Categorias
Política

Assú e Baraúna recebem obras garantidas por emendas de Zenaide

Na sexta-feira (19), a senadora Zenaide Maia participou de uma série de solenidades nos municípios de Assú e Baraúna.

Em Assú, a parlamentar iniciou a agenda visitando as obras da Passagem Molhada do Cumbe e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Em seguida, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com apenas cinco unidades desse porte. Com o novo investimento, Assú terá o sexto CER IV do estado, beneficiando não apenas os assuenses, mas toda a região. O ato contou com a presença do prefeito Lula, da vice-prefeita Dra. Isabela Morais, do ex-prefeito Gustavo Montenegro, de vereadores, secretários, representantes da Apae e da população.

Na sequência, Zenaide seguiu para o município de Baraúna, onde participou da assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas da comunidade Juremal, um investimento superior a R$ 1,2 milhão, viabilizado pelo mandato da senadora. O evento reuniu a prefeita Divanize Oliveira, o vice-prefeito Marcos Antônio, o deputado estadual Ivanilson Oliveira, vereadores, secretários e a população local.

“Essas obras representam qualidade de vida, inclusão e dignidade para o povo. Seguiremos trabalhando para levar investimentos que atendam às reais necessidades dos municípios do nosso estado”, destacou a senadora.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Trump impõe sanções à esposa de Moraes, AGU e mais quatro

CNN Brasil (Anna Júlia Lopes e Gabriela Boechat)

Os Estados Unidos aplicaram nesta segunda-feira (22) a Lei Magnitsky contra a esposa e os filhos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Também foram aplicadas sanções – vistos revogados – contra o advogado-geral da União, Jorge Messias, e outras cinco pessoas.

As medidas são mais uma resposta da Casa Branca em retaliação à recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia manifestado descontentamento com a decisão judicial e sinalizou um possível agravamento nas relações entre Washington e Brasília.

Viviane de Moraes

Advogada formada pela Unip (Universidade Paulista), Viviane é sócia-coordenadora do escritório “Barci de Moraes”, localizado em São Paulo. Assim como Moraes, ela também foi sancionada pela Lei Magnitsky.

O anúncio foi feito no site do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. As medidas foram aplicadas contra a empresa LEX – Institutos de Estudos Jurídicos, da qual Viviane é sócia, juntamente com os filhos Gabriela, Giuliana e Alexandre.

A medida impõe sanções econômicas, com base em alegações de “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão”. Desde o início dos atritos do Brasil com a Casa Branca envolvendo o julgamento de Bolsonaro, Moraes tem sido o principal alvo do governo norte-americano. O magistrado é relator de ações penais no STF, incluindo as que foram responsáveis pela condenação do ex-presidente brasileiro.

Jorge Messias

À frente da AGU (Advocacia-Geral da União), Messias é o principal representante da União em questões judiciais e extrajudiciais. Em agosto, o órgão contratou um escritório norte-americano para representar o Brasil em casos de sanções impostas pelos Estados Unidos.

A informação de que o AGU teve o seu visto revogado foi dita por uma fonte ligada ao governo norte-americano à agência Reuters.

Em resposta, Messias afirmou que as medidas aplicadas pelo governo dos EUA são incompatíveis com a relação harmoniosa entre os dois países e disse que a revogação do visto se trata de uma “agressão injusta”. O advogado-geral acrescentou ainda que reforça o seu compromisso com a independência constitucional do Judiciário brasileiro e que recebe “sem receios” a medida.

Outras sanções

Também segundo a Reuters, outras cinco pessoas terão seus vistos revogados. Dentre eles, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Benedito Gonçalves. O magistrado foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, à época, foi o relator das ações que deixaram Bolsonaro inelegível.

O atual juiz-auxiliar de Moraes no STF, Rafael Rocha, também teve o visto revogado. O magistrado apoia o ministro na condução de diferentes processos, inclusive os que envolvem réus do 8 de janeiro e do plano de golpe.

Rafael foi responsável, por exemplo, por conduzir audiências de testemunhas durante a fase de instrução dos processos sobre tentativa de golpe.

Em julho, o governo Trump já havia anunciado que haveria medidas contra as pessoas próximas de Moraes. Em publicação no X, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que ordenou a revogação dos vistos de aliados do ministro no tribunal, bem como de seus familiares.

Além de Rafael, Marco Antonio Martin Vargas também foi alvo das sanções. Vargas foi juiz auxiliar de Moraes durante o período em que ele comandou o TSE, nas eleições de 2022. Hoje, é desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Na lista dos magistrados que trabalharam junto a Moraes, também está Airton Vieira, também desembargador do TJ-SP. Anteriormente, Vieira foi juiz instrutor do gabinete de Moraes no STF.

Tanto Vieira quanto Vargas foram citados em reportagem do jornal Folha de S. Paulo que apontou que o setor de combate à desinformação do TSE foi demandado de forma não oficial pelo gabinete de Moraes durante as eleições de 2022.

O ex-ministro da AGU no governo Bolsonaro, José Levi, também terá o visto revogado. Após um ano no cargo, o jurista pediu demissão e foi substituído por André Mendonça, hoje ministro do STF por indicação do ex-presidente. Em 2022, ano eleitoral, José Levi assumiu a secretaria-geral da presidência do TSE, à época comandada por Moraes.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Greve dos terceirizados afeta alimentação em hospitais do Estado em Mossoró

A greve dos servidores terceirizados da empresa JMT, iniciado no dia 16 de setembro, tem afetado a alimentação em hospitais do Estado em Mossoró.

Segundo o coordenador do sindicato da categoria, Adjackson Carvalho, desde o fim de semana que o efetivo responsável pelo fornecimento da alimentação nos hospitais foi reduzido.

A medida atinge o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), segundo maior hospital público do Rio Grande do Norte, e o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

“A situação está se agravando. Não recebemos ainda o salário do mês de agosto e o vale-alimentação segue atrasado há quatro meses. Por isso, infelizmente, tivemos que intensificar a greve e isso afetou a alimentação fornecida nos hospitais, que é feita por servidores terceirizados”, explica Adjackson.

O outro lado

Devido à greve, a direção dos hospitais estaduais têm tomado medidas paliativas, com efetivo disponível dos terceirizados e reforço de servidores.

O Tarcísio Maia, por exemplo, conseguiu, mesmo diante da paralisação os servidores, garantir refeição, sem interrupção para ninguém”, explicou a coordenadora dos hospitais do Estado em Mossoró, Saudade Azevedo.

“Os pagamentos [da Sesap] foram feitos à empresa [JMT] ao longo da semana passada. Como ela utiliza um outro banco, a compensação leva de um a dois dias. A expectativa é de que os trabalhadores comecem a receber já nesse início de semana”, explicou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em nota.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Colégio Sagrado Coração de Maria anuncia Ensino Médio e fórum participativo

O Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM) tem realizado uma série de reuniões com toda equipe, estudantes e famílias, juntamente com os Padres Charles Lamartine e Flávio Augusto, para compartilhar os primeiros passos da parceria estabelecida entre a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e a Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Entre os encaminhamentos anunciados, no encontro que ocorreu na semana passada, está a criação de um Fórum de Pais, Estudantes e Professores, espaço dedicado ao diálogo e à escuta ativa. A proposta busca incentivar a participação coletiva nas decisões pedagógicas e institucionais, garantindo maior proximidade com a comunidade escolar, o que contribui para a construção de um ambiente cada vez mais colaborativo e inovador.

Durante os encontros, a direção também comunicou oficialmente a abertura do Ensino Médio para o ano letivo de 2026. A novidade amplia a proposta educacional da instituição e marca um momento importante em sua história, ao consolidar o compromisso em oferecer uma formação integral, voltada às exigências do presente e às perspectivas do futuro dos jovens.

Com essas ações, o Colégio Sagrado Coração de Maria reafirma sua missão de educar com qualidade, atento às necessidades da comunidade. A instituição mantém o propósito de formar estudantes preparados para os desafios do mundo contemporâneo, fundamentada em valores humanos e empenho pela excelência.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró bate meta de vacinação contra raiva animal

A cidade de Mossoró bateu a meta de imunização de cães e gatos na campanha de vacinação antirrábica, iniciada em julho e finalizada no último sábado (20) com o Dia “D”. Ao todo, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou 31.942 cães e gatos no período.

Do total de imunizados, 20.979 são caninos e 10.963 felinos. O número corresponde a 85,87% de animais imunizados. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. A coordenadora de Saúde e Bem-estar Animal, Ana Liza, comemorou por Mossoró ter batido a meta de vacinação nesta campanha.

“Nossa meta que era de 80% conseguimos alcançar nesta campanha 85% de animais vacinados. Fica aqui nossa gratidão à população. Isso significa que as pessoas estão sim se preocupando com os pets e com a saúde pública de forma geral”, disse.

Ana Liza também acrescenta que, mesmo com o término da campanha de vacinação antirrábica no último sábado, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na rua Doutor Moisés da Costa Lopes, no bairro Nova Betânia, permanece como ponto de vacinação constante, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Rancho Texas será o primeiro condomínio rural de Mossoró

A Castel Construções e Incorporações lançou neste sábado mais um grande empreendimento.

É o Rancho Texas, que será o primeiro condomínio rural de Mossoró.

São 222 lotes na RN-117, rodovia que liga Mossoró a Governador Dix-sept Rosado.

O tamanho dos lotes varia de 660 a quase 1.500 metros quadrados.

“O Rancho Texas é um condomínio horizontal, com uma pegada rural, trazendo parques de vaquejada e elementos que remetem ao ambiente rural. Nós trouxemos essa ideia para Mossoró depois de uma viagem que fizemos a um condomínio num estado vizinho e ficamos encantados com a proposta. É ideial para quem gosta da simplicidade da característica rural com a segurança de um condomínio fechado”, destacou Marcel Duarte, diretor da Castel Construções.

As vendas começam em breve.

Confira entrevista com Marcel Duarte.

 

Confira imagem ilustrativa do Rancho Texas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com