Categorias
Utilidade Pública

Mais de 20 mil pessoas correm risco de sair do CadÚnico no RN

No Rio Grande do Norte há mais de 20 mil inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) sem o CPF. Essas pessoas têm até setembro para regularizar a situação e permanecer nos programas sociais do Governo Federal.

A lei federal nº 14.534, de 2023, estabelece a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

O número de inscrição no CPF passou a ser a chave de identificação de todas as pessoas para o CadÚnico a partir da implantação do novo sistema do Cadastro Único em março de 2025.

Ou seja, o CPF passou a ser obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. A partir de 01 de março de 2025 pessoas sem CPF tinham até 180 dias para incluir o documento no Cadastro evitando, assim, a exclusão no sistema de identificação.

O prazo para exclusão pode ser prorrogado por mais 180 dias. Além disso, pessoas sem CPF incluídas no cadastro também não poderão ser beneficiárias de programas sociais. Essa regra vale também para Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) como indígenas, quilombolas, comunidades de terreiros, famílias ribeirinhas, extrativistas, pescadores artesanais, agricultores familiares e outros.

Regularização

Quem se encontra nesta situação deve procurar as secretarias municipais de assistência social, os postos de atendimento do Cadastro Único e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) para iniciar o processo de emissão do CPF.

O Governo Federal está construindo um plano nacional de acesso a documentos civis que envolve União, estados, municípios e Distrito Federal para garantir a emissão de documentos como CPF e registro civil de nascimento para pessoas de baixa renda.

Pessoas que não tiverem CPF poderão ser incluídas no Cadastro Único. Porém, ficarão em estado cadastral “aguardando CPF”. O estado cadastral “aguardando CPF” passou a existir com a implementação do Novo Cadastro Único, já que, agora, o CPF é a chave de identificação da pessoa.

A inscrição definitiva como cadastrada no CadÚnico somente ocorrerá depois que a pessoa estiver com o registro do CPF e passar a estar efetivamente cadastrada e elegível para o acesso a políticas públicas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Ufersa homenageará professora Isaura Amélia em Assembleia Universitária

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai celebrar, no próximo dia 29, sua tradicional Assembleia Universitária com a entrega de honrarias a personalidades de destaque.

A professora Isaura Amélia será agraciada com a Medalha Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, uma das maiores comendas concedidas pela instituição.

Isaura foi secretária municipal de Cultura, de Mossoro e de Natal, diretora da Fundação José Augusto, secretária de Cultura em vários governos, presidente da Fundação de Pesquisa e da Educação Estadual. Isaura é autora de livros e organizadora de mais de 100 bibliotecas pelo RN. Além disso, é membro da Academia Norte Riograndense de Letras.

Isaura Amélia idealizou e instalou a Pinacoteca e Memorial da UFERSA que está completando um ano, entregando em comodato mais de 1.111 obras de arte que contam a história das artes plásticas do RN.

A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e contribuição à universidade e à educação na região semiárida.

A cerimônia acontecerá no Requinte Buffet, em Mossoró, e reunirá autoridades, acadêmicos, estudantes e convidados especiais.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Liga de Mossoró oferta 100 tomografias pelo SUS em agosto

O mês de agosto é de conscientização e prevençaõ ao câncer de pulmão. Por isso, a Liga de Mossoró – de Estudos e Combate ao Câncer, dá início a uma campanha para o rastreio da doença que, tratada de forma precoce, tem bons índices de cura.

Serão disponibilizadas 100 tomografias ofertadas pelo SUS, além de consultas com oncologista especializado em pulmão. O público alvo são pessoas entre 50 e 80 anos, fumantes ou que já deixaram o vício nos últimos 15 anos.

Os interessados devem se dirigir ao Hospital da Liga, na antiga Casa de Saúde Santa Luzia, na Praça dos Hospitais, de segunda a sexta, com cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência(originais e cópias).

A campanha será aberta na próxima quinta(07), às 14h, no Hospital da Liga, com explanação do dr. Hugo Amorim, oncologista, além da participação de estudantes do curso de Fisioterapia da Fisioterapia da UNINASSAU.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Zenaide Maia cumpre agenda em Mossoró e São Gonçalo

A senadora Zenaide Maia (PSD) teve uma sexta-feira, 1º de agosto, de intensa atividade no Rio Grande do Norte. A agenda incluiu a inauguração de uma unidade de saúde em Mossoró e a participação em uma feira agropecuária em São Gonçalo do Amarante.

Pela manhã, Zenaide Maia esteve em Mossoró para a solenidade de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eilson Melo Pinheiro. Acompanhada do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), a parlamentar celebrou mais uma conquista para a Saúde do município, destacando seu papel fundamental na concretização do projeto. A construção do novo CAPS contou com uma emenda parlamentar de sua autoria.

Agrofest em São Gonçalo do Amarante

À noite, a agenda da senadora Zenaide Maia foi dedicada ao setor agropecuário, com sua visita à Agrofest, em São Gonçalo do Amarante. Acompanhando o segundo dia da feira, que ocorre na comunidade rural de Poço de Pedra, a senadora demonstrou apoio e reconhecimento à importância do evento para o agronegócio local e regional.

Na ocasião, a senadora Zenaide Maia esteve ao lado de diversas autoridades e lideranças políticas, incluindo o prefeito Jaime Calalo, a deputada estadual Eudiane Macêdo, os vereadores Rayure Protasio, Delma Silva e Ulisses Costa, e Tarcío de Eudiane. Também marcaram presença a Secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, e o Secretário de Agricultura, Jarbas Cavalcanti.

A Agrofest, que aconteceu de 31 de julho a 2 de agosto, é um evento crucial para a cadeia produtiva, reunindo produtores, empreendedores, prefeituras da Região Metropolitana, instituições financeiras e de apoio ao agronegócio, além de investidores e o público em geral.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Governo do Estado anuncia medidas para atenuar ‘tarifaço’

A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu representantes de entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (1º), e apresentou as medidas que serão adotadas pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos à economia potiguar em função das novas tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

As medidas foram as seguintes:

  1. Aumento da desoneração do ICMS às empresas beneficiadas pelo PROEDI;
  2. Duplicação do valor mensal de créditos acumulados de ICMS para empresas exportadoras. Essa medida se restringe às empresas exportadoras afetadas pelo aumento das tarifas pelo governo norte-americano;
  3. Mapeamento com precisão das barreiras tarifárias e não tarifárias em vigor para cada produto nos EUA;
  4. Investimento na capacitação técnica de exportadores locais sobre exigências sanitárias e padrões internacionais;
  5. Fomento a acordos comerciais e protocolos fitossanitários bilaterais, inclusive via articulação federativa;
  6. Incentivo ao reposicionamento de produtos em cadeias de valor globalizadas, com foco em diferenciação e sustentabilidade;
  7. Apoio à busca por novos mercados-alvo, especialmente na Ásia e na América Latina.

Tarifaço

O “tarifaço” abrange diversos produtos brasileiros e, no Rio Grande do Norte, a sobretaxa de 50% passa a incidir sobre 45 itens dos 47 produtos da pauta de exportações do RN para o mercado norte-americano.

Isso significa que 96% da produção potiguar destinada aos Estados Unidos da América sofrerá com a sobretaxa, excetuando os derivados de petróleo e, possivelmente, as castanhas de caju.

Entre janeiro e junho de 2024, as exportações do RN com destino aos Estados Unidos totalizaram US$ 67,1 milhões, colocando os EUA entre os três principais parceiros comerciais do RN.

Atualmente, o RN tem negócios com mais de 80 países.

Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), celebrou as medidas que ajudarão o setor produtivo nesse momento difícil.

A reunião contou ainda com a participação de Ivanilson Maia, secretário-adjunto do Gabinete Civil; Cadu Xavier, secretário da Fazenda; Marcelo Júnior, secretário-adjunto da Agricultura e Pesca; Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN; Arimar França Filho (Sindpesca); Airton Torres (SIESAL); Diogo Maia (Sindpesca); Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Codern; Laumir Barreto, diretor-executivo da Fecomércio; Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN; e José Vieira, presidente da Faern/Senar.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com