, Ludimilla de Oliveira. O órgão revisor ratificou que o MPF em Mossoró, por meio dos procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, atuou de forma legal e adequada no caso.


A subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Frischeisen, relatora do caso no colegiado, reforçou o entendimento de que as críticas da aluna “foram realizadas dentro do contexto acadêmico em razão de discordância de estudante(s) quanto à licitude ou não de sua nomeação, pelo Presidente da República, para o cargo de Reitora da Universidade, uma vez que ocupava o 3° lugar na lista de eleição para o cargo”.


Segundo ela, “embora duras, ásperas e contundentes as declarações, não se verifica a configuração dos crimes de calúnia, injúria ou difamação, mas sim o exercício da liberdade de expressão, da livre manifestação do pensamento, do direito de crítica e do debate acadêmico em torno de uma ideia que reputou-se ilegale inconstitucional”. A subprocuradora-geral também confirmou o entendimento de que não foram configurados os crimes de ameaça e associação criminosa.


A 2CCR destacou que o arquivamento pelo MPF em Mossoró cumpriu a legislação e orientações do MPF e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que não determinam a necessidade de apreciação do Judiciário.


Siga-nos no Instagram

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Governo autoriza retomada de shows e eventos

O Governo do Rio Grande do Norte publicou decreto 30.035/2020 revogando a suspensão das atividades coletivas de qualquer natureza, públicas ou privadas, que eram impedidas de realização desde 1º de abril deste ano, devido à pandemia de novo Coronavírus que poderão acontecer condicionadas aos protocolos sanitários previstos nas Portarias da Sesap, em especial à Portaria Conjunta 009 de 13 de julho de 2020 e 026 de 21 de setembro de 2020, entre outras específicas. 

O Art. 11 do Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril, um dos primeiros decretos da pandemia do coronavírus, suspendia as atividades “coletivas de qualquer natureza, públicas ou privadas, incluindo eventos de massa, shows, atividades desportivas, feiras, exposições, reuniões de pessoas ou de pessoas em seus veículos, como carreatas, passeatas e congêneres”.

O decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra condiciona a realização de shows ou de eventos de massa não contemplados pela Portaria Conjunta nº 026/2020 – GAC/SESAP/SEDEC/SETUR, de 21 de setembro de 2020, a autorização específica pela autoridade sanitária, mediante apresentação de protocolo pelo interessado, até que sobrevenha protocolo específico instituído por Portaria Conjunta.


Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com