Categorias
Cultura

Curta mossoroense “Meninas” retrata amor sáfico e os impactos da lesbofobia

A Traquitana Cultural é a produtora responsável pelo projeto de curta-metragem “Meninas, uma produção mossoroense dirigida por Joriana Pontes, com assistência de direção de Raquel Queiroz e direção de fotografia de Wigna Ribeiro.

O filme, que em breve vai estar disponível, retrata o relacionamento sáfico entre duas jovens e os impactos do preconceito sobre essa vivência. Por meio do curta-metragem, a diretora Joriana Pontes busca contribuir para o fortalecimento da produção audiovisual local e para a promoção da igualdade nas relações interpessoais, além do enfrentamento à violência social, à lesbofobia e à violência doméstica contra pessoas LGBTQIAPN+.

“Meninas” é um drama de ficção baseado em fatos reais. A trama acompanha Sofia, uma jovem de 18 anos que descobre sua sexualidade ainda na adolescência, durante a escola, ao se apaixonar por outra menina. Esse amor é interrompido de forma violenta, levando Sofia a vivenciar diversas situações de risco e violência, até ser internada em um centro de socioeducação feminino (CASEF).

Mesmo privada de liberdade, Sofia alimenta o sonho de viver seu primeiro amor com Mila quando estiver livre, ao lado de sua filha.

Mas será que ela conseguirá, de fato, viver esse amor?

O filme promete surpreender.

Com uma abordagem sensível e intimista, o filme aborda descobertas, afetos e conflitos, tornando-se o primeiro filme sáfico produzido em Mossoró (RN) e convidando o público à reflexão sobre amor e identidade.

A produção é realizada pela Traquitana Cultural, com apoio da Menedu Filmes, Ribeiro Locações e Cia Bagana de Teatro, com patrocínio da Fundação José Augusto, Secretaria da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult/RN), Sistema Nacional de Cultura (SNC) e Lei Aldir Blanc.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Colégio Diocesano tem alto desempenho na redação do Enem

O Colégio Diocesano Santa Luzia alcançou neste ano a marca de mais de 50 redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota de 900 pontos ou mais, de um máximo pré-estabelecido de 1000, um marco que coloca a escola como grande destaque dentre as instituições de Educação Básica em Mossoró.

Esses resultados, relativos ao Enem de 2025, ressaltam, por mais um ano, a qualidade e confiabilidade do Diocesano perante à comunidade e às famílias.

Para alcançar conquistas tão expressivas na área de redação, o Diocesano Santa Luzia atua a partir de projetos, formações e metodologias específicas

“Esse significativo resultado na redação do Enem reitera o compromisso do Colégio Diocesano Santa Luzia em proporcionar uma educação pautada em valores humanos, religiosos e éticos, por meio de diversos projetos educacionais nas diferentes áreas de conhecimento. Com uma trajetória centenária enquanto referência histórica de educação na cidade e região, o colégio mantém a tradição de formar cidadãos a partir de uma pedagogia sensível, crítica e reflexiva, preparando-os para o ingresso no Ensino Superior e para a participação na sociedade”, comemorou o diretor-geral, padre Charles Lamartine.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Rogério Marinho desiste de ser candidato a governador

Do Blog Heitor Gregório

Durante reunião realizada na noite desta segunda-feira (19), na residência do deputado estadual Tomba Farias, na Praia de Pirangi, o senador Rogério Marinho (PL) comunicou a aliados que recebeu um apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a coordenação da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo informações repassadas no encontro, o pedido teria sido feito por meio de um bilhete enviado através do advogado do ex-presidente. Com o apelo, Rogério Marinho deve se retirar oficialmente da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

A confirmação pública da saída deverá ocorrer em coletiva de imprensa prevista até a próxima quarta-feira (21). Em decorrência da mudança de planos, o almoço com correligionários que estava marcado para a quinta-feira (22), na praia de Pirambúzios, deve ser cancelado.

Ainda de acordo com interlocutores, nesta terça-feira (21) o senador terá conversas políticas com o senador Styvenson Valentim (PSDB) e com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), para tratar dos próximos passos do grupo político no estado.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Pão Doce leva teatro e encanto a Tibau, Grossos e Areia Branca

A Cia. Pão Doce de Teatro realiza nesta última semana de janeiro de 2026 o espetáculo “O Torto Andar do Outro” dentro do projeto “Versos em Circulação”. O projeto integra um circuito de apresentações gratuitas em três cidades da Costa Branca potiguar, ampliando o acesso à arte e fortalecendo a circulação teatral na região litorânea em Tibau, Grossos e Areia Branca, através da GGL Nogueira Produções com apoio da Fundação José Augusto (Governo do Estado do Rio Grande do Norte), Política Nacional Aldir Blanc (Ministério da Cultura) – Governo Federal.

A circulação tem início em Tibau (27/01) no Mercado Público Municipal, segue para Grossos (28/01), onde o grupo se apresentará no Auditório da Casa de Cultura, e se encerra em Areia Branca, com apresentação do espetáculo na quadra da Escola Geralda Cruz, sempre às 19h, promovendo o acesso à cultura e ao teatro para diferentes públicos.

“Estamos felizes em retomar as atividades e apresentações da Cia Pão Doce nesse comecinho de 2026, levando o nosso espetáculo poético, musical e premiado ‘O Torto Andar do Outro’ para as cidades do nosso litoral, de forma gratuita e democrática. Convidamos a todos que possam comparecer nas datas dessas três cidades escolhidas”, ressalta Raull Dayvson, ator e produtor da Cia Pão Doce de Teatro.

O Torto do Andar do Outro

Baseado no cordel do poeta Antônio Francisco, o espetáculo convida o público a refletir sobre questões sociais, religiosas e políticas por meio da metáfora de uma criança que, ao simplesmente caminhar para frente, passa a ser perseguida pelo rei e sua corte. A trama, poética e contundente, evoca a resistência frente às estruturas de poder e a busca pela liberdade individual.

Um dos diferenciais da encenação é o uso da música como dramaturgia. A Cia Pão Doce, reconhecida pela experimentação estética, costura canções autorais que unem os ritmos nordestinos à música erudita, ampliando a força poética da obra. Ao interpretar os versos de Antônio Francisco, o grupo traz para o público o valor da poesia popular nordestina aliada à potência do imaginário.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com