Categorias
Cultura

Prefeitura de Areia Branca apresenta festa da padroeira em shopping de Mossoró

A Prefeitura de Areia Branca realiza neste domingo (27), no Partage Shopping Mossoró, a apresentação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2025, a partir das 15h30, na Praça de Alimentação. O lançamento na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte reforça a importância do evento para toda a região.

Durante a apresentação, o público presente também poderá acompanhar shows com Alinne Reis e Banda Paranoicos, atrações que farão parte da programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontecerá de 7 a 15 de agosto, reunindo grandes nomes da música nacional, como a banda Sorriso Maroto (que pela primeira vez estará em Areia Branca), Felipe Amorim, Grafith, Taty Girl, Zezo, Luan Estilizado e Raí Saia Rodada (com o projeto À Vontade).

A tradicional festa ainda contará, em sua programação, com a sensação do forró, Fernandinha, e abre espaço também para Padre Fábio de Melo, que subirá ao palco do evento no dia 15 de agosto. O evento também promete emocionar o público com o “Auto dos Navegantes”, que será encenado nos dias 11 e 12 de agosto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Veículo danifica adutora e cinco bairros de Mossoró ficam sem água

Um caminhão danificou a tubulação da adutora Jerônimo Rosado na manhã desta quinta-feira (24). O motorista perdeu o controle na BR-304, na altura da entrada para Serra do Mel, colidindo com a adutora. Cinco bairros de Mossoró, comunidades rurais e a Vila Guanabara em Serra do Mel tiveram o abastecimento suspenso.

A previsão é reparar todos os danos até à noite desta sexta-feira (25), quando o sistema será religado. A recomendação é que a população utilize água de forma racional e armazene de forma segura, enquanto durar o reparo e a normalização no envio de água.

Em Mossoró, os bairros afetados são: Paredões, Barrocas, Bom Jardim, Dom Jaime Câmara e Nova Betânia. Para a zona urbana de Mossoró, devido a necessidade de pressurização da rede e o deslocamento da água ao longo da tubulação, após o sistema ser religado são necessárias até 72 horas para normalização das áreas afetadas.

As comunidades rurais de Mossoró que tiveram suspensão no envio de água são: Espinheirinho, Hipólito I e II, Palheiros, Curral de Baixo, Quixaba, assentamento Paulo Freire, além da Vila Guanabara em Serra do Mel. Com a retomada do abastecimento durante à noite de sexta-feira (25), o prazo de normalização é de até 48 horas para estas áreas.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

INSS inicia ressarcimento de aposentados por descontos ilegais

O Governo Federal inicia nesta quinta-feira, 24 de julho, os depósitos para beneficiários que formalizaram a adesão ao acordo de ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no INSS. Os pagamentos são feitos na mesma conta em que o benefício do INSS é depositado, com correção pelo IPCA, sem necessidade de informar dados extras. Tudo por via administrativa, sem ação judicial.

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para agilizar a devolução dos recursos sacados de forma irregular por entidades associativas de março de 2020 a março de 2025.

Até esta quarta-feira, 23 de julho, mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas já tinham aderido ao acordo do Governo Federal homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O número representa 48,4% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão. Quem aderiu primeiro é contemplado nos primeiros dias de pagamento.

Mesmo após o início dos pagamentos, o prazo para contestação de descontos indevidos segue aberto até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. A adesão ao acordo continuará disponível mesmo após essa data. “O governo firmou um acordo histórico para acelerar a devolução dos descontos ilegais em benefícios. Caso você ainda não tenha contestado os descontos indevidos, pode fazer até 14 de novembro”, ressaltou o presidente Lula em postagem nas redes sociais.

O ministro Wolney Queiroz (Previdência Social) destacou que o Governo Federal está adiantando o dinheiro aos beneficiários, mas que seguem as apurações para responsabilizar os culpados pelos descontos. “O governo está adiantando esse dinheiro, mas não vai abrir mão de nenhum centavo nas ações de regresso em busca de ressarcimento do Tesouro Nacional”.

O processo de adesão:

1. Primeiro, o beneficiário precisa contestar o desconto indevido (pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios).

2. A entidade tem até 15 dias úteis para responder.

3. Se não houver resposta, o sistema libera a opção para aderir ao acordo.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Moraes diz que Bolsonaro cometeu ‘irregularidade isolada’ e nega converter cautelares em prisão

G1

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em decisão nesta quinta-feira (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro cometeu uma “irregularidade isolada”, por isso, não cabe decretar prisão preventiva.

A manifestação de Moraes ocorre em referência às alegações da defesa de Bolsonaro, enviadas ao Supremo na terça-feira (22).

A equipe jurídica do ex-presidente foi convocada a prestar esclarecimentos sobre o ex-presidente ter, ou não, descumprido a proibição de usar redes sociais, direta ou indiretamente.

Nesta manhã, Moraes respondeu:

“Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu o ministro.

Moraes destacou que, em sua decisão anterior, não proibiu Bolsonaro de conceder entrevistas a veículos de comunicação. O que ficou proibido foi o uso de redes sociais, de forma direta ou por meio de terceiros.

O ministro sinalizou ainda que discursos em eventos públicos e privados também não foram vetados, mas ponderou que o ex-presidente deve respeitar os horários estabelecidos nas medidas restritivas.

“A explicitação da medida cautelar imposta no dia 17/7 pela decisão do dia 21/7, deixou claro que não será admitida a utilização de subterfúgios para a manutenção da prática de atividades criminosas, com a instrumentalização de entrevistas ou discursos públicos como ‘material pré-fabricado’ para posterior postagens nas redes sociais de terceiros previamente coordenados”, acrescentou.

O ministro deixou claro na decisão, portanto, que será considerado descumprimento das cautelares a replicação de conteúdo em redes sociais de entrevistas ou discursos públicos ou privados com discursos relacionados à determinação judicial.

“Será considerado burla à proibição […] à replicação de conteúdo de entrevista ou de discursos públicos ou privados reiterando as mesmas afirmações caracterizadoras das infrações penais que ensejaram a imposição das medidas cautelares, para que, posteriormente, por meio de “milícias digitais”, ou mesmo apoiadores políticos, ou ainda, por outros investigados, em patente coordenação, ocorra a divulgação do conteúdo ilícito previamente elaborado especialmente para ampliar a desinformação nas redes sociais”, argumentou.

Medidas cautelares

Na última sexta-feira (18), Moraes aplicou medidas cautelares contra Bolsonaro — como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de postar nas redes — em razão de indícios de que o ex-presidente teria tentado atrapalhar o processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado.

Dias depois, na segunda-feira (21), o ministro reforçou que a proibição vale também para contas de terceiros nas redes.

Mas, poucas horas depois, Bolsonaro fez um ato com aliados na Câmara e registros do evento foram parar na internet. Em discurso aos apoiadores, Bolsonaro classificou a medida como uma “humilhação”.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Prefeitura segue com cadastramento de agentes culturais

A Prefeitura de Mossoró segue realizando o cadastramento de agentes culturais do município. A Secretaria Municipal de Cultura informa que certificado de agente cultural para os artistas locais é feito on-line, por meio do preenchimento de formulário digital.

O certificado de agente cultural é um dos documentos obrigatórios para concorrer e participar dos editais públicos do município. Ele é destinado para pessoas físicas e jurídicas que desempenham atividades culturais no município.

O interessado pode realizar cadastro pela internet, por meio de formulário eletrônico (https://bit.ly/culturalmossoro).

É necessário preencher a ficha de cadastro de agente cultural com os dados pessoais do artista. E ainda enviar os seguintes documentos comprobatórios: documento de identificação oficial com foto (frente e verso), exemplos: RG ou Carteira de Trabalho; CNH ou Passaporte; comprovante de residência em Mossoró; e currículo artístico.

Se preferir, o candidato pode se dirigir à Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Biblioteca Municipal Ney Pontes, na Praça da Redenção s/n – Centro, Mossoró.

Os campos obrigatórios para concretizar a solicitação de cadastro de artistas locais estão previstos na Lei Nº 3.628 de 6 de junho de 2018. Posterior à conclusão e envio da solicitação, o requerente receberá o certificado através do e-mail informado no formulário.

O agente cultural que já possui cadastro poderá solicitar a segunda via do documento por meio do endereço eletrônico: secultagentesculturais@gmail.com.

Siga-nos no Instagram.

contatosauloval@gmail.com