Categorias
Política

Hospital da Mulher inicia programa de cirurgias eletivas

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia recebeu nesta sexta-feira (26) o primeiro grupo de mulheres que vão passar por cirurgias eletivas na unidade a partir do dia 8 de outubro. Aproximadamente 70 mulheres do Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu foram atendidas em consultas pré-operatórias e avaliação de exames no ambulatório, iniciando a inserção do Hospital da Mulher no programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado.

“O início das cirurgias eletivas é um legado humanitário sem tamanho que o Hospital da Mulher vem trazendo para toda essa região. Mais um serviço aberto, o que nos deixa muito feliz”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Com mais esse avanço, o Hospital da Mulher passa a realizar laqueadura, histerectomia, perineoplastia, retirada de cisto e outros procedimentos, se somando aos serviços de cirurgias de emergência, que já atenderam mais de 600 pessoas. Todos os procedimentos eletivos são organizados pelo sistema Regula Cirurgia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O trabalho de recebimento das pacientes foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde Pública Alexandre Motta. “O maior bem que temos é a saúde. E podermos oferecer mais esse serviço para as mulheres do nosso estado é uma alegria imensa”, comentou Motta.

A gestão da unidade, a partir da abertura das cirurgias eletivas, já planeja os próximos passos. “O objetivo central é zerar as filas, para que ninguém mais espere. E buscamos poder ampliar para os procedimentos de endometriose logo mais”, apontou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Elenimar Bezerra.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Diocesano cumpre missão educacional no Canadá e planeja ‘High School’ já em 2026

O Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) participou esta semana da Missão Educacional Strive 2025, realizada no Columbia International College, em Hamilton, no Canadá.

A instituição foi representada pelo Pe. Charles Lamartine, Diretor; Rosilene Ramos, Coordenadora Pedagógica, e Rodolfo Costa, Coordenador de Robótica e Tecnologia Educacional, além da presença da Prof.ª Luciana Brentano, Assessora Pedagógica para Implementação do Currículo Bilíngue.

A experiência, que reuniu gestores de diversas escolas brasileiras, proporcionou oportunidades de ampliar horizontes, incorporar práticas pedagógicas globais e viver momentos enriquecedores.

Com foco no ensino bilíngue, a missão possibilitou conhecer instituições de excelência no Canadá, explorar metodologias inovadoras e compartilhar ideias com potencial de reestruturação em processos de ensino e aprendizagem.

Como parte desse movimento de internacionalização, está prevista a implementação do High School no Ensino Médio já em 2026. Esse avanço favorece o contato dos estudantes com diferentes culturas, amplia as oportunidades de intercâmbios — tanto online quanto presenciais — e contribui para a formação integral em um mundo cada vez mais globalizado.

O que é o método High School? O método High School refere-se à experiência de um estudante cursar o ensino médio, seja num país estrangeiro ou numa escola brasileira com currículo internacional, tendo uma dupla certificação. O objetivo é a imersão cultural e no idioma, proporcionando o desenvolvimento pessoal e educacional.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com