Categorias
Cultura

Oratório de Santa Luzia traz novidades e personagem inédita

A edição 2025 do Oratório de Santa Luzia chega com novidades que prometem encantar o público. O texto ganha nova versão assinada por João Marcelino, enquanto o maestro Danilo Guanais acrescenta novos elementos à trilha musical. O elenco também se renova, com dez novos artistas e a inclusão da personagem Rosa Fernandes.

Encenado de 1º a 11 de dezembro, no adro da Catedral de Santa Luzia, o espetáculo — apresentado ao ar livre — integra a programação cultural da Festa de Santa Luzia, que acontece de 30 de novembro a 13 de dezembro. Os ensaios, reunindo cerca de 60 participantes, começam no dia 27 deste mês.

Celebrando 25 anos de história, o Oratório tem direção de Júnior Félix, dramaturgia de João Marcelino, trilha original de Danilo Guanais, coreografia de Híkro Mendonça e Adriano Duarte, produção de Jocelito Barbosa de Góis e a atriz Joyce Marinho no papel de Santa Luzia.

“Este ano queremos valorizar ainda mais a fé e a religiosidade de Santa Luzia. Será mais um belo espetáculo, e contamos com a presença de todos na praça da Catedral”, destaca Júnior Félix.

Reconhecido desde 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, o Oratório de Santa Luzia se consolida como um dos maiores eventos religiosos e culturais da região.

Categorias
Utilidade Pública

Prefeito Allyson anuncia construção do 1° Hospital Municipal de Mossoró

Mossoró muito em breve contará com seu primeiro Hospital Municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), na noite dessa quarta-feira (15), durante solenidade de entrega da Praça Aurélia Rodrigues, no bairro Paredões. A unidade hospitalar será instalada onde está sendo construída a Policlínica, ao lado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A obra está avançada, dentro do programa “Mossoró Realiza”.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas, celebrou o anúncio e destacou a importância do equipamento para a saúde do município. O Hospital Municipal já iniciará com três centros cirúrgicos para cirurgias eletivas, laboratórios para exames diversos e amplo leque de especialistas para consultas.

“O Hospital Municipal é um sonho que já saiu do papel e contará com três salas para tentar dar andamento as filas dos procedimentos que ficam parados no município pela demora daqueles também que precisam realizar procedimentos pelo Estado e se deslocam até Natal ou outras cidades”, explicou a secretária da Saúde.

Morgana Dantas disse que agora diversos procedimentos serão realizados em Mossoró com o Hospital Municipal. “Muitos deles feitos fora da cidade agora serão realizados no município, como otorrino, de ortopedia, entre outros que conseguiremos entregar de forma mais rápida.”

A titular da SMS lembra que o município depende muito da disponibilidade de vagas dos convênios dos hospitais para a realização desses procedimentos. “Mas, agora, com o Hospital Municipal, nós conseguiremos organizar essas filas, dando maior celeridade para a realização do atendimento”, finalizou.

Além de todos os serviços que já seriam ofertados pela Policlínica, o Hospital Municipal garantirá a realização de consultas com especialistas, exames pré-cirúrgicos e realização de cirurgias ginecológicas, ortopédicas, vasculares, otorrinolaringológicas e outras especialidades.