Categorias
Sem categoria

MPF quer anular 'decreto do sal'

Decreto foi assinado pelo presidente Bolsonaro em junho

Foto: Isac Nóbrega/arquivo

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública (ACP) buscando a anulação do Decreto 9.824/19, do Governo Federal, que autoriza o funcionamento de salinas em áreas de preservação permanente (APPs), no RN. A medida, aponta o MPF, se baseou em motivo falso e desrespeita leis ambientais. A ACP inclui um pedido liminar para suspender o decreto e destaca os riscos para o ecossistema, caso a nova regra seja mantida em vigor.

Ao todo, estudos técnicos apontaram que aproximadamente 3 mil hectares de áreas de preservação permanentes (sobretudo manguezais) são ocupados irregularmente por salineiras no Rio Grande do Norte. No início deste ano, o MPF ingressou com ações contra 18 empresas do setor, pedindo a remoção da produção de sal das APPs para outras áreas e a recuperação dos espaços degradados. Para minimizar os impactos financeiros do setor, sugeriu um prazo de até oito anos, nos quais os proprietários poderiam planejar e concretizar essa realocação.

Em 4 de junho, contudo, o Decreto 9.824/19 foi assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro e concedeu o status de interesse social à atividade salineira, o que possibilita que as empresas sigam ocupando as APPs. De acordo com a ação civil pública, de autoria do procurador da República Emanuel Ferreira, esse decreto não leva em consideração que há alternativas técnicas.

Leia mais: Bolsonaro assina decreto do sal e anuncia colégio militar para Natal

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Partido fará evento para filiações

Partido convida para evento de filiação

Foto: divulgação

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) fará um dia de filiações em Mossoró. Será no próximo sábado (10), das 9h às 11h, no Vitória Palace Hotel.

O evento vai contar com a participação do deputado federal Benes Leocádio, presidente estadual do partido, e da deputada estadual Eudiane Macedo, que é do PTC, mas se filiará ao PRB.

A legenda terá como novos presidentes em Mossoró Rodrigo Bolão e Arlindo Fulgêncio.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Sem categoria

Governo e sindicatos discutem salários e reajuste

Representantes do Governo do RN e do Fórum dos Servidores voltam a se reunir na próxima sexta-feira (9), às 15h, na Governadoria, em Natal.

Os sindicatos querem a apresentação de um calendário completo de pagamento dos salários de 2019, incluindo o 13º salário, além de previsão do governo para quitar os atrasados (parte de novembro de 2018 e as folhas integrais de dezembro e 13º daquele mesmo ano).

Reivindicam ainda reajuste salarial de 16,38% para todos os servidores, coisa que já foi descartada, reiteradas vezes, pelo governo.

Confira a pauta completa enviada ao governo:

  1. Apresentar calendários de pagamento das folhas de parte de novembro, dezembro e 13° salário de 2018; 
  2. Redimensionar e apresentar calendário de pagamento dos meses de agosto a dezembro, e 13° salário de 2019. Para estes, propomos mudanças, já que o Governo esta pagando dentro do mês, que o faça sem nenhuma discriminação entre as categorias no âmbito do Poder Executivo; 
  3. Enviar imediatamente ao Poder Legislativo Estadual, a mensagem anual na forma da Lei vigente, da revisão dos salários do funcionalismo do Poder Executivo, com uniformidade de índices; 
  4. Realizar concurso público para os setores do serviço público do RN, onde se verificar sua necessidade; 
  5. Revogar imediatamente o Decreto n° 29.007/2019, por sua absoluta desnecessidade.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com