Categorias
Política

Previ reforça fim do calendário da prova de vida em agosto

A prova de vida é de suma importância para comprovação necessária para continuar a receber benefícios sociais, como aposentadorias e pensões. Após o fim do prazo, previsto para o fim do mês de agosto, o beneficiário deve ter esses benefícios suspensos.

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró) informa que a prova de vida pode ser feita digitalmente, através do aplicativo oficial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) que possui reconhecimento facial.

Recomenda-se o uso do aplicativo pela praticidade, disponível para Android ou IOS, mas também é possível agendar atendimento através do contato (84) 99655-3186.

“Esse procedimento é obrigatório e visa garantir a continuidade do pagamento de benefícios, prevenindo fraudes e assegurando os recursos públicos destinados a quem tem direito. Reforçamos que o processo pode ser feito pelo celular, de casa, pelo aplicativo do RPPS”, afirmou o diretor-executivo Diego Tobias.

O Previ está localizado na rua Prudente de Morais, n.º 976, bairro Santo Antônio, e tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Reitora da Uern se reúne com Marina Silva para tratar da COP30

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Maia, participou, na manhã desta quinta-feira (14), de um encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

A reunião ocorreu durante o Fórum Interconselhos, realizado no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF).

A pauta principal foi a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).

Na ocasião, Cicília Maia apresentou o potencial das universidades estaduais e municipais para contribuir com a programação do evento e com o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade. “Tivemos a oportunidade de encontrar a ministra Marina e colocar toda a potencialidade das nossas universidades na construção da programação da COP30. Também tivemos a oportunidade de dizer que já estamos submetendo os nossos projetos e programas estruturantes nesse desenvolvimento sustentável do nosso país. Eu tenho certeza que as nossas universidades terão condições de participar ativamente desse movimento internacional”, afirmou a reitora da Uern e presidente da Abruem.

De acordo com a vice-presidente da Abruem, Nara Fortes, a entidade já submeteu propostas para integrar a programação oficial.

Também participaram do encontro o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos, e o ex-presidente da Abruem, Francisco Lima Júnior.

A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. As universidades desempenham papel fundamental nesse processo, por meio da pesquisa e da produção científica que impulsionam práticas e tecnologias voltadas para a preservação ambiental.

Trabalhos relevantes nessa área serão apresentados durante o evento, incentivando soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Mossoroense premiado com Jabuti estará hoje na Feira do Livro

A Feira do Livro de Mossoró 2025 chega ao seu último dia, com muita literatura e música. O encerramento da 19 edição da Feira que está acontecendo desde o dia 11 na Faculdade de Educação da Uern, traz uma agenda voltada à nova geração de jovens autores e leitores: haverá o lançamento do livro “Sangue de Cabra” de Mylena Queiroz e a autores de quadrinhos como Ilustralu (“Arlindo”) e Gabriel Dantas (“Bife de Unicórnio”).

Entre os autores de destaque a feira recebe hoje o quadrinista mossoroense Luckas Iohanathan, vencedor do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Histórias em Quadrinhos com a obra ‘Como Pedra’, publicada pela Comix Zone.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Uern Luckas é o primeiro autor da cidade a conquistar o prêmio nessa categoria. A HQ é ambientada no sertão nordestino e acompanha a vida de uma família marcada pela seca e pela fome. ‘Como Pedra’ em breve deve ganhar as telas pois será adaptada para o cinema pelo diretor Fábio Allon. Luckas também é autor de ‘O Monstro Debaixo da Minha Cama’, indicada ao Troféu HQMix e vencedora do Prêmio Geek de Literatura, e ‘Enterrei Todos no Meu Quintal’. Atualmente, desenvolve novos trabalhos com previsão de lançamento entre 2025 e 2026.

Além dos autores, a programação de hoje, abre as 18h e encerra também com o show musical “De vez em quando florescer”, com Symmara Fernandes e Emiliano Pordeus com o apoio do BNB Cultural. Literatura e música, juntos encerrando uma semana intensa de muitas trocas culturais na Feira do Livro de Mossoró.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Águas do São Francisco chegam ao RN e garantem segurança hídrica em áreas vulneráveis

Pela primeira vez desde que os açudes Itans e Gargalheiras foram construídos, há mais de 60 anos, uma série de ações governamentais avança para garantir o abastecimento de água de 22 municípios do Rio Grande do Norte, localizados no Seridó e na região da Serra de Santana.

Em dia histórico para a segurança hídrica das duas regiões, as águas da transposição do projeto São Francisco chegaram na quarta-feira (13) ao território potiguar e seguiram caminho em direção a Jardim de Piranhas. Daqui, elas seguem pelo leito do Rio Piranhas/Açu para as barragens Oiticica e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

No primeiro momento, a água será usada para reforçar o abastecimento das cidades servidas pela adutora Manoel Torres: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas. Mais adiante vai ser distribuída para Currais Novos, Florânia, Cruzeta, Acari e São Vicente. Quando todas as adutoras do Projeto Seridó estiverem operando, a cobertura vai atingir todos os municípios da região.

Oficialmente, as águas da transposição chegaram ao Rio Grande do Norte às 23h53 do dia 13 de agosto de 2025, segundo registro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que monitora o trajeto, quilômetro a quilômetro, desde a abertura das comportas do açude São Gonçalo, em Sousa/PB.

O momento histórico foi saudado nesta quinta-feira (14) pelos técnicos da área de recursos hídricos dos governos Estadual e Federal.

Na próxima terça-feira (19), a governadora Fátima Bezerra (PT) recebe o Ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Jardim de Piranhas.

 

Os dois vão ao ponto de captação de água usado pela Caern — trecho no rio Piranhas/Açu conhecido como “Sacaria” —, e onde a Companhia mantém uma estação de bombeamento que leva água para vários municípios da região através da adutora Manoel Torres.

Escudo protetor

O uso de água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), como escudo protetor de garantia hídrica, faz parte de um grupo de ações governamentais, juntamente com a construção de adutoras e de um reservatório de grande porte (Oiticica), para atender às demandas de consumo humano e desenvolvimento sustentável da região de maior vulnerabilidade hídrica do Estado.

Essas ações ganham relevância diante da constatação de que as mudanças climáticas estão tornando mais frequentes e intensas as secas no Semiárido nordestino. De acordo com dados de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), o Rio Grande do Norte teve 10 anos de seca em duas décadas e meia do Século 21.

Os 24 municípios que serão atendidos inicialmente pelas adutoras do Projeto Seridó têm hoje cerca de 290 mil habitantes e um total de 101 mil domicílios particulares, segundo dados do IBGE.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com