Categorias
Economia

Setor de Serviços no RN registra alta de 3,7% em maio

O setor de Serviços do Rio Grande do Norte avançou 3,7% em maio de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando o 14º resultado positivo consecutivo e posicionando-se praticamente no mesmo patamar da média nacional (+3,6%).

Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, e reforçam a recuperação contínua do segmento potiguar, segundo o Instituto Fecomércio RN (IFC).

O dinamismo do segmento no RN supera até mesmo o observado em estados vizinhos, como o Ceará (+2,4%). Considerando o acumulado de janeiro a maio, o RN soma alta de 5,9%, revertendo o recuo de 0,8% observado no mesmo período de 2024 e superando com folga a média nacional de 2,5%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses até maio, o crescimento chega a 7,5%, mais que o dobro do Brasil (+3,0%) e reforçando o Rio Grande do Norte entre os destaques do país.

Série histórica mostra crescimento sustentado

Com base nos indicadores da Pesquisa Mensal de Serviços, o Instituto Fecomércio RN identifica uma evolução do setor de serviços no RN nos últimos cinco anos, revertendo a forte retração na pandemia (2020), com recuperação forte em 2021 e crescimento sustentado entre 2022 e 2024.

Já em 2025 quando tomamos os 12 meses até maio, o crescimento é bem mais elevado e, mesmo quando tomamos o acumulado do ano até maio, a alta já fica acima do registrado em 2024.

“A retomada em 2025 sinaliza um novo ciclo de crescimento. O turismo do RN, por exemplo, também cresceu acima de 5% no acumulado do ano até maio. Até aqui, o setor de Serviços potiguar tem uma das altas mais robustas do país, refletindo uma economia local mais resiliente e diversificada”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Ele detalha que a continuidade desse ritmo dependerá da manutenção da confiança do consumidor, da retração das taxas de inflação e juros, e da capacidade do estado em ampliar sua vocação em serviços relacionados ao turismo, tecnologia e logística.

Considerando a sazonalidade favorável no segundo semestre (turismo, eventos, consumo natalino), o Instituto Fecomércio RN projeta um crescimento de entre 6,5% e 8% no acumulado de 2025 para o setor de serviços do RN, superando com folga a média nacional esperada, estimada entre 2,5% e 3,5%.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

RN estreita relações com a China e inicia tratativas para novos mercados

A governadora Fátima Bezerra (PT) celebrou a instalação da Frente Parlamentar RN China, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em cerimônia nesta sexta-feira (18), destacando duas novidades que chegarão ao RN através da parceria histórica mantida com o Governo da República Popular da China.

Uma das novidades tem potencial para o desenvolvimento da economia potiguar, e envolve uma das atividades econômicas mais importantes do estado, a carcinicultura. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, um diálogo foi iniciado com a intenção de abrir o mercado desse setor para a China.

 

“Nós colocamos para a cônsul que, mais do que nunca, temos a necessidade de abrir novos mercados chineses para a economia do Rio Grande do Norte, especialmente para o nosso camarão e o setor de pescados, em que temos uma produção extraordinária. Já está definido que nós vamos ter uma audiência em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, a cônsul vai estar presente, o ministro da Agricultura também vai estar presente, e nós vamos levar o setor produtivo daqui junto com a Frente Parlamentar de Cooperação Rio Grande do Norte e China”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

O início do diálogo acontece em um momento estratégico, em que o Brasil está na iminência do chamado ‘tarifaço’, uma política de aumento de tarifas imposta pelo governo dos Estados Unidos que promete taxas de 50% nos produtos brasileiros que chegarem aos EUA.

Outra notícia é a chegada ao Rio Grande do Norte de uma organização vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, e que visa maior promoção da cultura chinesa, proporcionando inclusive o ensino da língua chinesa.

O momento também foi de celebração para a representante do governo chinês. Lan Heping, cônsul-geral da China em Recife, esteve presente na cerimônia, e destacou o momento vivido entre as duas nações. “A relação Brasil e China está na melhor era, e a instalação da Frente Parlamentar China Rio Grande do Norte vai promover ainda mais essa relação para o bem estar do povo do Rio Grande do Norte. Fico muito feliz com essa frente parlamentar”, destacou Lan Heping.

A Frente Parlamentar RN China foi proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), que terá a função de presidir o grupo de deputados na promoção da maior integração entre o estado potiguar e o governo chinês. Ele terá o auxílio dos parlamentares Neilton Diógenes (PP), que será vice-presidente, de Hermano Morais (PSB) e Kerginaldo Jácome (PL), que atuarão como membros da frente.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Cultura

Palco das Letras da Feira do Livro de Mossoró reunirá grandes nomes

A programação da Feira do Livro de Mossoró 2025 está pronta e as atrações que irão para o Palco das Letras, espaço central da FLIM, estão definidas, com a expectativa de atrair o público visitante para conferir as explanações e apresentações especiais para a feira que acontecerá de 11 a 15 de agosto, na Faculdade de Educação – campus central da Uern entre nessa edição que marca os 20 anos da feira.

O destaque da abertura, no dia 11/08 (segunda-feira), ainda pela tarde, é a aguardada presença do escritor mossoroense e acadêmico João Almino, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). À noite, o protagonismo é dos autores potiguares com uma mesa de lançamentos de obras como Viúva Machado: a grandeza de uma mulher, de Maria Elza Bezerra Cirne; E a vida? Um olhar para possibilidades”, de João Maria Souza da Silva; e Bilhetes Misteriosos, de Marcos Antônio de Oliveira.

No dia 12/08 (terça-feira), o projeto “Ciência também é vida”, promovido pela EDUERN, abre a programação às 18h. Logo após, a Noite do Cordel reúne os poetas Gustavo Luz, Augusto Araújo, Robson Renato e Vital Cordel, celebrando a força da cultura popular nordestina.

A quarta-feira, 13/08, traz o monólogo “Ancestralizar”, com a atriz Tony Silva, seguido de um Sarau Poético com a participação de mulheres escritoras. Estarão reunidas: Leila Tabosa, Bia Crispim e Araceli Sobreira para falar sobre suas obras, desafios e poesias.

No dia 14/08 (quinta-feira), a mesa com autores potiguares segue com Márcio Morais, autor de Ecos do Cárcere”, e Octávio Santiago, com a obra Só sei que foi assim!”. Às 19h40, será exibido o filme “Nas Trilhas do Poeta”, em homenagem ao poeta Antônio Francisco. A noite termina com o rapper e escritor Fábio Brazza, autor do livro Fala tu, Brasil!”.

Encerrando a programação, o dia 15/08 (sexta-feira) no Palco das Letras será o momento dedicado à Nova Cena Cultural. A Competição de Cosplay abre a noite às 18h. Em seguida, os autores Sonali, Nayara e Gustavo Rosado, descendentes do casal Dix-Neuf e Odete Rosado, lançam o livro “Café da Tarde”, trazendo lembranças, encontros, acontecimentos, histórias e fotos de família. Na sequência, a jovem autora Mylena Queiroz apresenta “Sangue de Cabra”. A Noite de Quadrinhos reunirá no palco Gabriel Dantas (“Bife de Unicórnio”), Ilustralu (“Arlindo”) e Luckas Iohanathan (“Ouroborus”), vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria quadrinhos. O encerramento fica por conta do show autoral “De vez em quando florescer”, que une poesia e música, com os cantores e compositores Symmara Fernandes e Emiliano Pordeus.

A Feira do Livro de Mossoró em sua 19a edição em 20 anos de existência é um dos principais espaços de valorização da cultura, da educação e da leitura no interior do Rio Grande do Norte. Evento gratuito, voltado para públicos de todas as idades, reunindo atividades infantis, lançamentos de livros, oficinas, bate-papos com autores e apresentações culturais, a FLIM tem o patrocínio do Governo do RN, Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Progresso Atacado, Livraria Independência, TCM e Sesc RN (Fecomércio/Senac).

Conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC), UERN, Prefeitura de Mossoró, Secretaria Municipal de Educação e Banco do Nordeste.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Nova lei proíbe comercialização de serpentinas metálicas no RN

O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE-RN) traz em sua edição desta sexta-feira (18), a publicação da Lei Nº 12.271/2025 assinada pela governadora Fátima Bezerra (PT).

O ato normativo proíbe a comercialização e distribuição de serpentinas metalizadas e produtos similares em todo o território potiguar. A Lei já está em vigor e prevê a aplicação de advertência – em caso de primeira autuação da infração – e multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil quando da segunda autuação a pessoas físicas e jurídicas.

“Nós dialogamos com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em diversas oportunidades e reforçamos a importância da promulgação da lei. As serpentinas metálicas podem provocar interrupções de energia e acidentes fatais. Por isso, destacamos que para ter uma brincadeira segura, as serpentinas não devem ser utilizadas”, explica a gerente de Relações Institucionais da Neoenergia Cosern, Priscilla Simonetti.

Comumente utilizadas nos carnavais e em comemorações diversas, as serpentinas metálicas representam riscos de acidentes graves quando lançadas em direção à rede elétrica. O objeto é um condutor de energia e, ao entrar em contato com a fiação, pode provocar curto-circuito.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró terá vacinação nesta sexta e sábado

Neste fim de semana, a Prefeitura de Mossoró colocará pontos extras de vacinação em funcionamento, ampliando a oferta do serviço em dias e horários alternativos. A medida visa incentivar à população mossoroense a atualizar o esquema de imunizações, bem como elevar os índices de cobertura vacinal no município.

No sábado (19), das 8h às 12h, o serviço de vacinação estará sendo ofertado em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS Dr. José Leão, no bairro Alto da Conceição e na UBS Maria Neide da Silva Souza, no Jardim das Palmeiras, região do bairro Dom Jaime Câmara.

Na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, durante o “Mossoró Sal & Luz” 2025, também haverá vacinação disponível para o público. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levarão os imunizantes de rotina de estratégia especial na sexta-feira (18) e sábado (19).

Entre outras vacinas, estará sendo ofertada proteção contra HPV, buscando o público de 9 a 19 anos, ainda não vacinado. Vale lembrar que a imunização contra Influenza segue aberta para todos acima dos seis meses. Além disso, outras vacinas estarão disponíveis, conforme preconiza o Ministério da Saúde para cada faixa etária e critérios estabelecidos para grupos específicos.

É importante que a população leve o cartão de vacinação, se possível, além de um documento oficial com foto.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Política

Moraes manda Bolsonaro usar tornozeleira eletrônica; veja outras medidas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (18), medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por coação, obstrução e atentado à soberania nacional.

O ex-presidente deverá cumprir recolhimento domiciliar entre 19h e 6h de segunda a sexta-feira e em tempo integral nos fins de semana e feriado; ser monitorado com tornozeleira eletrônica; não poderá manter contato com embaixadores, autoridades estrangeiras e nem se aproximar de sedes de embaixadas e consulados. As medidas foram pedidas pela Polícia Federal (PF), com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A Polícia Federal apontou que Bolsonaro e o filho, Eduardo Bolsonaro, “vêm atuando, ao longo dos últimos meses, junto a autoridades governamentais dos Estados Unidos da América com o intuito de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do Estado Brasileiro”, em razão de suposta perseguição no âmbito da Ação Penal (AP) 2668.

Conforme a PF, ambos atuaram “dolosa e conscientemente de forma ilícita” e “com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa Corte.”

Ao analisar o caso, o ministro disse que há indícios de que tanto Bolsonaro quanto o filho têm praticado “atos ilícitos que podem configurar, em tese, os crimes art. 344 do Código Penal (coação no curso do processo), art. 2º, §1º da Lei 12.850/13 (obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa) e art. 359-L do Código Penal (abolição violenta do Estado Democrático de Direito).”

As condutas de Bolsonaro e do filho caracterizam, segundo o ministro Alexandre, “claros e expressos atos executórios e flagrantes confissões da prática dos atos criminosos, em especial dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania e permanecem, sempre no sentido de induzirem, instigarem e auxiliarem governo estrangeiro a prática de atos hostis ao Brasil e à ostensiva tentativa submissão do funcionamento do Supremo Tribunal Federal aos Estados Unidos da América, com a finalidade de “arquivamento/extinção” da AP 2668.”

No despacho, o ministro citou ainda o escritor Machado de Assis, que disse: “A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional.”

Alexandre de Moraes destacou que a “Soberania Nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida, pois é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil” e que “o Supremo Tribunal Federal sempre será absolutamente inflexível na defesa da Soberania Nacional e em seu compromisso com a Democracia, os Direitos Fundamentais, o Estado de Direito, a independência do Poder Judiciário Nacional e os princípios constitucionais brasileiros, devendo, sempre, ser lembrada a lição de Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos da América, 16º presidente dos Estados Unidos da América, responsável pela manutenção da União e pela Proclamação de Emancipação, que afirmava que “os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis”.

O ministro pediu ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, que a decisão desta sexta seja submetida à apreciação para referendo pelo Plenário Virtual.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

“Mossoró Sal & Luz” começa nesta sexta-feira; confira programação

Começa nesta sexta-feira o maior evento de cultura gospel do estado do Rio Grande do Norte, o “Mossoró Sal & Luz” 2025. Para este ano, a Prefeitura de Mossoró ampliou o festival para dois fins de semana com programação para todas as idades, da criança ao idoso.

Neste primeiro fim de semana, abrindo o festival, a programação traz na sexta-feira (18) as seguintes atrações: Eyshila; Som e Louvor; Isaías Saad. No sábado (19), os shows ficam por conta de Novo Som; Gabriel Guedes; Valesca Mayssa.

No segundo fim de semana de evento, a programação de shows na Estação das Artes Elizeu Ventania terá na quinta-feira (24): Cícero Oliveira; Thalles Roberto; Eli Soares; Paulo César Baruk.

Na sexta-feira (25): Maria Marçal; Cassiane; Bruna Karla. Já no sábado (26), encerrando o festival, os shows musicais programados são de 3 Palavrinhas; Leandro Borges; Midian Lima; Isadora Pompeo.

Além da programação com shows musicais, o “Mossoró Sal & Luz” 2025 tem em sua programação espaço voltado para exposição de livros de editoras, autores religiosos. Há ainda momentos de adoração e louvor com a participação de representantes de diversas igrejas evangélicas.

Uma praça de alimentação abriga dezenas de comerciantes que aproveitam o festival para faturar uma renda extra, fazendo a economia girar.

No Espaço Kids, as crianças se divertem com uma programação especial voltada para elas. Brincadeiras, brinquedos infláveis, atividades lúdicas e recreativas são ofertadas ao público infantil de forma gratuita. Um espaço, onde os pais podem aproveitar o evento e, ao mesmo tempo, proporcionar diversão e entretenimento para seus filhos pequenos.

Assim como nos outros grandes eventos do município, o “Mossoró Sal & Luz” 2025 também possui espaço voltado especificamente para as pessoas com deficiência, reforçando a importância da valorização e reconhecimento ao público. O festival contará com o “Camarote da Inclusão”, que receberá as pessoas com deficiência e seus acompanhantes, num espaço seguro e acessível.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com

Categorias
Utilidade Pública

Mossoró Cidade Junina 2025 movimentou mais de R$ 357 milhões

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, na manhã desta quinta-feira, 17, a apresentação do Diagnóstico dos impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina 2025. O evento ocorreu na Sala de Reuniões do prédio da Reitoria, e foi prestigiado por representantes do setor empresarial,  Câmara Municipal de Mossoró, da segurança pública, da academia e do setor produtivo.

De acordo com os dados apresentados, o Mossoró Cidade Junina registrou um público de 1.292.469 pessoas. Com um aumento significativo do ticket médio, por turistas e moradores locais, R$ 357, 9 milhões circularam ao longo do período de pré-evento, durante e pós-evento, segundo a pesquisa.

O evento gerou 8,3 mil empregos, de forma direta e indireta. Os dados apresentados mostram ainda que a taxa de ocupação dos hotéis no período dos festejos juninos foi de 82%, resultando em um faturamento médio de R$ 6,3 milhões para o setor.

O estudo, feito pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) da Uern, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), oferece perspectivas para a atuação de novos empreendimentos e demonstra relevância do evento do Mossoró Cidade Junina para a economia da região.

A coordenação da pesquisa foi do professor Leovigildo Cavalcanti, professor de Economia e diretor da Facem, que acentuou a importância do estudo e o impacto positivo para a economia local.

Siga-nos no Instagram.

contatosaulovale@gmail.com