Categorias
Sem categoria

Assembleia declara calamidade pública em 29 municípios do RN


Sessão acontece em votação remota

Foto: João Gilberto


A Assembleia Legislativa do RN declarou calamidade pública em 29 cidades do Estado, em votação na manhã desta terça-feira (7). A votação dos Projetos de Decretos Legislativos de calamidade pública ocorreu em sessão remota que durou mais de duas horas e contou com a participação de 22 parlamentares.


Os municípios são Apodi, Afonso Bezerra, Angicos, Baía Formosa, Barcelona, Baraúna, Boa Saúde, Campo Redondo, Ceará Mirim, Doutor Severiano, Extremoz, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, São José do Campestre, São Miguel, São Rafael, Serra Caiada, Serra do Mel, Serrinha, Taipu, Umarizal, Upanema e Vera Cruz.


“Significa que, uma vez aprovado, o município tem maior segurança jurídica e liberdade para assistir à população carente. Dá direito ao prefeito e sua equipe de trabalhar no combate”, explicou o deputado Vivaldo Costa (PSDB).


Siga-nos no Instagram.


contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Prefeitura cria abrigo para pessoas em situação de rua

Equipes já iniciaram acolhimento

Foto: divulgação

Foi iniciado nesta terça-feira, 17, o trabalho de acolhimento das pessoas em situação de rua, uma ação da Prefeitura de Mossoró.

O abrigo está funcionando na Escola Municipal Leôncio José de Santana, e estará aberto 24 horas, com uma equipe multidisciplinar para receber o público-alvo.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, a Secretaria de Saúde vai atuar com a presença de médicos, logo na recepção das pessoas. Já o Desenvolvimento Social estará com seis equipes intercaladas, com psicólogos, assistentes sociais, sociólogos e técnicos de nível médio.

Medidas de isolamento

“Chegando aqui eles preenchem uma ficha, e um documento em que concordam que uma vez abrigados, vão permanecer no isolamento, como medida preventiva. Aqui eles terão uma rotina desde a hora de acordar até a hora de dormir, terão atividades de socialização para desenvolver, lazer. Também terão todas as refeições incluídas”, explicou Lorena Ciarlini.

Ao chegarem ao local, os abrigados também receberam um kit de higiene pessoal, contendo toalha de banho, escova de dente, creme dental, sabonete, entre outros itens.

O abrigo terá a presença de agentes da Guarda Municipal durante 24 horas. A manutenção das pessoas no abrigo é uma ação de contenção e combate ao coronavírus.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

“Terceirizados estão sem salários e com fome”, afirma sindicalista

Servidores terceirizados que prestam serviço à Prefeitura de Mossoró acumulam meses de salários atrasados.

A denúncia vem da sindicalista Aldeisa Souza, do Sindilimp.

Segundo ela, terceirizados da Secretaria Municipal de Saúde, ligados à empresa Athos, estão com os salários de fevereiro e março em atraso e ainda dois vales alimentação.

Na Secretaria de Educação, a situação é exatamente a mesma, também com a empresa Athos: dois meses atrasados e dois vales alimentação.

Na Secretaria de Administração, os terceirizados, ligados à empresa Estratégia, também acumulam fevereiro e março em atraso, além de dois vales alimentação.

Complicado

“Está muito complicado. Os terceirizados trabalham em plena pandemia e estão sem salários e com fome”, lamenta a sindicalista.

Ainda segundo ela, mais de 800 terceirizados ligados às empresas que prestam serviço à Prefeitura de Mossoró estão nessa situação.

Nota do Blog: Dramática a situação desses terceirizados. A Prefeitura e as empresas precisam encontrar um caminho. Muitas vezes as empresas afirmam que não repassam, porque a Prefeitura não paga. Em outras oportunidades, a Prefeitura chegou a afirmar que realiza o repasse, e a empresas não pagam. Os servidores, lá na ponta, são os mais sofrem.

A Prefeitura se pronunciou em nota:

A Prefeitura de Mossoró informa que não é verdadeira a informação de atrasos de 4 meses com empresa terceirizada que presta serviço ao SAMU. Está em processo de pagamento para essa semana o mês de fevereiro, tendo em vista que houve demora na entrega da documentação pela empresa ATHOS. 


Já sobre o mês de março, o Município aguarda o envio da documentação para dar sequência ao processo, pois o mês de referência encerrou na semana passada. 


A Prefeitura vem honrando compromissos e acompanhando todos os pagamentos destinados às empresas que prestam serviços terceirizados.


É necessário esclarecer que existem processos burocráticos e que o Município precisa concluir todos os trâmites para efetuar o pagamento. Isso diz respeito também a comprovação de pagamento do mês anterior aos funcionários pela empresa, bem como os repasses dos encargos sociais e trabalhistas.


Atualizado às 16h45

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

“Agora posso abraçar minha esposa e filha”, comemora médico mossororense curado do coronavírus

Gustavo Cunha está curado
Foto: cedida 
“Agora posso abraçar minha esposa e filha, após 20 dias”. 
Foi com essa frase que o médico mossororense Gustavo Cunha comemorou o resultado do exame: ele está curado do coronavírus.
O médico relata que teve tosse seca e um pouco de dispnéia, mas que não precisou ser internado. 
Também não chegou a apresentar febre. 
Isolamento
Permaneceu em total isolamento por 20 dias, o que foi fundamental para manter sua família sem riscos de contaminação.
“Deus é bom o tempo todo. Obrigado a todos os meus familiares, amigos e pacientes que intercederam por mim. Não foram dias fáceis”, escreveu. 
Gustavo Cunha, de 37 anos, é médico do Samu Mossoró. Não possui comorbidades.
Exame comprova recuperação
Foto: cedida 

contatosaulovale@gmail.com
Categorias
Sem categoria

RN tem 254 casos de coronavírus e registra 8° óbito

O Rio Grande do Norte possui 254 confirmados, 2.430 suspeitos em 135 municípios, 809 descartados e 8 óbitos confirmados para Covid-19.

As cidades com casos confirmados do novo coronavírus são: Assú (8), Apodi (1), Areia Branca (1), Baía Formosa (1), Caraúbas (1), Carnaubais (1), Ceará-Mirim (3), Extremoz (5), Luís Gomes (1), Macaíba (2), Monte Alegre (1), Mossoró (63), Natal (116), Parnamirim (28), Passa e Fica (1), Santo Antônio (1), São Gonçalo do Amarante (11), São José de Mipibu (1), São Pedro (1), Taipu (1), Tenente Ananias (1), Tibau (1). Além destes, o Estado possui quatro confirmações de residentes em outras regiões do país, mas que foram atendidos no RN.

Os óbitos confirmados são de residentes em Mossoró (3), Natal (2), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1) e Tenente Ananias (1).

 Oitavo óbito

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante confirma nesta manhã a primeira morte por coronavírus no município.

É o oitavo óbito pela covid-19 no RN.

Confira a nota na íntegra:

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Hemocentro precisa com urgência de sangue

Estoque em situação crítica

Foto: cedida


“O Hemocentro Regional de Mossoró está precisando de doações de sangue. Nosso estoque encontra-se crítico. Precisamos de todos os tipos de sangue. Então se você está bem de saúde, procure o Hemocentro. Venha fazer sua doação. Se ainda não é doador, agora é a hora de se solidarizar e ajudar aos que estão necessitando. Contamos com vocês. O tipo de sangue que precisamos é o SEU”.

O apelo é da assistente social da unidade, Wandcelia Oliveira. 

O Hemocentro está situado no bairro Aeroporto, vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). 

Funciona de segunda a sexta, nos turnos da manhã e tarde e nos sábados pela manhã.

Vamos colaborar.

Compartilhe esse apelo.

contatosaulovale@gmail.com